E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!

E-Cig.ForumBrasil.net

Glicerina Tabajara

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Glicerina Tabajara

Mensagem por Karakuta em Sab Maio 23, 2015 3:09 am

Temos um problema e é grave.

Todos nós que acompanhamos o desenvolvimento do e-cig e os estudos sobre sua segurança temos certeza que ele é uma alternativa muito melhor do que o tabaco. Sentimos isso no nosso próprio organismo.

Porém, toda essa segurança tem como premissa o uso de equipamentos e e-liquids adequados. A inalação é uma forma tremendamente eficiente de absorção de qualquer coisa, às vezes até mais do que por via injetável (como é o caso de nicotina).

Por isso, é crucial que a matéria prima dos e-liquids atenda a padrões farmacêuticos de qualidade.

Dito isto, vou tentar ser o mais conciso possível: a glicerina atualmente vendida no varejo brasileiro não tem a qualidade necessária para ser inalada com segurança.

O uso dessa glicerina inadequada terá consequências em pouco tempo, provocando problemas respiratórios de gravidade e extensão não totalmente previsíveis, mas com certeza piores do que os provocados pelo uso de tabaco no mesmo período.

Demorei algumas semanas, após ter identificado o problema, para redigir este post porque desejava ao mesmo tempo apresentar uma solução. Infelizmente ainda não achei esta solução. Vou prosseguir tentando, mas minha consciência não permite mais demora em alertar os grandes interessados no assunto.

Além da preocupação com a saúde das pessoas, temo pelas consequências que um número elevado de casualidades terá para uma futura regulamentação do e-cig. Podem ter certeza que os danos provocados serão explorados negativamente e a culpa será do "cigarro eletrônico" e não da matéria prima inadequada utilizada.

Em suma o recado é este: Abstenha-se de consumir glicerina vendida no varejo brasileiro.

Quem quiser saber mais a respeito e como cheguei a esta conclusão basta continuar lendo. Quem quiser parar por aqui, o recado está dado.

Preliminares

Vaporo há 5 anos e meio, quando abandonei 42 anos de tabagismo (cigarro e cachimbo). Não tenho formação científica e nem mesmo técnica, mas tenho uma experiência relevante com produtos químicos sensíveis a questões de qualidade.

Embora não me interesse por DIY, pouco tempo depois de começar a vaporar preocupei-me em tornar-me independente de qualquer desmando da porcaria de governo que temos. Aprendi a montar resistências e a preparar meu próprio juice. Na época não existia nenhum vendedor local. Para isso, comecei adquirindo bases flavorless (como o Fusion da Halo, por exemplo), depois passei a importar glicerina, propilenoglicol e nicotina. Aconteceu que vaporar VG+PG+NIC, sem qualquer flavorizante, passou a ser a minha preferência, sem deixar de consumir de vez em quando juices prontos. Gosto de experimentar.

Do Ocorrido

Estando meu estoque de glicerina para acabar, entro no site da empresa de quem já tinha adquirido uma vez (até então só tinha consumido importada - Platinum Ice da Totally Wicked) e, para minha surpresa, haviam modificado a especificação do produto de forma a não mais se prestar para o vapor. Entrei em contato por telefone com a loja e o responsável me informou apenas que não trabalhavam mais com o produto que eu desejava.

Parti então para outras alternativas apontadas pelo Google e só achava a tal da 'Glicerina Bi-destilada', algumas vezes até com a designação USP. Não senti firmeza e acabei adquirindo um produto com a designação "Glicerina Vegetal USP", no final de março deste ano.

Para mal dos pecados, eu vinha utilizando ultimamente VG+NIC (sem PG), pois os equipamentos atuais comportam esta opção e gostei da densidade e do volume do vapor assim produzido.

Recebido o produto, ainda aguardei acabar a que eu já tinha para começar a usá-lo. Após alguns dias comecei a sentir um efeito desagradável nos pulmões, com inflamação de brônquios. Minha primeira suspeita recaiu sobre um possível ataque de rinite (coisa que era comum quando eu fumava, mas que nunca mais tive desde que comecei a vaporar). Só que os demais sintomas (coriza, por exemplo) não estavam presentes. Desconfiei de tudo, substitui equipamentos, prestei mais atenção à limpeza dos locais onde passo mais tempo, até fiquei sem usar um MOD xing-ling porque ele vem com um monte de cola dentro. Mas o problema se agravava a cada dia. Quando eu já estava a ponto de ir ao médico, lembrei-me que tinha passado a utilizar a glicerina recém adquirida.

Fiz o teste. Limpei os atomizadores e passei a consumir apenas líquido pronto que já tinha. Bingo. No dia seguinte já estava melhor. Demorei uma semana para recuperar-me. Então, para não restar dúvidas, vaporei novamente a glicerina maldita e confirmei que era ela que estava causando os sintomas que sofri. Obviamente, depois disso não a utilizei mais.

Em seguida, avisei o vendedor do ocorrido, pedi informações de procedência do material e iniciei minha própria pesquisa.

Esta experiência não intencional tem mais valor do que qualquer análise laboratorial. Meu uso anterior de glicerina correta me autoriza a dizer que vaporá-la pura é que nem respirar ar, não provoca qualquer sensação desagradável.

A Pesquisa

Glicerina é um produto "besta", muito fácil de ser produzido, não envolve nenhuma tecnologia secreta e a obtenção do grau de qualidade adequado para o vapor é apenas uma questão de utilização das matérias primas corretas, além da adoção das práticas usuais na fabricação de produtos para finalidade farmacêutica. Por este motivo, glicerina não era, para mim, um componente que gerasse maiores preocupações.

Só que, conversando com pessoas do mercado de produtos químicos, fiquei sabendo:

1. Existia uma clara distinção de mercado para produtos de origem vegetal e animal, graus de qualidade distintos para aplicações distintas, cada uma a seu preço. Isso mudou.
  2. Com a crescente produção de biodiesel, resultando como subproduto uma imensa quantidade de glicerina de péssima qualidade (carinhosamente designada como "loira", devido ao amarelado que apresenta), os preços se deprimiram a tal ponto que a glicerina de origem vegetal (muito mais fácil de ser purificada) foi deslocada nos mercados onde a exigência de qualidade não é exercida com rigor. Foi o que aconteceu com os fracionadores que compram glicerina no atacado, reembalam em recipientes menores e fornecem ao varejo.
  3. Claro que ainda existem fabricantes de produto com a qualidade necessária, mas apenas para atendimento de grandes clientes farmacêuticos. Eles não vendem para fracionadores ou varejo.

Resumo: Para um consumidor final, pessoa física como nós, adquirir um produto com segurança tornou-se virtualmente impossível. Isto não quer dizer que cada gota de glicerina disponível não presta e vai te matar. Mas significa que está tudo misturado, pode ser "mais ou menos boa", "mais ou menos ruim" ou "péssima". A que eu recebi estava nesta última categoria.

Fui à Rua Silveira Martins e à Rua Tabatinguera, no centro de São Paulo, onde se concentram os varejistas de essências, dezenas de lojas. A maior parte delas não trabalha mais com o produto. E, nas que achei, nenhuma tinha o produto em condições que eu pudesse confiar.

Só para dar um exemplo, deixam você, sob o vigilante olhar do atendente, abrir o frasco, enfiar o dedo, experimentar e cheirar o produto. Depois colocam de volta na prateleira. Isto é um procedimento compatível com produto supostamente farmacêutico?

Outra coisa que já havia chamado a minha atenção, antes disso começar, é essa designação "Bi-Destilada". Para mim passou a ser sinônimo de glicerina tabajara. Isto porque toda a glicerina não primária é destilada duas vezes, inclusive a destinada ao uso menos exigente. É como dizer "automóvel movido a combustível".

Entre os atacadistas de produtos químicos que atendem farmacêuticas, alguns dos quais com quem tive contato profissional, foram unânimes em me informar que no momento não existe glicerina adequada a uso farmacêutico em revendas de pequeno volume.

O absurdo da situação é que a glicerina é o componente mais barato, custa um milésimo do preço final do juice. É muita burrice envenenar-se por tão pouco.

Contaminantes comuns neste produto podem causar em dias o que o tabaco não faz em décadas.

E a porra da Anvisa, ao invés de fiscalizar o mercado (quantos casos assim não devem existir?) só sabe ficar devolvendo mercadoria pelo correio.

É isto. Agora podem começar a atirar as pedras.
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 3460

Re: Glicerina Tabajara

Mensagem por SalDoce em Sab Maio 23, 2015 4:13 am

Olá pessoal,

Esse alerta do professor e colega Karakuta é de suma importância...!!!

Sugiro não usarem essa glicerina em Hipótese alguma..!!!

É preferível usar juice prontos e de qualidade comprovada, do que ir pra uma zona de risco total.

Não chega a ser nem mais correr risco, já é problema na certa.

Obrigado mais uma vez Karakuta por sua experiência relatada e comprovada e também, por seus ensinamentos.

Solicito aos colegas que divulguem o máximo possível a todos, em função desse problema que surgiu e se instalou.

Abraços.

SalDoce
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 731

Mensagem por Gilson Assis em Sab Maio 23, 2015 8:53 am

Temos fornecedores de glicerina que anunciam aqui, seria interessante se pudessem comentar.
Também tem os que produzem o líquido. Se defendam ou melhor não adquirir.

Última edição por Gilson Assis em Sab Maio 23, 2015 6:03 pm, editado 1 vez(es)

Gilson Assis
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 135

Mensagem por mary2550 em Sab Maio 23, 2015 5:31 pm

Ja perguntei sobre a procedencia da glicerina bi-destilada e propileno glicol, no mundo vaper,  atraves de contato no proprio site e nao me responderam.  Mix e Poly ja nao confiava. Essas duas lojas vendem produtos reembalados  para limpeza, velas, etc .Por isso nao acredito na preocupacao com higiene e procedencia dessas materias primas.

mary2550
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Feminino Mensagens : 465

Mensagem por hfornazier em Dom Maio 24, 2015 12:31 pm

Karakuta E quanto ao PG?
hfornazier
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 281

http://www.fnz.com.br

Mensagem por Karakuta em Dom Maio 24, 2015 1:35 pm

Quanto ao PG não sei, hfornazier.

Mas pretendo saber. Uma das coisas que não está certa nesse comércio (o que inclui o PG) é esse negócio de reembalarem sem qualquer controle. Por mais boa vontade e boa intenção que alguém tenha, é uma atividade que exige instalações laboratoriais adequadas, equipamento de esterilização e pessoal especificamente treinado, além de análise de qualidade do produto após reembalado, o que não é feito. Em alguns casos, fornecem um "laudo" emitido por um fabricante, mas antes de passar por 4 fracionadores distintos. Para mim, isso não vale.

Abraços.
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por hfornazier em Dom Maio 24, 2015 1:38 pm

OK.. vou dar uma pesquisada também... vamos acompanhando o tópico!
Abraço...
hfornazier
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 281

http://www.fnz.com.br

Mensagem por sergiosann em Dom Maio 24, 2015 8:34 pm

Pois então Karakuta... É com muita tristeza que tenho que escrever aqui reforçando suas palavras, linha por linha...
Inclusive quanto ao ponto do "juice preferido" rs, já há um bom tempo, venho vaporando somente glicerina e nicotina. Não sinto muita falta dos sabores. Uso-os de vez em quando e até recentemente adquiri umas essências da TPA, que inclusive, achei excelentes.
Mas foi há uns meses atrás, quando adquiri um pack de amostras de juices (5ml) de atabacados e mentolados, que a coisa começou a acontecer. Os juices eram muito bons, mas alguns eram muito fortes e passei a adicionar VG bidestilada que sempre usei. Comecei a sentir uma irritação nos brônquios e também julguei ser uma crise comum (pois também, desde criança tive os brônquios sensíveis, assim como rinite, e volta e meia, geralmente devido a fatores alérgicos, aparece uma crise, sempre sem maiores problemas, que cessa, com o uso de antialérgicos, em dois ou três dias, ou mesmo de um dia pro outro). Porém, desta vez, os sintomas melhoravam mas logo voltavam, De imediato suspeitei dos juices novos: Sem dúvida, algum deles estavam causando o problema. Separei os principais suspeitos e comecei a usar uns outros. A coisa continuou no vai e volta. Depois acabou dando uma melhorada e parou. Após acabarem os juices de amostra, voltei a minha VG que estava acabando. Resolvi comprar um frasco novo e nesse, percebi a estranha cor amarelada... e pasme, um muito sutil mas perceptível "cheiro" estranho, mas totalmente indefinido. Acabei comprando outra, essa totalmente incolor, sem cheiro e com o característico gosto adocicado. Passei a usá-la, porém os sintomas voltaram. Sinceramente, não atribui à glicerina, afinal, já há anos uso e nunca tive problema. Comecei a suspeitar dos meus coils ( estou fabricando). Deveria ser excesso de calor, sei lá, algo assim. Aumentei o valor da resistência, troquei pavios, atomizador, ou seja, como vc fez, procurando "o que havia mudado afinal...
Bom, e eis que hoje acesso aqui e vejo esse depoimento... Assim, minha última dúvida se desfez e agora tenho certeza que o problema está na bosta da glicerina mesmo, infelizmente... O problema é que aqui nessa roça grande onde moro, está mega difícil achar a glicerina para culinária, por isso sempre comprei a bidestilada de farmácia mesmo (nunca tive problema). Porém, essa "bi-destilada" nem acho mais. agora somente a chamada "comum" na qual se encontra a amarela (LIXO).
Vou ver se consigo em farmácia de manipulação. Vamos ver. Ou a culinária (só encontro potinhos pequenos e caros na internet). Só sei que essa que está rodando por aí não tem mais condições.
Bom, dá vontade de ficar falando indefinidamente, mas é bobagem. Só sei que me achava bem próximo da liberdade em termos da dependência de compras difíceis (uso atualmente mods 100% mecânicos com atz recondicionáveis) mas me aparece essa... Complicado, complicado. Mas tá aí, meu depoimento reforçando tudo o que foi dito.
Qualquer novidade que souberem ou eu souber sobre essa questão, avisarei.
Abraço a todos.
sergiosann
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1016

Mensagem por adriatol em Dom Maio 24, 2015 9:10 pm

Surprised E agora? O que fazer? A quase um ano não vaporo nicotina, só pg/vg com essência e com essa historia danou-se.
Sempre compro no mix das essências e sempre foi a bi, mas sempre veio transparente e nunca tive problemas como esses que relataram.
Mas com essa questão agora, o que farei? Largar de vez o e-cig? Será que consigo? Não compro juices prontos a séeeeculos Smile
Agradeço por compartilhar Karakuta Very Happy :aplauso:

"O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade o é de todas as virtudes". Allan Kardec
adriatol
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Feminino Mensagens : 3011

Mensagem por sergiosann em Dom Maio 24, 2015 9:55 pm

Olá Adriatol,

Nossa, que legal saber que vapora somente 0 nic. Ainda mais livre que eu rsrsrs Very Happy :aplauso:
Pois então, essa questão me deixou muito chateado... era só o que faltava... Mas, ainda tenho esperanças de conseguir uma boa glicerina em farmácia de manipulação, mesmo que seja a mesma "bi-destilada" comum que sempre usei, sem nenhum problema... Agora que me passou: Será que a dificuldade de achar a VG culinária se deve a que pararam de produzir? Sempre a achei ótima. Ela parece mais pura e mais "fina" que a que sempre usei, mas a produção de vapor é muito boa. Mas, não a usava muito por ser mais cara e estar sempre "em falta"...
Vamos ver o que isso vai dar Crying or Very sad
sergiosann
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1016

Mensagem por Karakuta em Dom Maio 24, 2015 11:49 pm

sergiosann e adriatol,

Conforme eu disse no posto inicial, existe a fabricação de glicerina adequada à nossa necessidade. Só que não chega ao varejo a que temos acesso.

Já identifiquei 3 fabricantes em condições de nos atender, mas preciso convencê-los a buscar o mercado de pessoa física (Fontana, no RS, Bucminster e Labsynth em SP). Um deles, que eu creio seja a melhor opção, já tem até loja virtual, vende outros produtos mas não glicerina nem propilenoglicol.

Tendo novidades, tenham certeza que informarei.

Abraços. E vejam se não somem por tanto tempo.

Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por adriatol em Dom Maio 24, 2015 11:57 pm

Verdade Sann, tem a de culinária mesmo. Vou procurar a de manipulação primeiro e depois a de culinária.
Valew pelas dicas Smile
Pois é, minha nicotina estava acabando um tempo atrás e botei na cabeça que não ia comprar mais, que não queria gastar mais com ela...rsrsrs..daí quando acabou de vez fiquei com líquidos sem nicotina e fui levando. Hoje não sinto falta da nic mais, mas ainda sinto falta de  fazer vapor Smile Mas até isso já estou trabalhando psicologicamente. Tenho fé que em breve irei parar de vez Smile
Que ótima notícia Karakuta!! Ficarei esperando boas notícias, se não para mim, para os amantes do vapor, pois saúde é tudo.
Ando sempre por aqui, só que escondidinha....rsrsrsrsr
Abs procês Smile

"O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade o é de todas as virtudes". Allan Kardec
adriatol
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Feminino Mensagens : 3011

Mensagem por Karakuta em Qui Maio 28, 2015 3:17 pm

Atualizando o tópico.

Adquiri Glicerina USP Vegetal da Labsynth (http://www.labsynth.com.br/index.html).

É uma empresa que prepara, embala e analisa os produtos. Quando você recebe o frasco, vem junto um laudo de análise do lote a que pertence.

Embora tenham uma loja virtual, não vendem nem glicerina nem propilenoglicol por este canal. Segundo contato pessoal, somente comercializam reagentes para pessoas jurídicas. Então comprei utilizando o CNPJ de uma empresa.

Por não terem em estoque um dos itens que solicitei, somente vou receber os produtos daqui uns 15 dias.

Vou testá-los e em seguida entrar em contato com eles para tentar convencê-los a colocarem à venda na loja virtual, inclusive para pessoas físicas.

Em havendo novidades, volto a comunicar. Se alguém tiver outra ideia, empresas similares por exemplo, avisa.

Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por kriger em Qui Maio 28, 2015 4:58 pm

Beleza Karakuta

Muito bom, parabéns pela iniciativa
kriger
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1013

Mensagem por MMaux em Qui Maio 28, 2015 9:28 pm

Karakuta,

Que bom que conseguiu comprar pela Synth como já comentado, eu utilizo a alguns anos e não tenho oq reclamar do produto, pelo menos comigo está tudo certo.

MMaux
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 314

Mensagem por mary2550 em Qui Maio 28, 2015 9:42 pm

Pessoal, ainda continuo com a duvida. essa glicerina bi-destilado eh vegetal?

mary2550
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por kriger em Qui Maio 28, 2015 10:00 pm

Segundo o karakuta falou, comprou como vegetal.

Agora é aguardar p/ ver se vem com o rótulo vegetal ou só glicerina bi-destilada.

Estaremos aguardando karakuta.
kriger
EXPERT
EXPERT

Mensagem por Karakuta em Qui Maio 28, 2015 11:10 pm

mary2550,

Toda glicerina é bidestilada. Portanto, a característica em si de colocarem 'bidestilada' na especificação ou no rótulo soa, para mim, a enganação.

Abraços
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por mary2550 em Sex Maio 29, 2015 12:06 pm

entendi, karakuta!

mary2550
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Flavio Rocha em Seg Jun 08, 2015 9:14 pm

Oi karakuta,

Fabrico a maioria dos líquidos que uso, e sempre comprei a glicerina, assim como todos os outros ingredientes, no site Mundo Vaper. Nunca recebi essa glicerina de cor amarelada. Todas as vezes que comprei as recebi totalmente transparentes. Também nunca senti, até hoje, os sintomas a que você se referiu. Baseado nisso, minha dúvida é se nas suas considerações também está incluída a glicerina fornecida pelo site Mundo Vaper?
Um abraço,
Flavio Rocha
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 298

Mensagem por Karakuta em Seg Jun 08, 2015 10:18 pm

Flavio Rocha,

A glicerina que adquiri e foi motivo do post inicial também apresentava um aspecto normal. Somente vaporando-a é que o problema se demonstrou.

Podia tratar-se de um lote ruim ou coisa do gênero. Mas indo mais fundo na questão é que cheguei às conclusões que expus.

Mantenho a afirmação que fiz de que, no momento, a aquisição de qualquer glicerina no varejo é arriscada. Isto se deve à falta de controle em seguidos reenvases.

De um lado tem-se produto feito, desde o início, para ser farmacêutico e de outro produto inadequado sofrendo algum grau de tentativa de melhora para ser vendido como tal. O primeiro não chega ao varejo (é consumido por indústrias que analisam laboratorialmente o que compram) devido ao preço extremamente baixo do segundo (em alguns casos chega a ser de graça bastando retirá-lo).

As "fontes" de glicerina que consultei são as mesma que abastecem os vendedores específicos para vaping. E nenhuma delas é segura, repito, no momento.

Uma forma de "testar", conforme eu já informei, é vaporar a glicerina pura. Se não for que nem respirar ar, ela está te fazendo mal.

Abraços.
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por kriger em Seg Jun 08, 2015 10:53 pm

Olá

Independentemente da qualidade da glicerina vendida atualmente pelo mundo vaper, a Vanessa já se prontificou a adquirir glicerina vegetal "kosher", e elá estará disponibilizando no site assim que possível.
kriger
EXPERT
EXPERT

Mensagem por Flavio Rocha em Ter Jun 09, 2015 11:30 am

Ok karakuta. grato pela resposta.
Boa notícia kriger, tomara que a Vanessa faça isso mesmo e nós tenhamos a garantia de um bom produto, como por sinal é uma constante do site dela.
Um abraço,
Flavio Rocha
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 298

Mensagem por rickvip em Qui Set 03, 2015 11:58 am

Oi Pessoal, boa tarde.

Vocês já tentaram utilizar a ARCOLOR?
Bom, tenho utilizado ela para mixar meus juices sem maiores problemas. A Glicerina da ARCOLOR é um pouco mais cara uma vez que é destinada a culinaria "Bolo" "Doces" etc.. porem acredito que seja um produto bem testado para consumo humano. Porem vale salientar que é um produto para ingestão e não inalação como fazemos.
Enfim, lá em 2012 quando fiz minha jornada em busca de uma Glicerina de boa qualidade produzida aqui no Brasil e por culpa da operação Maré vermelha nos correios que impediam as impotações, (lembram?), a fabricante Brasileira que mais me passou confiabilidade para consumo humano foi a ARCOLOR.

http://www.arcolor.com.br/index.php/br/produtos/glicerina%20bidestilada%20p%20fins%20alimenticios%20arcolor-detail

Mais uma vez gostaria de salientar que o produto é destinado a ingestão e não posso afirmar que é segura para a inalação!

Bom, espero que eu tenha ajudado os colegas do Forum, um abraço

PS: Compro a ARCOLOR de 40ml na http://www.mariachocolate.com.br/  via internet. (Jaba de graça rsrs)

Última edição por rickvip em Qui Set 03, 2015 7:54 pm, editado 1 vez(es)
rickvip
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 50

Mensagem por Karakuta em Qui Set 03, 2015 5:57 pm

rickvip,

Se você está utilizando e está satisfeito, não há o que reclamar.

No entanto, considere o seguinte: A Arcolor não fabrica o produto, ela o adquire e o reembala. Deve fazer isso com os cuidados normais para produtos alimentícios, inclusive controle de qualidade.

Criou-se um consenso que a glicerina e o propilenoglicol utilizados para vaporar devem atender à especificação USP (United States Pharmacopea).

Como a glicerina em questão não é testada para esta especificação, eu teria uma certa reserva em utilizá-la. Isso não quer dizer que que ela não sirva. Quer dizer apenas que não foi necessariamente produzida e controlada para a finalidade que estamos utilizando.

Minha principal preocupação é quanto ao consumo contínuo a longo prazo. Afinal, fumei por 42 anos, estou vaporando a quase 6. Pretendo continuar vaporando por algumas décadas ainda e glicerina tem sido a base do meu líquido. Então, desejo que o ingrediente mais barato desse hábito seja o mais seguro possível.

Boa sorte.
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: