E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!

E-Cig.ForumBrasil.net

Enfisema Pulmunar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Enfisema Pulmunar

Mensagem por almeidaop em Sex Jul 25, 2014 8:23 am

Pessoal,

Abri este tópico porque não há muita informação aqui no fórum sobre a associação entre os ecigs e a enfisema pulmonar. Aqui me refiro às pessoas em estágio médio/avançado desta doença, considerando que todos os fumantes de analógicos - mesmo após 1 ou 2 anos, passam a ser portadores do DPOC. (Doença Pulmona Obstrutiva Crônica.)

Meu pai é portador e está no estágio avançado. Porém, continua fumando. Pensei em apresentar os ecigs pra ele, mas ainda não sei...

Queria ouvir de vocês. Alguém já foi diagnosticado com esta doença e usa os ecigs?

Houve redução da tosse e das crises de falta de ar?

Por favor me ajudem. A situação está ficando um pouco complicada pra ele, uma vez que além de continuar fumando após o diagnóstico, ele é exposto diariamente a uma grande quantidade de poeira - o que agrava as crises.

Abraços

Então, pessoal. Pesquisando um pouquinho mais aqui, achei isto em um fórum americano. Creio que este seja um bom relato. Vale notar que é importante reunir maiores informações sobre a associação entre os ecig e esta doença, uma vez que ela atinge muito mais fumantes do que o tão temido câncer de pulmão. Eu, particularmente, quando morava em Brasília tive uma experiência direta com um homem em estágio avançado. Era um senhor velho, meu vizinho, de nome Pedro. Ele ficava na cama, a casa tinha um cheiro horrível e ele fumava e jogava o catarro em um balde o tempo inteiro. Um cenário horroroso, sobre o qual até escrevi uma peça literária. O ecig poderia ter aumentado os seus anos de vida.

Outra motivação para esta pergunta: conheço uma senhora em Brasília que dirige o programa de cuidados paleativos no Hospital das Clínicas da UNB. Pensei em intruduzir os ecigs pra ela. Como ela é uma cientista, de repente poderia passar um projeto no CNPQ para realizar um teste no contexto do hospital.

Como vocês podem ver, o meu interesse nos ecigs é fortemente terapêutico, considerando que de cada 100 fumantes, 50 morrem por doenças correlacionadas ao cigarro. Trata-se, de fato, de uma epidemia que atinge 1 Bilhão de pessoas no mundo.

Obrigado pelos depoimentos. Abração

My history as I posted one year ago on ECF:
Got my first exacerbation February 2010 and learned I have COPD stage 3, mainly the emphysema-variant and that means irreversible lung damage, so no cure. Stopping further lung damage and getting/keeping the best possible condition is the only I can do. My longfunction measured as the “FEV1” was march 2010: 37-38%. I immediately stopped smoking. Started vaping march 2010.
In September 2010 my FEV1 measured 42-43%. December 2011 my FEV1 did measure 48-50%. Of course happy with that last test result, but notice; intra-individual variance of testing FEV1 can be 8% of normal FEV1, so the 48- 50% was maybe a bit of luck because of a good day. However, what could be said was that it looked I was stable now, no further extra abnormal fast deterioration of lung function and results are shown like someone who stopped smoking and my vaping has had no negative influence on my testresults et al. Test results in future would tell more. If my next 2 testresults stay between 42-50% and also no exacerbations in between, it would be more certain.

The new test result of my longfunction feb2013:
Still no exacerbations in between and my FEV1was measured today and it’s 49-52%, meaning I have indeed my life and future back. I’m now crying of happiness because of this good news.

One third of people with COPD can’t stop smoking, or start smoking again after a time. If you have COPD-stage 3 and keep on smoking, that will result in a soon and premature death after a bad “COPD-stage 4”. I thank God and the vaping world for saving me from this.
almeidaop
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 155

Re: Enfisema Pulmunar

Mensagem por Vinnie em Sex Jul 25, 2014 9:07 am

Almeida, editei sua postagem, tente evitar flood fazendo postagens seguidas, use o botão "editar".

Quanto ao assunto, envolver condições médicas é sempre uma complicação. Embora tudo aponte para o fato de que o e-cig é menos danoso, o ideal em uma situação de comprometimento real costuma ser o abandono do cigarro mesmo.

Eu trabalho com pesquisas, me considero um cientista em certos aspectos e posso dizer que casos anedóticos (relatos de uma ou poucas pessoas feitos sem muito rigos metodológico) são fontes interessantes de hipóteses, mas são ruins para confirmar ou evidenciar alguma coisa. Sempre existe a possibilidade da melhora ter sido por algum outro fator não controlado (ou não relatado) ou coisa assim.

Em todo caso, sim, eu parei de ter falta de ar depois do e-cig e sei que isso não é incomum, embora não me lembre de alguma pesquisa sobre esse aspecto em particular, talvez exista. E também o monóxido de carbono é um dos principais responsáveis pelo enfisema e ele não está presente no e-cig, o que conta a favor. Não vou dar "minha benção" pro uso de e-cig num caso desses, acho que o ideal é largar tudo, mas a decisão é do seu pai. E DPOC é uma coisa séria mesmo, tem de cuidar.

Quanto a apresentar à pesquisadora, isso é sempre bom. Ela deve resistir, mesmo porque a posição oficial do CFM é ser contra, mas se ela for uma pessoa de cabeça aberta, pode ser que tope o desafio. E mais pesquisas é a coisa mais importante que precisamos neste momento.

SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 2048

Mensagem por almeidaop em Sex Jul 25, 2014 1:34 pm

Olá Vinnie. Muito obrigado pelo comentário. Você tem razão: a análise de um caso individual, ainda que possa ser tomada para a investigação, dispõe dos vícios da não generalidade. Há ainda que notar que sempre que se trabalha com um caso apenas, há a questão das correlações espúrias.

Abraços
almeidaop
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 155

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: