E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!

E-Cig.ForumBrasil.net

Resultado da Pesquisa E-cig

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resultado da Pesquisa E-cig

Mensagem por Mansilha em Ter Jan 21, 2014 4:57 pm

Prezados,

Aqui estou eu depois de um longo tempo. Infelizmente neste ano que passou aconteceram muitas coisas e não pude participar ativamente do fórum. Estou com os gráficos desta pesquisa pronta a algum tempo. No entanto, acabei protelando a apresentação dos gráficos uma vez que tinha como meta publicar em artigo as informações (sendo que para isso as informações precisavam ser inéditas). Porém, mais de um ano se passou, o artigo não foi desenvolvido, estou de férias novamente e se não colocar os dados agora, talvez só no ano que vem. Não fiz análise estatística em cima, nem tão pouco cruzei os dados. Penso em fazer isto futuramente e postar por aqui. Contudo, este ano começo mais uma fase dos meus estudos, sendo assim, só Deus sabe quando poderei trabalhar nisto mais a fundo.

Aqueles que não frequentavam o fórum na época... O que foi feito, com autorização do Administrador do fórum, claro, foi uma survey contendo 20 questões. Ao total tivemos 477 pessoas participantes deste fórum que dedicaram seu tempo a pesquisa e confiaram em minha pessoa no tratamento dos dados e publicação das informações. Infelizmente falhei quanto ao tempo. Gostaria de ter apresentado estes resultados muito antes, mas não deu. Sinto muito! Muito mesmo... Embarassed 

Bueno chega de lero lero e vamos ver o que temos. Para meu controle e facilitar no post dos gráficos criei uma nomenclatura para os gráficos...

.......................................................................................................................................................................

PRIMEIRA PARTE DA PESQUISA: PERFIL DO USUÁRIO

Grafico 1 - Sexo

O primeiro gráfico remete a distribuição da população respondente que encontra-se dividida entre mulheres e homens. O gráfico 1 mostra que apenas 16% da pesquisa foi respondido por mulheres. Isso representa que no universo de 477 resposta 400 delas foram respondido por rapazes e 77 respondido por meninas.

Gráfico 2 - Idade

No gráfico 2 podemos perceber que a idade varia de 18 anos a mais. Não é possível identificar qual seria o colaborador mais velho desta pesquisa. No entanto, apenas 9% dos colaboradores tinham na época mais de 51 anos. Nota-se que grande parte da população encontra-se entre 21 e 40 anos. Sendo que uma boa parcela encontra-se entre 41 e 50 anos.

Gráfico 3 - SCA

O gráfico 3 mostra que mais da metade dos colaboradores que preencheram a pesquisa substituíram completamente o cigarros analógicos pelos eletrônicos entre um mês e menos de um ano. Seria interessante uma pesquisa junto a usuários com mais de um ou dois anos de E-cig.

Gráfico 4 - QVD

Grande parte dos usuários do e-cig costuma vaporar em torno de 1 a 3 ml ao dia.

Gráfico 5 - QND

A quantidade em mg de nicotina mais procurada pelos usuários varia entre 10 a 18 mg.

Gráfico 6 - UAD

Das pessoas que colaboram com a pesquisa, 385 delas não voltaram a utilizar os analógicos. No entanto, é preciso lembrar que grande parte dos usuários não completaram ainda um ano de "tratamento". Neste caso, seria interessante cruzar estes dados com o gráfico SCA e verificar a respostas de forma segregada referente aos consumidores com mais de um ano de E-cig.

Gráfico 7 - TCV

Neste gráfico é possível deduzir que a grande maioria dos frequentadores do fórum não estão de brincadeira. Apenas 8% deles consumiam os "fedorentos" a menos de 5 anos. Pode se dizer que a pesquisa foi feita em um grupo bastante dependente da nicotina.

Gráfico 8 - CCF

Mais de 70% dos pesquisados tragavam cigarros com alto teor de alcatrão e nicotina. Da para notar que um pequena quantidade, mais precisamente 10 pessoas das 477 procuraram os e-cigs como substitutos aos cigarros "perfumados". Normalmente, usuários desse tipo de cigarros, não possuem um vício tão forte. Claro que existe exceções a todas as regras, mas estes normalmente são aqueles que gostam de um cigarrinho eventualmente no sábado a noite.

Gráfico 9 - PFM

Aqui fica claro o quanto as pessoas agonizam tentando sair do vício maldito....

Gráfico 10 - CTF

Encerrando as informações de perfil, temos esta questão que não poderia deixar de estar presente. É possível perceber a grande dificuldade que as pessoas tem de abandonar o vício e principalmente o hábito do cigarro. Me refiro principalmente ao hábito, pois é quimicamente comprovado que a nicotina deixa de existir em nosso corpo em pouco tempo. Sendo assim o que marca é a saudade. Por isso que alguém que não fuma a mais de 30 anos fala sobre a vontade que nunca passa. Triste mas verdade....

..............................................................................................................................................................

SEGUNDA ETAPA DA PESQUISA: SINTOMAS E SINTOMAS

Gráfico 11 - SNS+

O gráfico 11 tenta mapear os primeiros sintomas que sentimos logo quando abandonamos a fumaça em troca do vapor. Nota-se que alguns sintomas são mais frequentes, tais como: dor de cabeça, tosse, pigarro, azia, falta de ar e irritações. De qualquer forma, parece um bom apanhado do que podemos sentir logo que substituímos o tal "fedorento".  

Gráfico 12 - VSNS+

Alguns sintomas frequentes costumam a aparecer na vida dos iniciantes do vapor. No entanto, aqui são apresentados aqueles sintomas que um dia existiu mas não existe mais. Percebe-se que um terço apenas dos usuários do e-cig alegam nunca ter sentido nada.

Gráfico 13 - SAS

Este gráfico mostra que os sintomas que aparecem logo ao abandonar o cigarro tendem a sumir. O interessante neste ponto seria cruzar com uma pesquisa onde usuários ativos da nicotina e do tabaco deixam do hábito sem substituir o cigarro por alguma outra coisa. Clareando a hipótese de que grande parte dos sintomas que um vaper costuma a passar em sua fase inicial está condicionado ao abandono do cigarro e não a troca pelo vapor.

Gráfico 14 - VSAS

O gráfico 14 complementa o gráfico 12. Parece que as pessoas com o tempo vão deixando de ter os sintomas. Talvez porque aprendemos a manipular o sistema. Vez em quando ainda tenho o problema da "boca seca". Mas normalmente quando não me cuido e vaporo muito antes de dormir. Ou seja, aprendemos o que nos faz mal. Dor de cabeça... particularmente sinto quando vaporo algo além dos 12 mg de nicotina.

Gráfico 15 - QVES

Q vez, que vez quando me vez...rsrs. Preciso falar alguma coisa? O que será aquele 1% que não sentiu melhoria? Infelizmente pesquisa é pesquisa. Neste caso não podemos explicar, apenas descrever. Mas tenho certeza de que está pensando a mesma coisa que eu...rsrs. Infelizmente pessoal, tivemos de tudo na pesquisa. Teve gente que entrou só para avacalhar. Em vez de escrever nas respostas que não eram de marcar... até me mandar tomate crú me mandaram...  hahahaha. Não tem problema, em todos os cantos encontramos pessoas medíocres, que existem apenas para destruir. Construir algo de bom... NADA!!!!

TERCEIRA ETAPA DA PESQUISA: VAPORAR OU NÃO VAPORAR, EIS A QUESTÃO!

Gráfico 16 - PAV

Bom, parece que a metade das pessoas que começam a vaporar já acham isso uma grande vitória. A metade já esta satisfeita com o ato de não usar mais da fumaça e sim do vapor.

Gráfico 17 - SVF

Um terço dos colaboradores desta pesquisa ainda sentem vontade de fumar. Uma pena, mas será que não se trata do grupo de iniciantes? Fica a dúvida....

Gráfico 18 - SAE

E ai? Você que está nesta como eu. Valeu a pena? Bom eu agradeço todo dia por esta oportunidade. Não fumo mais a muito tempo, é só olhar o contador ali logo abaixo...rsrs

Gráfico 19 - POF

Alguém ai teima em dizer que não?

Gráfico 20 - SFV

Neste caso 98,7% das pessoas se sentem melhor. E você?

........................................................................................................................................................................

Bueno, esta é a nossa pesquisa. Pesquisa feita neste querido fórum: e-cig.forumbrasil.net. Foram 477 questionários preenchidos de uma população de 2.000 usuários do fórum na época. Demorou pessoal mas está ai. Vejam que gerou trabalho e por isso não pode sair tão cedo. Espero que tenham gostado do resultado. Certinho?

Forte abraço a todos!!!

Última edição por Mansilha em Qua Abr 23, 2014 11:44 pm, editado 5 vez(es)
Mansilha
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 191

Re: Resultado da Pesquisa E-cig

Mensagem por arcova em Ter Jan 21, 2014 5:18 pm

parabéns!!!! bela pesquisa realmente, quantitativa e qualitativa.
só me preocupo com os ML por dia, acho que uso uns 6ml Very Happy
arcova
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 783

Mensagem por Mansilha em Ter Jan 21, 2014 5:22 pm

Oi Arcova... Cara, poisé... eu também...rsrs

Muito obrigado!
Mansilha
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por alexandrepezzini em Ter Jan 21, 2014 5:33 pm

Parabéns pela pesquisa. Voto que seja colocada nos tópicos fixos, para motivação dos iniciantes.
alexandrepezzini
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 257

Mensagem por mary2550 em Ter Jan 21, 2014 5:45 pm

Parabens pelo trabalho feito com a pesquisa, Mansilha ! !

Pq que sera que a Anvisa tbem nao faz esse tipo de pesquisa ??

mary2550
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Feminino Mensagens : 465

Mensagem por gcjunior em Ter Jan 21, 2014 5:57 pm

Excelente trabalho, Mansilha! Parabéns!

gcjunior
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 118

Mensagem por Spleen em Ter Jan 21, 2014 7:53 pm

Parabéns pela iniciativa! tinha até me esquecido dessa pesquisa, mas o que importa é que os resultados são bem interessantes mesmo sendo previsíveis já por nós vapers e frequentadores do forum, só que agora exprimidos em dados concretos.

Spleen
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 168

Mensagem por Karakuta em Ter Jan 21, 2014 9:31 pm

Belo trabalho!

Realmente uma pena que você não tenha escrito o artigo.

Fico curioso e aguardo ansioso o resultado dos cruzamentos. Deve sair coisa interessante.

Abraços.
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 3447

Mensagem por SalDoce em Ter Jan 21, 2014 10:33 pm

Parabéns pela pesquisa...!!! Belo trabalho...!!!
Sei que não deve ter sido fácil e deve ter exigido muita paciência, entre outras coisas.
Mas...pode ter certeza de que você deu uma grande contribuição a TODOS que olharem a sua pesquisa e por ela se balizarem.
Sugiro até que, se possível e/ou do seu interesse, que seja publicada em algum órgão de grande visibilidade pela população do país e até mesmo a nível mundial. Parabéns, mais uma vez...!!!!

SalDoce
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 723

Mensagem por jgbertoldo em Qua Jan 22, 2014 5:19 am

Parabéns pela pesquisa!!! Sei que deve ter sido um trabalhão analisar os dados e elaborar os gráficos. Com certeza deve ser movido para tópicos fixos para que todos que entrarem no fórum sejam direcionados a ler o resultado da pesquisa como forma de conhecimento e estímulo!!!

Também considero de extrema importância que os dados sejam divulgados fora do fórum.

Novamente meus sinceros parabéns!  :aplauso: cheers
jgbertoldo
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 318

Mensagem por Crodi em Qua Jan 22, 2014 7:15 am

Nossa Mansilha, parabens mesmo, isso vale ouro! Obrigado por compartilhar e parabéns!!!

Sugiro fixar o tópico!!
Crodi
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 326

Mensagem por Mansilha em Ter Jan 28, 2014 1:06 pm

Prezados,

Grato pelo reconhecimento. Na verdade este esforço é o mínimo que eu poderia fazer para contribuir com um fórum que ao meu ver melhorou em muito a minha qualidade de vida. Claro que ainda não posso afirmar que minha expectativa de vida aumentou. Mas, que hoje vivo muito melhor, isto é verdade.

No mês de março completo dois anos sem os fedorentos. Iniciei o processo com 16 mg e hoje já revezo entre 12 e 06 mg. Ainda não me decidi se quero parar ou não com o vapor. Mas o fato de deixar de tragar 2 maços de Free vermelho por dia, depois de 20 anos de vício. Não tem preço! E isso, meus amigos, encho a boca para dizer que só foi possível por causa deste querido fórum e pessoas que aqui frequentam. Embora o que me alimenta hoje são os E-cigs. Talvez a minha experiência com este mundo fosse diferente. Talvez eu tivesse caído no conto do eletrônico descartável. Enfim, vocês sabem o que estou falando...rsrs. Viva o fórum!!!

Muito obrigado a todos!
Mansilha
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Crodi em Qua Jan 29, 2014 6:20 am

Mansilha escreveu:(...). Claro que ainda não posso afirmar que minha expectativa de vida aumentou. Mas, que hoje vivo muito melhor, isto é verdade.

Mansilha, com certeza aumentou sim!  Smile 

um abraço
Crodi
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 326

Mensagem por CiceroS em Qua Abr 02, 2014 1:03 am

RESSUSCITANDO O TÓPICO

Porque a pesquisa é pertinente. Porque ela deveria de tempos em tempos ser reaplicada. Porque a análise dos dados deveria ser concluída. Porque ela deveria ser publicada. Porque ela deveria estar permanentemente bem visível para vapers e não-vapers. Porque ela é fantástica.

Então eu me perguntei: "Por que diabos este tópico ainda não se tornou fixo?"
CiceroS
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 385

Mensagem por socahot em Qua Abr 02, 2014 8:47 am

CiceroS,
Obrigado por ressuscitar o tópico, ainda não tinha lido isto e gostei muito !

Mansilhas,
Parabéns pela excelente análise da pesquisa.
Gostei muito de ver estes resultados.
Muito bom !
socahot
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Feminino Mensagens : 101

Mensagem por Savoinha em Qua Abr 02, 2014 12:05 pm

Otimo trablaho!!
Voce faz estatistica/é formado? ou trabalha com isso?

Savoinha
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 322

Mensagem por Ricobra em Qua Abr 16, 2014 6:23 pm

Caramba , nem tinha visto esta pesquisa ainda .
Muito bem feita , parabéns !!!!
Ricobra
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 152

Mensagem por Mansilha em Qua Abr 23, 2014 11:38 pm

Prezados talvez a pesquisa não esteja sendo lida pelo nome que não chama atenção! Vou tomar a liberdade de alterar o nome... espero que não seja entendido como um "flood" se é assim o termo...rsrs

Ciceros, socahot... valeu!!! abração!

abraço a todos  cyclops 
Mansilha
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Mansilha em Qua Abr 23, 2014 11:43 pm

Pessoal,

Não tinha visto que tem página 2...rsrs

Savoinha >> Na verdade sou professor na área de Engenharia da Produção na Unisinos no RS. Hoje estou enfrentando a tempestade do doutorado nesta área...rsrs Não trabalho com estatística, mas gosto muito. Gostaria de ter mais tempo para cruzar dados e trabalhar mais a fundo algumas correlações. Talvez ainda volte a fazer isto. No entanto, deixei passar muito tempo e resolvi postar apenas as frequências. Nada de mais ... Smile

Ricobra >>> Brigadão carinha!!!
Mansilha
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Fernand0 em Qui Abr 24, 2014 12:11 am

Muito bom! Os resultados são mt positivos, denota um eficácia muito grande do e-cig como ferramenta para abandonar o tabagismo. Essa provavelmente é uma das pesquisas com maior amostragem do tipo feita no brasil, se não for a maior..

Vc poderia trocar uma idéia com o gallaghervp que está/estava escrevendo uma monografia sobre o e-cig:
http://e-cig.forumbrasil.net/t7923-monografia-e-cig?highlight=monografia
Fernand0
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 309

Mensagem por CiceroS em Qui Abr 24, 2014 12:17 am

"Nada de mais", Mansilha? Putz, se apenas as freqüências já foram de encher os olhos, imagina então trabalhados os dados...rs.

Mas não precisa ser necessariamente por você. Já tentou mostrar isso a alguém da Unisinos de outra área? E não só pra isso, quem sabe pra dar um gostinho, pra inspirar outros estudos?

[EDIT]: Ah, por falar nisso, saiu um Farsalinos fresquinho: http://www.mdpi.com/1660-4601/11/4/4356
CiceroS
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 385

Mensagem por Mansilha em Qui Jul 31, 2014 3:54 pm

Fernando, Cicero...

Grato pelos links e comentários! Estou com dificuldades para acessar o site... vamo que vamo!!!

abraço
Mansilha
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Osvaldo Silveira em Qui Jul 31, 2014 4:15 pm

Cara, espetacular pesquisa. É uma ótima fonte para embasar uma pesquisa mais aprofundada ou digo que dá até para utilizar como tese.
Osvaldo Silveira
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 94

Mensagem por Gilson Assis em Qui Jul 31, 2014 5:46 pm

Uma nova pesquisa como esta seria muito interessante hoje, com um público bem maior, e também maiores experiências.

Gilson Assis
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 135

Mensagem por almeidaop em Qui Jul 31, 2014 6:50 pm

Parabéns pela pesquisa amigo!
almeidaop
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 155