E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!


E-Cig.ForumBrasil.net

Cigarros eletrônicos aumentam riscos de aterosclerose

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cigarros eletrônicos aumentam riscos de aterosclerose

Mensagem por robertboyl em Seg Dez 30, 2013 10:45 am

http://www.odebate.com.br/saude-beleza/cigarros-eletronicos-aumentam-riscos-de-aterosclerose-27-12-2013.html

Estudo mostrou que nicotina, inalada do cigarro eletrônico, aumenta as chances de aterosclerose, primeira causa de ataque cardíaco no mundo.

obs: nao cita fonte exata do tal estudo. de toda forma, mas sendo veridico, nao tira o fato que ecig faz menos mal e ainda, ha liquidos sem nicotina.

---

Da Redação

O uso de cigarros eletrônicos até pode ajudar a cortar o vício, mas não reduz os riscos de aterosclerose, a primeira causa de ataques cardíacos em todo o mundo. Estudo realizado em tecidos de ratos e de humanos mostrou que a exposição à nicotina – principal substância viciante do cigarro e que também está presente nos cigarros eletrônicos - pode causar dano nas células do coração.

“Os resultados sugerem que os cigarros eletrônicos não reduzem o risco dos fumantes para doença cardíaca” disse Chi-Ming Hai, pesquisador da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, e autor do estudo apresentado recentemente no encontro anual da Sociedade Americana de Biologia Celular.

O aumento do risco de desenvolver aterosclerose em fumantes de cigarros comuns por conta de outros agentes químicos já foram comprovados há alguns anos, mas ainda não se sabia qual mecanismo fazia com que a nicotina tivesse relação com a invasão de células do músculo liso vascular – células encontradas na parte interior dos vasos sanguíneos.

Agora, os testes feitos em células do músculo liso vascular de ratos e humanos mostraram que existe uma relação direta entre a nicotina e a aterosclerose.

Normalmente, células musculares vasculares ficam em torno de vasos sanguíneos para ajudar a manter o fluxo sanguíneo e pressão arterial sob controle. A nicotina e outros produtos químicos do cigarro, no entanto, fazem com que estas células atuem como “brocas” na perfuração da camada de proteção das células vasculares do coração, consequentemente formando o processo da aterosclerose, placas que bloqueiam o fluxo do sangue.

No estudo, a nicotina apareceu como condutora do aumento de invasão de células do músculo liso vascular da camada média da parede arterial para a camada interna da parede arterial, o que aumenta a formação de placas na aterosclerose.

O estudo de Chi-Ming Hai contradiz a o que é falado a respeito dos cigarros eletrônicos, promovidos como sistemas de entrega de nicotina seguros para a saúde. No cigarro eletrônico, diferente dos cigarros comuns, a nicotina é fornecida na forma de vapor e sem os agentes, já conhecidos como cancerígenos, da fumaça do tabaco.

robertboyl
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 142
Data de inscrição : 01/02/2012
Idade : 46
Localização : RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cigarros eletrônicos aumentam riscos de aterosclerose

Mensagem por Karakuta em Seg Dez 30, 2013 11:23 am

Grato, robertboyl, pela indicação. As críticas que vou tecer são ao texto e não a sua contribuição em postá-lo.

 Nenhuma novidade.

Sabe-se desde sempre que a nicotina tem efeitos nocivos. Nos cigarros, entretanto, dada a presença de outros agentes muito mais danosos, à nicotina coube o papel "secundário" de ser responsável pelo vício, mais do que provocar dano por si mesma.

Entretanto, é necessário quantificar, estabelecer parâmetros e fornecer dados para que possamos entender e estabelecer os níveis em que consumimos.

Do jeito que o texto foi feito, parece apenas uma justificativa para dizer que o e-cig também é prejudicial, invalidando-o como alternativa contra o tabagismo.

Abraços.
avatar
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 3460
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 61
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cigarros eletrônicos aumentam riscos de aterosclerose

Mensagem por Vinnie em Seg Dez 30, 2013 11:38 am

Como sempre, é bom ter noção dos possíveis males associados ao e-cig, mas como diz o karakuta, com cuidado.

O estudo é importante, mas o texto é meio confuso. Até por afirmar que o e-cig não é um sistema de entrega de nicotina seguro para a saúde. Oras, se a base do estudo é dizer que é a nicotina que faz mal, nunca haverá um sistema totalmente seguro pra isso. No mais, precisamos ver mesmo os níveis utilizados e todo o resto. Pelo que entendi, o objetivo do estudo era entender o mecanismo envolvido e não mostrar como o e-cig faz mal, isso é uma conclusão paralela.

Tem um vídeo do George Carlin muito bom em que ele está discutindo as contradições dos EUA. Em dado momento ele fala que vive em um país em que o cigarro mata centenas de milhares por ano de câncer e é permitido, enquanto um adoçante é proibido porque causou câncer em alguns ratos no laboratório….

________________________________________
avatar
Vinnie
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 2052
Data de inscrição : 20/01/2010
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cigarros eletrônicos aumentam riscos de aterosclerose

Mensagem por Crodi em Seg Jan 06, 2014 1:14 pm

Valew postar Roberboyl! Toda pesquisa é importante, mas me parece que a matéria é bem tendenciosa.

A respeito desta pesquisa, estão circulando várias matérias no mundo todo, sempre de forma negativa e tendenciosa.
Embora não tenha visto a fonte, acho a pesquisa tendenciosa também. É muito contraditório o fato que, mesmo que os "Nicotine replacement therapy" (adesivos e chicletes de nicotina) sejam considerados seguros a muito tempo quanto ao risco de infarto do miocárdio, inclusive aprovados pela FDA para uso a longo prazo, e  a essa altura do campeonato a pesquisa do tal Chi-Ming Hai conclui que com os e-cig seja diferente.  Suspect 
Também é estranho não testarem um um cigarro analógico nos mesmos moldes da pesquisa comparando-o com o e-cig.  Mas ao concluir iguala os dois no mesmo patamar.  scratch 

Agora o mais estranho é a afirmação:  
“Os resultados sugerem que os cigarros eletrônicos não reduzem o risco dos fumantes para doença cardíaca” disse Chi-Ming Hai

Como?   Quer dizer que um fumante que ingere Nicotina + 4.700 substâncias tem o mesmo ou menor risco que um vaper, que ingere Nicotina + PG + VG  ?????  confused Não precisamos nos esforçar pra entender que isso é um tremendo absurdo.

Fica a dúvida:  quem está bancando a pesquisa dessa universidade?  Vale uma boa pesquisada....

Estou notando uma grande tendência nos últimos meses a reportarem pesquisas sem quantificar (como disse o Karakuta), sem elucidar conclusões, sem expor os métodos, tentando mascarar dados para formar opiniões tendenciosas contra o e-cig.  A pesquisa vira notícia, faz um alarde do cão, e depois que a M... foi feita, aí vem os dados completos da pesquisa, aos olhos de poucos, mostrando uma conclusão totalmente tendenciosa.  Só que aí já é tarde.. A notícia já disseminou, quem leu já criou seu (PRE)conceito.

Se encontram em 30ml de juice 0,01 % de uma substância encontrados em 1 cigarro cigarro convencional, então reportam que faz tão mal quanto. affraid 

Vinnie escreveu:Pelo que entendi, o objetivo do estudo era entender o mecanismo envolvido e não mostrar como o e-cig faz mal

Deveria mesmo Vinnie, mas só pela conclusão tendenciosa do próprio pesquisador, parece ser o contrário.

Nesse BLOG, focado em defender alternativas ao tabaco, metem o pau no chinês: http://antithrlies.com/2013/12/17/chi-ming-hai-is-a-liar-nicotine-does-not-cause-measurable-risk-of-cvd/

Nesse post http://e-cig.forumbrasil.net/t8147-novo-estudo-do-dr-konstantinos-farsalinos-efeitos-citotoxicos-do-e-cig-em-celulas-cardiacas, pesquisa similar . Observação:  O pesquisador encontrou evidências de danos causados em células cardíacas, mas ressaltou que foi em  um Juice tipo NET (extração natural tabaco), o que é esperado,  e de forma muitíssimo menos danosa que o cigarro tradicional. Inclusive no final ele conclui que é muito mais seguro que os analógicos.

Enfim, há pesquisas e "pesquisas".
avatar
Crodi
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 326
Data de inscrição : 09/09/2013
Idade : 45
Localização : Curitiba/Paraná

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cigarros eletrônicos aumentam riscos de aterosclerose

Mensagem por Fella30 em Dom Jan 26, 2014 10:23 am

Então... Tem tanta pesquisa e notícia por aí que, no fundo, acabam confundindo todo mundo...

Segue o link para uma notícia que é exatamente o OPOSTO dessa que você postou...

http://e-cig.forumbrasil.net/t8423-novo-estudo-avalia-efeitos-do-e-cig-sobre-a-elasticidade-da-aorta
avatar
Fella30
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 142
Data de inscrição : 28/04/2013
Idade : 35
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cigarros eletrônicos aumentam riscos de aterosclerose

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum