E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!


E-Cig.ForumBrasil.net

Congresso Europeu de Cardio e e-cig.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Congresso Europeu de Cardio e e-cig.

Mensagem por Cspz em Sex Dez 06, 2013 1:58 am

Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia – ESC 2013
31 de agosto a 04 de setembro

Cigarros eletrônicos podem ajudar na cessação do tabagismo

Estudo apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, que ocorreu em Amsterdã, na Holanda, de 31 de agosto a 04 de setembro, buscou avaliar os efeitos de cigarros eletrônicos (e-cigarros) na microcirculação e descobriram que esses, em comparação com os cigarros convencionais, são menos prejudiciais à saúde.

Realizado por pesquisadores da Onassis Cardiac Surgery Center, na Grécia, o estudo envolveu 60 indivíduos saudáveis que foram avaliados para a reserva de velocidade de fluxo coronariano (CFVR) e para o índice de resistência vascular coronariano (CVRI). Metade dos participantes era fumante (30), sendo que nesses o CFVR e CVRI foram medidas em resposta à administração de adenosina, de 20 a 30 minutos depois de fumar dois cigarros e depois de usar um cigarro eletrônico.

A outra metade dos participantes era composta por pacientes que não fumavam cigarros convencionais a, pelo menos, um mês. Esses foram submetidos aos mesmos testes, de 20 a 30 minutos após o uso de um cigarro eletrônico. O não uso de tabaco neste grupo foi medido através de testes de níveis de carboxihemoglobina.

Nos resultados não foram observadas diferenças em CFVR e CVRI após o uso de cigarros eletrônicos em ambos os grupos. Em contraste, os participantes que utilizavam cigarros convencionais apresentaram uma diminuição de 16% na CFVR (p <0,001) e uma redução de 19% na CVRI (p <0,001) de 20 a 30 minutos após fumar seus dois cigarros.

Um dos coordenadores do estudo, Dr. Konstantinos Farsalinos, explica que o cigarro eletrônico não é um produto indicado para todos, mas que, para os fumantes, pode apresentar-se como uma alternativa ao tabagismo, tanto para diminuir a quantidade de cigarros consumidos como para cessar o vício.

O pesquisador ressalta a necessidade da realização de um estudo de longo prazo para analisar os efeitos dos cigarros eletrônicos, já que nesses encontram-se as substâncias liberadas pelo cigarro convencional, mas em concentrações muito mais baixas.

Fonte: Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, Amsterdã, Holanda, 31 de agosto a 04 de setembro.
avatar
Cspz
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 78
Data de inscrição : 01/01/2013
Idade : 70
Localização : Gaucho em Aracaju-SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Congresso Europeu de Cardio e e-cig.

Mensagem por Historiador em Seg Dez 09, 2013 6:25 pm

Que venham mais estudo e depois as tão sonhadas legalização e liberação! :aplauso: 
avatar
Historiador
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 557
Data de inscrição : 06/07/2011
Idade : 36
Localização : São Bernardo do Campo SP Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum