E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!

E-Cig.ForumBrasil.net

Ficha de Informações de Segurança d e Produto Químico - PG e VG

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ficha de Informações de Segurança d e Produto Químico - PG e VG

Mensagem por alandroid em Sex Ago 16, 2013 3:11 pm

Olá amigos

Já a alguns dias venho enfrentado alguns problemas gástricos, passei por um médico de um pronto socorro e ele me pré-diagnosticou como úlcera de esôfago, fiz também um exame de sangue onde foi detectado que o colesterol estava um pouco alto.
Achei estranho pois não sou um compulsivo por alimentos gordurosos, mas sei que não sou nenhum santo, entretanto vim aqui no forum ler se havia alguma relação entre colesterol e a oleosidade das glicerinas aplicadas nos Líquidos do e-cig.
Me deparei com o seguinte tópico do nosso amigo  Maucoimbra -  Esteatose Hepatica: http://e-cig.forumbrasil.net/t6586-esteatose-hepatica?highlight=hepatica .
Dei uma lida pelo tópico, a maioria das pessoa concluíram que possivelmente uma coisa não estava ligada a outra.
Alguns dias depois passei por um gastro, onde me foi solicitado um exame de sangue direcionado a colesterol, um ultrassom abdominal para verificar problemas no pâncreas e um endoscopia.
Hoje realizei o ultrassom e foi detectado Esteatose Hepatica (Gordura no fígado), então fui pesquisar na internet as fichas de Informações de Segurança de Produto Químico PG e VG (FISQ).
Conclusão, de fato as glicerinas contidas nos e-cigs não estão interligadas ao aumento de colesterol no nosso organismo, entretanto acabei descobrindo algo importante, no geral os usuário consideram o VG como mais seguro que o PG, mas não é bem assim.

PG - Efeitos potenciais a saúde

Contato com os olhos: Pode provocar uma ligeira irritação ocular temporária. É improvável a ocorrência de lesões na córnea. As partículas do produto suspensas no ar (névoa) podem causar irritação nos olhos.
Contato com a pele: O contato prolongado não é irritante para a pele O contato repetido pode provocar escamação e amolecimento da pele.
Absorção pela Pele: É improvável que o contato prolongado com a pele provoque a absorção de quantidades perigosas.
Inalação: A quantidade de vapores é mínima à temperatura ambiente devido à sua baixa volatilidade.
Névoas do produto podem provocar irritação do aparelho respiratório superior (nariz e garganta).
Ingestão: Toxicidade muito reduzida se for ingerido. Não se prevê a ocorrência de efeitos nocivos devido à ingestão de pequenas quantidades.
Efeitos de Exposição Repetida: Em casos raros, a exposição excessiva repetida ao propilenoglicol pode causar efeitos no sistema nervoso central.

VG - Efeitos potenciais a saúde

OLHOS: Pode causar irritação.
PELE: Pode causar irritação.
PERIGOS ESPECÍFICOS: Produto químico neutro podendo provocar irritações aos olhos.
INGESTÃO: Baixa toxicidade. Pode causar náuseas, dores de cabeça e diarréia.
INALAÇÃO: Devido à baixa pressão de vapor, a inalação de vapores em temperatura ambiente é muito improvável. Inalação de névoa do produto pode causar irritação às vias respiratórias.
C ARCINOGÊNICO: não é considerado carcinogênico de acordo com IARC, NTP e OSHA.
PERIGOS ESPECÍFICOS: em exposições prolongadas pode afetar os rins.
AGRAVAMENTO DE CONDIÇÕES PRÉ-EXISTENTES: Pessoas com problemas pré-existentes na pele ou nos olhos ou danos no fígado e rins, podem ser mais suscetíveis aos efeitos desta substância.

PRINCIPAIS SINTOMAS: irritação da pele, olhos e sistema respiratório
EFEITOS AMBIENTAIS:É esperado que o produto seja rapidamente biodegradado no solo e na água. Não é esperado que este produto seja tóxico ao meio ambiente.

Abaixo links com as FISQ’s em PDF.
Caso o endereço seja alterado futuramente, pesquise no google: FISQ propilenoglicol  e FISQ glicerina bidestilada.

FISQ - Propileno Glicol  PG

http://www.brenntagla.com/pt/downloads/brochures/FISPQ_-_MSDS_-_HOJA_DE_SEGURIDAD/P/Propilenoglicol_USP-EP.pdf

FISQ – Glicerina Bidestilada VG

http://www.indalabor.com.br/site/fispq/hp/FISPQ%20-%20GLICERINA%20BIDESTILADA.pdf

Abraços e espero que estas informações sejam uteis.
alandroid
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 76

Re: Ficha de Informações de Segurança d e Produto Químico - PG e VG

Mensagem por greivor em Sex Ago 16, 2013 3:23 pm

Olá alanndroid, bacana as informações, obrigado por trazer ao fórum.

Uma coisa que noto nas fichas químicas é que eles devem ser muito seguros pro nosso uso mesmo, por que via de regra as informações nessas fichas são exageradamente alarmantes (o que nos casos de muito produtos é necessário) e no caso do PG/VG não tem quase nada.

Acho que até a ficha química da pasta de amendoim deve ser pior que a do PG/VG.
greivor
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 191

Mensagem por alandroid em Sex Ago 16, 2013 3:34 pm

Olá greivor

De fato as industrias químicas sempre deixam uma margem de periculosidade como respaldo.
No geral o PG e VG são mais seguros que manteiga, mas é bom ficarmos atentos a doenças pré existentes nos rins e figados.

Abraços
alandroid
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 76

Mensagem por dragonet em Sex Ago 16, 2013 3:38 pm

@alandroid
e o que seu médico falou a respeito de voce vaporar vg?
dragonet
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 4607

Mensagem por Valério em Dom Set 01, 2013 6:14 am

Há mais de um ano no ecig, to querendo fazer uns exames pra ver como é que anda as coisas, inclusive pra essa gordura no figado, vamos ver.

Valério
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 86

Mensagem por Karakuta em Dom Set 01, 2013 9:25 pm

alandroid,

As FISQ, ou MSD (Material Safety Data Sheet), destinam-se a finalidade diversa e não servem como informação voltada para o consumo.

Sua aplicação se dá na saúde e segurança do trabalho (um operário pode ser exposto a milhares de toneladas de um produto) e no transporte. Em caso de acidente, quem for socorrer terá uma ideia de com que está lidando, ao consultá-las.

Para consumo, o que interessa está no Food Chemical Codex e na USP (United States Pharmacopea).

Abraços.
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 3460

Mensagem por zanzaryum em Ter Out 01, 2013 2:02 am

gosado que todos nós tivemos a mesma coisa!! eu tive esteatose mas uma grande maioria tem
zanzaryum
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 271

Mensagem por Crodi em Ter Out 01, 2013 2:52 pm

Alandroid , alguns poucos ML de VG diariamente jamais fariam mal. Concordo com o Karakuta (bicho esperto!), a informações que vc citou deve ser destinada a mega-contaminações, tipo beber 2 litros de VG   ;-p

Mas como vc citou que tem úlcera, acho preocupante usar e-cig por causa da nicotina. Tanto é,  que é comum algumas pessoas se queixarem de azia e queimação aqui no fórum: http://e-cig.forumbrasil.net/t8075-azia-apos-vaporar

Melhor consultar seu médico.  

Desejo melhoras pra vc!
Crodi
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 326

Mensagem por zikko em Ter Out 01, 2013 6:08 pm

Todas as probabilidades devem sempre ser levadas em consideração. Doses diárias podem provocar um efeito acumulativo. O metabolismo é diferente de uma pessoa para outra.

Vale lembrar aquele velho ditado popular " agua mole em pedra dura, tanto bate até que fura".
zikko
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 368

Mensagem por Denise Andrade em Qua Out 02, 2013 3:35 pm

Olá alandroid. Outro dia eu fiz um post que falava sobre azia, conforme já te foi dito pelo Crodi. Minha azia passou mas ainda estou com uma sensação de peso e sensação dolorida na boca do estômago. Hoje logo após o almoço resolvi por conta própria tomar Luftal em gotas e adivinhe qual é a substancia presente? PG. Então meus sintomas com certeza não podem estar relacionados ao PG. Quanto ao VG e essências não sei. Caso o meu problema persista vou procurar um gastro. Boa sorte para todos nós.
Denise Andrade
INICIANTE
INICIANTE

Feminino Mensagens : 28

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: