E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!

E-Cig.ForumBrasil.net

Temperatura do vapor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Temperatura do vapor

Mensagem por alex chan em Qua Maio 08, 2013 11:03 pm

Sabe-se que além dos trocentas substância nocivas existentes nos analógicos, a alta temperatura também é um "agente do mal".

Como muita gente prefere um vapor mais quente nos dispositivos eletrônicos, fiquei curioso. Por acaso alguém dos nossos companheiros sabe a temperatura em graus Celsius atinge a fumaça do analógico e o vapor de diversos dispositivos?

alex chan
INICIANTE
INICIANTE

Masculino Mensagens : 20

Re: Temperatura do vapor

Mensagem por smaska em Qua Maio 08, 2013 11:48 pm

Boa pergunta. Isso depende, entre outras variáveis, do acessório, da wattagem utilizada (função da voltagem da bateria e da resistência do atomizador) e até do jeito que se traga. Acredito que, se puxar lento, vem mais frio. Os acessórios bottom coil, em geral, proporcionam um vapor mais frio do que os top coil.

Eu chutaria que a média ficaria em algo entre 40 e 60 graus quando chega no sistema respiratório, mas sem nenhuma convicção. Smile
smaska
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 906

Mensagem por dcs.cout em Qua Maio 08, 2013 11:56 pm

Olá Alex

Me perdoem a ignorância, mas desconheço a ligação entre a temperatura da fumaça e os danos a saúde. Fumar analógicos com uma longa piteira de aço inox seria menos prejudicial?

Lí porém um artigo que demonstrava um aumento na resistência respiratória em usuários de cigarro eletrônico, que foi posteriormente contrariado por pesquisas que indicam resultados similares em ambientes humidos e quentes (algo similar a inalação proveniente de e-cigs).

É a única referência que conheço porém.

Achei no ECF um rapaz que testou um 510LR com um termômetro infravermelho e leu 85C na resistência. Não sei qual era a voltagem da bateria nem o valor exato da resistência. A temperatura do vapor deveria ser ligeiramente menor, acredito - uma vez que ainda faz um pequeno caminho até sair pelo drip-tip.

Considerando que esses atty LR são planejados para trazer maiores temperaturas as baterias de 3.7, acredito que isso seria um exemplo de "vapor quente".

(Belo chute smaska!)

Abç
dcs.cout
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 309

Mensagem por alex chan em Qui Maio 09, 2013 9:21 am

Obrigado pelas respostas, smaska e dcs.cout, reproduzo abaixo um pequeno trecho sobre a ação da temperatura alta na boca:

...não se pode esquecer da ação térmica do cigarro. Como a fumaça chega muito quente na boca do fumante, provoca uma irritação crônica que obriga a mucosa a reproduzir-se de modo mais acelerado, o que leva à multiplicação de células e ao câncer.

fonte: http://drauziovarella.com.br/cancer/cancer-de-boca-e-garganta/

Estou ciente que risco 0% não existe (só se deixar de viver), mas se puder manter o risco baixo sempre é bem vindo.

Note que a minha pergunta é relativa a temperatura da fumaça/vapor quando chega dentro da boca, mesmo porque se a temperatura que atinge com a queima de um cigarro analógico não abaixasse no trajeto, seria inviável fumar.

No mesmo texto citado acima, cita-se que a fumaça chega na boca em torno de 70o C (não tinha visto o texto antes), o que é uma temperatura apreciável.

Teoricamente poderia colocar um termômetro na boca para medir a temperatura do vapor de determinados dispositivos, mas na prática, isso é meio complicado, uma vez que os termômetros comerciais não tem uma medição instantânea como seria exigido nesse caso.

alex chan
INICIANTE
INICIANTE

Mensagem por dcs.cout em Qui Maio 09, 2013 11:34 am

Susto. Lí 700 celsius. hehe

Mas acredito que o vapor e a fumaça tenham características diferentes em relação a transferência de calor com a pele. O vapor proveniente de uma chaleira, fervendo a aproximadamente 100C, é completamente intolerável para contato contínuo com a pele. A 70C acredito até que seria tolerável, mas não muito agradável também.

Será que, nesse aspecto, o vapor do propilenoglicol e da glicerina vegetal é mais similar a fumaça do que ao vapor de água?

Abçs
dcs.cout
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por dario nascimento em Qui Maio 09, 2013 11:36 am

Adoro vapor mais quente!!!!
dario nascimento
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 6598

http://darioreviewecig.blogspot.com.br/

Mensagem por dcs.cout em Qui Maio 09, 2013 11:42 am

Também gosto Dario. Tem um morno exato que consigo no eBaron que ainda não consegui encontrar em nenhum outro atomizador. É perfeito para sabores atabacados.

Abçs
dcs.cout
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por dario nascimento em Qui Maio 09, 2013 11:58 am

Também gosto Dario. Tem um morno exato que consigo no eBaron que ainda não consegui encontrar em nenhum outro atomizador. É perfeito para sabores atabacados
.

exatamente isso... nele eu estou tentando refazer o coil com maior ohms para obter maior temperatura...rsrsrsrs(2,8 ~3,0 ohms)

tenho usado com ohms de 2,4 (morninho , mas satisfaz)
dario nascimento
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por Drika em Qui Maio 09, 2013 12:06 pm

Mas isso que ele disse sera que tem mais a ver com as substancias do analogico que esquentam,sera que da pra comparar as substancias do analogico com o eletronico sei nao

Viajei? study
Drika
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Feminino Mensagens : 186

Mensagem por dcs.cout em Qui Maio 09, 2013 12:54 pm

@dario

estou usando as de resistência média que vieram com ele - ainda não montei nenhuma (dá trabalho isso de emendar fios..) - mas a média vai por aí mesmo, 2,4 ohms. É bem agradável. Está usando em que voltagem no provari em média?

@Drika

Também acreditava, mas a entrevista no link enviado pelo alex chan (4a mensagem) diz que o problema é a temperatura mesmo. O entrevistado é cirurgião oncologista especializado em boca e garganta - eu não vou nem pensar em argumentar.

dcs.cout
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por alex chan em Qui Maio 09, 2013 12:57 pm

Oi Drica, acredito que temperatura é uma medida física e independe do meio, acho.

alex chan
INICIANTE
INICIANTE

Mensagem por smaska em Qui Maio 09, 2013 1:16 pm

É... vamos ter que mudar para cafezinho eletrônico também. Smile
smaska
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por dcs.cout em Qui Maio 09, 2013 2:14 pm

Po, cigarro eletrônico foi uma boa mudança, mas se tirarem meu café não sobram muitas outras razões para continuar vivendo No
dcs.cout
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por alex chan em Qui Maio 09, 2013 3:26 pm

smaska escreveu:É... vamos ter que mudar para cafezinho eletrônico também. Smile

Ah, ah, se você for gaúcho, vai ter que achar também um chimarrão eletrônico, pois a bebida é suspeitíssima no meio médico de tão quente. Daqui a pouco vamos todos se tornar vegetarianos, cortar a cervejinha e o fumo, andando de guarda-sol e sei lá mais o quê.

alex chan
INICIANTE
INICIANTE

Mensagem por dario nascimento em Qui Maio 09, 2013 3:30 pm

Po, cigarro eletrônico foi uma boa mudança, mas se tirarem meu café não sobram muitas outras razões para continuar vivendo

realmente, café é Vida!
[img][/img]

[img][/img]

abraços!
dario nascimento
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por smaska em Qui Maio 09, 2013 4:41 pm

Aqui no trabalho também rola direto:
http://e-cig.forumbrasil.net/t6946p360-qual-o-sistema-que-esta-usando-neste-instante#106952
(a foto da foto do Dario é melhor do que a minha foto. hehe)
smaska
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Karakuta em Qui Maio 09, 2013 5:38 pm

Até onde sei, o maior problema da temperatura, no caso do cigarro que queima a 700 ºC, é a formação de monóxido de carbono (CO) que o fumante acaba inalando e é altamente tóxico.

Quanto ao vapor, pelo que li a respeito, a resistência de um atomizador pode chegar até a 200 ºC, o que é compatível com os pontos de ebulição dos componentes principais. Mas é insuficiente para a geração do gás tóxico.

Já quanto à temperatura que a fumaça, no caso do cigarro, ou o vapor chegam à boca, creio que a recomendação seria a mesma que para qualquer outra substância ingerida. Se excessiva pode provocar danos na mucosa, odontológicos, traqueia, esôfago e até no pulmão. Portanto, há que se adotar o bom senso.

Abraços.
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 3478

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: