E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!

E-Cig.ForumBrasil.net

Metal and Silicate Particles Including Nanoparticles Are Present in Electronic Cigarette Cartomizer Fluid and Aerosol

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Metal and Silicate Particles Including Nanoparticles Are Present in Electronic Cigarette Cartomizer Fluid and Aerosol

Mensagem por dcs.cout em Qui Maio 02, 2013 9:06 pm

Com tantos artigos científicos positivos aparecendo sobre os e-cigs, eis mais um negativo, e que me parece bem pomposo - e com equipamentos bem avançados.

Parece que os chineses melhoraram a qualidade dos líquidos, mas esqueceram de tomar o devido cuidado na fabricação cada dia mais barata de cartomizadores.

Sei que as regras do forum dizem para colocar na íntegra, mas creio que não só seja um artigo grande demais, mas também possivelmente ilegal de postar por completo aqui. Então lá vai o abstract:

Background

Electronic cigarettes (EC) deliver aerosol by heating fluid containing nicotine. Cartomizer EC combine the fluid chamber and heating element in a single unit. Because EC do not burn tobacco, they may be safer than conventional cigarettes. Their use is rapidly increasing worldwide with little prior testing of their aerosol.

Objectives

We tested the hypothesis that EC aerosol contains metals derived from various components in EC.

Methods

Cartomizer contents and aerosols were analyzed using light and electron microscopy, cytotoxicity testing, x-ray microanalysis, particle counting, and inductively coupled plasma optical emission spectrometry.

Results

The filament, a nickel-chromium wire, was coupled to a thicker copper wire coated with silver. The silver coating was sometimes missing. Four tin solder joints attached the wires to each other and coupled the copper/silver wire to the air tube and mouthpiece. All cartomizers had evidence of use before packaging (burn spots on the fibers and electrophoretic movement of fluid in the fibers). Fibers in two cartomizers had green deposits that contained copper. Centrifugation of the fibers produced large pellets containing tin. Tin particles and tin whiskers were identified in cartridge fluid and outer fibers. Cartomizer fluid with tin particles was cytotoxic in assays using human pulmonary fibroblasts. The aerosol contained particles >1 µm comprised of tin, silver, iron, nickel, aluminum, and silicate and nanoparticles (<100 nm) of tin, chromium and nickel. The concentrations of nine of eleven elements in EC aerosol were higher than or equal to the corresponding concentrations in conventional cigarette smoke. Many of the elements identified in EC aerosol are known to cause respiratory distress and disease.

Conclusions

The presence of metal and silicate particles in cartomizer aerosol demonstrates the need for improved quality control in EC design and manufacture and studies on how EC aerosol impacts the health of users and bystanders.

Última edição por dcs.cout em Sex Maio 03, 2013 9:36 am, editado 1 vez(es)
dcs.cout
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 309

Re: Metal and Silicate Particles Including Nanoparticles Are Present in Electronic Cigarette Cartomizer Fluid and Aerosol

Mensagem por smaska em Qui Maio 02, 2013 9:37 pm

É... acho que vou parar de usar cartos quando acabarem os últimos que pedi. Pelo menos fico livre do estanho da solda, do cobre e dos resíduos do material de enchimento. Vou ficar nos claros e dripping attys até que outra pesquisa ou o argumento de alguém do fórum me faça mudar de idéia.
smaska
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 906

Re: Metal and Silicate Particles Including Nanoparticles Are Present in Electronic Cigarette Cartomizer Fluid and Aerosol

Mensagem por dragonet em Qui Maio 02, 2013 9:39 pm

gostei dos comentários feitos na pagina do artigo.
o ultimo...
"The dose makes the poison. Without knowing the dose everything is scary, even water"
dragonet
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 4607

Mensagem por smaska em Qui Maio 02, 2013 9:55 pm

Já tinha ouvido esta frase, mas não sabia onde. O Google me disse a origem: Paracelso, médico e alquimista suíço, século XVI. Pura verdade.
smaska
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por dragonet em Qui Maio 02, 2013 10:06 pm

nos comentários é questionado que não é dito no estudo qual a quantidade de silica, cobre e outros metais é prejudicial a saude.
é uma boa pergunta.
em outro comentário é dito que um trabalhador pode respirar uma quantidade muito maior que a encontrada no estudo.
mas, smaska, eu não quero ser o responsável por voce mudar de ideia.
eu, continuo usando meus cartos (boge e smoktech)
dragonet
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Mensagem por smaska em Qui Maio 02, 2013 10:26 pm

Hehe. Tudo bem. Vou também usar os meus, que ainda não chegaram, até acabarem.

O que me impressionou mais foi os níveis de algumas substâncias serem maiores do que as encontradas no analógico. A gente já tem aquela repulsa natural ao cigarro e acha que tudo que o compõe vem em dose letal. Você tem toda a razão de que deve-se considerar sempre esta questão da dose que seria nociva, que grau de nocividade seria esse, etc. No entanto, na dúvida, age-se por instinto e cada um tem o seu. Se a pesquisa não fosse restrita aos cartos eu também não deixaria de vaporar. Smile
smaska
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por dragonet em Qui Maio 02, 2013 10:32 pm

é bom que o assunto ecig gere tanta pesquisa. mas ainda quero ler aquela cujos resultados sejam irrefutáveis, sem margem para dúvida
dragonet
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Mensagem por dcs.cout em Qui Maio 02, 2013 10:32 pm

Obrigado por apontar os comentários drago!

Talvez os volumes dos metais no vapor não sejam altos o suficiente para fazer qualquer mal mesmo. Provavelmente comer peixe te traz mais metais tóxicos (absorvidos pelo peixe da água poluida) do que os e-cigs.

Mas ainda assim acredito que qualquer pesquisa negativa de grande porte possa influenciar na decisão da FDA, e consequentemente da ANVISA e da mídia em geral.

Triste é o problema ser, em todos os casos, culpa de má qualidade de produção - e não inerentes ao e-cig. Espero que isso seja levado em consideração.

dcs.cout
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Vinnie em Qui Maio 02, 2013 10:42 pm

drago, normalmente concordo contigo, mas nessa vou discordar. Não existe pesquisa sem margem de dúvida, ainda mais quando se trata de uma pesquisa na área da saúde. Se um bom cientista tem alguma certeza, é de que certezas não existem.

No mais, acho algo a se avaliar sim, embora a pesquisa falhe em não dizer qual a quantidade encontrada (teria de ler a pesquisa completa pra ter certeza de que não fala mesmo, isso parece um resumo). É uma falha comum na literatura, mas não deixa de ser errado. De qualquer forma, acho interessante porque o foco do cara não é na proibição e sim no controle de qualidade. Isso dá um pouco mais de credibilidade, na minha opinião. Além disso, ele não fala que faz mal e sim que é potencialmente danoso, necessitando de mais estudos. Achei a postura dele bem razoável.

SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 2052

Mensagem por smaska em Qui Maio 02, 2013 10:42 pm

Também quero, mas parece mesmo muito difícil. Tanta pesquisa na medicina que muda ao longo do tempo...

Falar nisso, a quantas anda o ovo? Passei a vida inteira ouvindo que "ovo faz mal", "ovo faz bem", "ovo faz mal", "ovo faz bem", ... Hehe
smaska
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por dcs.cout em Qui Maio 02, 2013 10:51 pm

@Vinnie

Se não o visitou, o paper completo está linkado no post inicial.

Por conveniência, aqui está o link novamente.
dcs.cout
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Vinnie em Sex Maio 03, 2013 9:27 am

dcs.cout, valeu, passou batido mesmo.

Eu olhei rapidamente, porque estou meio ocupado aqui. Aparentemente ele mostra sim a quantidade e a concentração dos metais nos vapores do e-cig. O que ele não faz (na minha opinião, acertadamente) é dizer o quanto faz mal e o quanto seria absorvido. O estudo não tinha esse objetivo e seria necessário algo muito mais sofisticado para que essa informação fosse levantada. A ciência anda devagar, sempre.

Eu sei que é sempre ruim ouvir falar dos perigos do e-cig, mas continuo achando um estudo razoável e bastante honesto. Ele verificou quantidades de metais perigosos no vapor e sugeriu que eles podem ser absorvidos pelo pulmão e fazer mal. Foi bastante específico quanto ao fato de ter usado cartomizadores de diversos vendedores e limitou suas conclusões a este equipamento. Talvez tenha escolhido eles porque há muitos e-cigs que usam cartos, particularmente os parecidos com o analógico, que são os que aparecem na TV na maioria das vezes.

Eu gostei do estudo e vou evitar cartos a partir de agora. Claro que não dá pra ter certeza do quanto ou mesmo se faz algum mal; mas a substituição é muito simples e, pra ser honesto, eu já uso claros quase que exclusivamente. Agradeço ao dcs.cout por ter compartilhado o estudo e fico aguardando a comunidade científica se engajar ainda mais no assunto.

SUPER EXPERT

Mensagem por dragonet em Sex Maio 03, 2013 9:47 am

@vinnie
eu só estava sendo "sonhador"...rs
como dizem, certeza mesmo, só temos uma na vida.
dragonet
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Mensagem por Vinnie em Sex Maio 03, 2013 10:11 am

drago, tranquilo Wink Só estava defendendo o meu, já que trabalho com pesquisa e hoje me considero um cientista.
Eu gosto de ter acesso direto aos estudos, a imprensa costuma deturpar muito as informações e acho que as maiores broncas do povo com os estudos são culpa da imprensa e da má divulgação e não dos pesquisadores em si.

SUPER EXPERT

Mensagem por RenatoM em Sex Maio 03, 2013 10:19 am

Putz!

Comprei semana passada 3 caixas de cartos com 5 unid. em cada ! Todos da Smoktech Sad

Sofri............
RenatoM
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 610

Mensagem por smaska em Sex Maio 03, 2013 11:07 am

E eu estou com 10 Boge a caminho. Vou consumir e depois devo parar, mas se eu tivesse tanques de vidro, com parafuso para refill, etc. eu iria pensar um pouco mais sobre esta decisão. Smile

Também achei o estudo sério e bem feito. Fui direto no original quando vi o tópico.
smaska
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por dcs.cout em Sex Maio 03, 2013 11:23 am

@Vinnie

Bom saber que tem outro acadêmico por aqui. Trabalho em um laboratório da UFRJ.

PS: Queria entender a razão da hegemonia dos avatares monocromáticos nesse tópico.
dcs.cout
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Vinnie em Sex Maio 03, 2013 1:20 pm

dcs.cout, bacana.
Eu trabalho na USP, faço assessoria em métodos de pesquisa e análise estatística e também trabalhos técnicos, ajudando nas coletas, montagem de delineamentos e manipulação de equipamentos. Fora as outras coisas que a gente acaba tendo de fazer Laughing

E eu não tinha reparado nos avatares rs

SUPER EXPERT

Mensagem por smaska em Sex Maio 03, 2013 1:32 pm

Lendo a pesquisa estive pensando se não daria para fazer uma espécie de filtro magneto-mecânico. Algumas das partículas encontradas são ferromagnéticas como o níquel e o ferro. Poderia se pensar um um imã que as atraísse para longe de nossos pulmões. As demais partículas talvez possam ser filtradas mecânicamente, embora eu não tenha a menor idéia de como colocar isso em prática. Não deve ser fácil porque são partículas muito pequenas e tem que deixar passar o sabor, a nicotina, etc. Talvez inviável. Não sei. Estou jogando a idéia ao vento.

@dcs.cout
Estudei naquela ilha, mas me afastei da pesquisa faz tempo.
Meu e-pipe tem uma corzinha. hehe

smaska
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Karakuta em Sex Maio 03, 2013 7:01 pm

Me pareceu um estudo sério e bem feito.

Agora, é de bom senso deduzir que cartos com enchimento, em contraposição aos outros sistemas, são mais propensos a este tipo de ocorrência.

Por isso, procuro seguir a linha do [b]"quanto mais simples, melhor"[/b] (aliás já defendida, também, pelo dragonet em outro tópico).

Já usei muito DCT, mas sempre me incomodou saber que tinha pontos de solda, além do enchimento. Tão logo apareceram outros sistemas com desempenho equivalente, mudei.

Mas também não é pra sair gritando desesperado. O risco é sob uso contínuo ao longo de um tempo razoável. E é isso com que temos que nos preocupar, afinal espero vaporar por muitas décadas ainda.

Abraços.
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 3460

Mensagem por dcs.cout em Sex Maio 03, 2013 7:44 pm

@smaska
Acabei pegando carinho pela ilha do fundão. Nem sei como. Antigamente nem gostava de estudar Wink

Ahn, e o e-cig no avatar do drago tb tem a ponta colorida. Considere que na mão do meu samurai tem um belo mod colorido tb, em forma de cabo de katana ou sei lá.

@Vinnie
Faço mestrado na engenharia civil, área de concentração em sistemas computacionais, a linha de pesquisa é otimização e métodos computacionais inspirados na natureza. Aff, é muito nome.

E trabalho como pesquisador/desenvolvedor/analista de sistemas em um laboratório de pesquisa especializado em métodos computacionais aplicados a offshore.

E agora o Karakuta, mantendo a hegemonia dos avatares monocromáticos. Esse tópico, por si só, é digno de um estudo.
dcs.cout
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por zarapa em Sex Maio 03, 2013 8:04 pm

@Smaska e @Vinnie poderíamos fazer um levantamento dos acadêmicos por aqui. Eu sou professor da Universidade de Brasília (UnB). Grande abraço,
zarapa
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 525

Mensagem por Vinnie em Sex Maio 03, 2013 8:14 pm

ô zarapa, que beleza! Gosto muito da UnB, apesar de saber dos problemas que vocês tem por aí também. Seria legal saber dos acadêmicos por aqui mesmo, qual é sua área?

E dcs.cout, não entendi nada do que você falou Laughing . Na verdade meu irmão é computeiro e fez mestrado numa área meio parecida, então até tenho uma ideia. Meu mestrado é em Psicobiologia e ainda estou preparando o doutorado, acabei arrumando esse trampo e ele é ótimo, mas me tomou bastante tempo.

SUPER EXPERT

Mensagem por zarapa em Sex Maio 03, 2013 8:46 pm

@Vinnie, sou do Instituto de Geociências. Minha graduação é na área de Engenharia, mestrado em Sensoriamento Remoto, doutorado e pós-doutorado em Sistemas de Informações Geográficas. O sufoco po aqui é aquele mesmo que vcs devem estar acostumados por aí. Acho que já estou habituado e vamos tocando o barco e tentando fazer o melhor possível. Um abraço,
zarapa
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 525

Mensagem por Karakuta em Sab Maio 04, 2013 12:18 am

My god! Vou sair de fininho ...

Só tem doutor e mestre aqui. Justo eu que academia nem de ginástica.

Parabéns a vocês. Sinto-me honrado em participarmos do mesmo fórum.

Abraços.
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 3460

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: