E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!

E-Cig.ForumBrasil.net

Sobre substâncias tóxicas presentes no cigarro

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Sobre substâncias tóxicas presentes no cigarro

Mensagem por RenatoM em Ter Abr 23, 2013 3:14 pm

Vinnie escreveu:n2ooops, acho que porque, ao contrário do cigarro, existem quantidades saudáveis para consumo de álcool; um copo de vinho por dia até faz bem. Por isso os avisos em bebidas são sempre em relação aos excessos, esses existem.

Estudos "recentes" alegam que qualquer quantidade de álcool NÃO faz bem...Nem em pequenas doses...Eles dizem que seria melhor substituir o vinho por suco de uva natural !

Eles quem Mr Renato ? Os médicos !
Cadê a fonte ? Sei lá ! Eu vi isso no PC na minha cunhada que é médica e estava ajudando a realizar esse estudo com mais 20 médicos em torno do álcool e da cafeína. Duas das "drogas" legalizadas mais comercializadas/consumidas no país !

OFF Topic: Interessante que o café não apresentava aumento de pressão sanguínea na maioria das pessoas.......Viviam dizendo que café aumenta pressão ! rs

Mas sei lá !
RenatoM
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 610

Mensagem por n2ooops em Ter Abr 23, 2013 4:31 pm

Então, partindo de fazer bem ou mal, gordura trans faz mal, mas mesmo assim é comercializada.
Temos infinitos exemplos, o que não podemos é deixar o lobby das industrias do tabaco mandando assim...
n2ooops
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 189

Mensagem por Vinnie em Ter Abr 23, 2013 4:54 pm

RenatoM, eu sou pesquisador e conheço esse estudo. Na verdade, mostraram que o vinho em si não faz diferença e que pode ser uva. Agora, o fato de não precisar ser vinho, não quer dizer que ser vinho não faça bem, apenas que tanto faz ser vinho ou suco de uva. A sugestão de substituir um pelo outro é que álcool é sempre um risco, pois um copo chama o outro. Médicos tendem a ser conservadores, pro bem e pro mal.

Eu nunca li um estudo que dissesse que tomar pequenas quantidades de álcool faz mal, mas isso não quer dizer que não existe algum. Até onde sei e é divulgado no meu meio, pequenas quantidades não fazem mal.

E o exemplo da gordura é o mesmo. Gordura em pequena quantidade não tem problema, o que não pode é exagerar. Existem diversas dúvidas sobre o fato de gorduras saturadas fazerem mal na literatura e nenhuma dúvida sobre o cigarro fazer mal. Feliz ou infelizmente, nossas políticas públicas são muito influenciadas por esse tipo de estudo.

SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 2052

Mensagem por smaska em Ter Abr 23, 2013 6:59 pm

Sobre apresentar à ANVISA, os estudos sobre e-cig, SHIGAS escreveu:A pergunta que não quer calar.... QUEM?
Também não sei responder isso, mas lendo a resolução da ANVISA, me parece que o interessado em registrar um determinado produto teria que apresentar os estudos em conjunto com o pedido. Por isso, uma grande empresa que quisesse atuar em nosso mercado poderia providenciar isso. Se não fez até agora deve ser porque ninguém se interessou ou os estudos ainda não têm a conclusão que se espera para que a ANVISA aprove.

Note que o art 2º da resolução deixa a porta aberta para registro de produtos de e-cig quando acompanhados de estudos científicos que comprovem o que a ANVISA quer. Por que ninguém ainda entrou por esta porta eu não sei mesmo. Só se pode conjecturar.
smaska
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 906

Mensagem por Vinnie em Ter Abr 23, 2013 10:53 pm

Pois é. Eu sei que tem estudos sendo feitos no HC, mas essas coisas normalmente demoram e não sei se eles querem que seja liberado também. Um problema é que quando o cigarro começou a ser vendido não tinham essas exigências e proibir é bem mais difícil do que não liberar, porque a pressão contra é mais forte.

SUPER EXPERT

Mensagem por SHIGAS em Qua Abr 24, 2013 11:07 am

Legal Vinnie.... bom saber...
Vou dar uma fuçada.. Tenho um sobrinho que trabalha no Depto de Pesquisas do HC.... vamos ver a quantas anda....rsrs
SHIGAS
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 2203

Mensagem por Vinnie em Qua Abr 24, 2013 12:18 pm

Jóia SHIGAS, se tiver novidade me avise.
Eu fiquei sabendo pela médica que foi lá naquele programa praquela entrevista doida comigo, ela trabalhava no órgão de controle de tabagismo do HC (não lembro o nome). Eu tenho o cartão dela em algum lugar na minha casa, se você achar que ajuda, eu acho ele e te passo o nome dela por MP. Ela até tinha um e-cig na bolsa e falou que eles estavam fazendo pesquisas, com foco principal em redução de danos. Segundo ela, uma das dificuldades era a falta de controle na produção dos juices, o que acabava trazendo muitas variáveis diferentes pra cada fabricante. Como não tem uma padronização, fica difícil saber qual fórmula usar pros estudos.

SUPER EXPERT

Mensagem por smaska em Qua Abr 24, 2013 12:27 pm

Vinnie escreveu:Segundo ela, uma das dificuldades era a falta de controle na produção dos juices, o que acabava trazendo muitas variáveis diferentes pra cada fabricante. Como não tem uma padronização, fica difícil saber qual fórmula usar pros estudos.
Por isso que é difícil acontecer algo como uma liberação dos e-cig genericamente falando. Acho mais fácil acontecer de produto em produto, como exige a resolução da ANVISA.

Bom saber sobre os estudos do HC!
smaska
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por SHIGAS em Qua Abr 24, 2013 12:53 pm

Vinnie escreveu:...Segundo ela, uma das dificuldades era a falta de controle na produção dos juices, o que acabava trazendo muitas variáveis diferentes pra cada fabricante. Como não tem uma padronização, fica difícil saber qual fórmula usar pros estudos.
Mas aí é que está... Se for legalizado, cabe a mesma (ANVISA) regular isso não é?....
SHIGAS
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 2203

Mensagem por Vinnie em Qua Abr 24, 2013 1:22 pm

hum... concordo com você SHIGAS. Mas acho que, como não existe regulamentação clara em lugar nenhum, teria de testar todas as variantes para verificar os malefícios ou benefícios de cada uma. De fato isso pode ser responsabilidade da ANVISA, mas atrasa o processo como um todo. Como já não há muito interesse...

Uma coisa que tenho ouvido muito também é que a política sobre tabagismo acabou caindo no "tolerância zero". Dessa forma, os esforços estão sendo sempre no sentido de inibir que alguém fume ou use substâncias como o cigarro. Acho que parte da resistência em se fazer estudos vem daí. Eu discordo veementemente dessa política, acho que cada um deve decidir o que vale a pena correr o risco ou não (talvez com exceções pra drogas muito perigosas), mas não parece ser o caminho que o Brasil adotou.

SUPER EXPERT

Mensagem por smaska em Qua Abr 24, 2013 3:49 pm

SHIGAS escreveu:Mas aí é que está... Se for legalizado, cabe a mesma (ANVISA) regular isso não é?....
Em tese, já está regulando ao exigir que sejam apresentados estudos científicos para permitir que um determinado produto entre no mercado nacional e ao proibir que sejam comercializados e importados produtos que não passem por este crivo. É exatamente a mesma política que ela usa para os demais produtos ligados a área de saúde como, por exemplo, os remédios.

Por outro lado, eu também acho que o governo (seja através da ANVISA ou não) deveria ser mais proativo nestas questões. Tabagismo é um sério problema social e o Estado não deveria ignorar os fortes indícios de que a solução pede passagem.
smaska
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: