E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!

E-Cig.ForumBrasil.net

Sobre substâncias tóxicas presentes no cigarro

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por SHIGAS em Seg Abr 22, 2013 11:36 am

Ao todo são 5.315 substâncias (cerca de 4.7 mil nocivas) na fumaça do cigarro. O nº pode chegar a 8.622 se também forem considerados os compostos presentes na folha do tabaco e os aditivos industriais. Eles são inseridos artificialmente para turbinar o cigarro em vários aspectos, como dar sabor e aroma mentolados ao fumo, diminuir a irritação (tornando a fumaça mais palatável) e potencializar os efeitos da nicotina. Documentos da indústria tabagista comprovam que já se cogitou a adição de antiinflamatórios, anestésicos locais e até moderadores de apetite para diminuir ou mascarar os efeitos danosos do vício. Isso só foi descoberto depois que a justiça dos EUA determinou que a indústria do tabaco disponibilizasse seus dados internos, incluindo relatórios de pesquisa, afirma Andre Luiz de Oliveira, da gerência de produtos derivados do tabaco, da ANVISA. Quando inalada, essa mistura venenosa, que inclui solventes orgânicos, ácidos, metais pesados e até mesmo materiais radioativos, prejudica demais o organismo, causando alergias, intoxicações nos pulmões, doenças cardíacas, cegueira, impotência e vários tipos de câncer.

Mistura Pesada
Conheça os ingredientes mais sinistros do fumo:

MAIS LETAL
Substância: Nicotina
O que causa: É considerada a substância mais mortífera do cigarro, já que é a responsável pela dependência química. Quanto mais o fumante consome cigarros, mais exposto fica a outras milhares de substâncias químicas.

MAIS ABUNDANTE
Substância: Monóxido de Carbono
O que causa: O mesmo gás inflamável expelido pelos escapamentos de veículos se liga às hemácias do sangue de forma permanente, impedindo o transporte eficaz de oxigêncio no corpo.

MAIS RADIOATIVO
Substância: Plutônio
O que causa: Esse metal, emissor de radiação alfa, utilizado em armas nucleares, é altamente cancerígeno, muito associado ao câncer de pulmão. Tem efeito cumulativo e a ingestão de pequenas quantidades prejudica o funcionamento dos rins.
Outras substâncias radioativas, como Urânio e Chumbo, também estão presentes.

CANCERÍGENOS
Substâncias: Nitrosaminas, policíclicos e metais pesados (arsênio, cádmio, etc.)
O que causam: São associados a cânceres do pulmão, além dos de esôfago e língua (nitrosaminas), de mama (policíclicos aromáticos) e de próstata (metais pesados).
O fumo está associado a 95% dos casos de câncer de pulmão e 30 % de todos os outros cânceres

VENENO PARA ANIMAIS
Substância: Cianeto de hidrogênio
O que causa: Esse gás incolor, usado no combate a pragas, cupins e baratas, combna-se com o ferro da hemoglobina, bloqueando a recepção do oxigênio pelo sangue. Em alta concentração, pode matar por sufocamento químico.

Outras informações:
A indústria tabagista cogitou adicionar Amônia (produto usado na limpeza de azulejos e corrosivo para o nariz) para potencializar o efeito da nicotina.
O Cianeto foi usado como arma química na 1ª Guerra Mundial, nas Câmaras de gás da 2ª Guerra e na execução de condenados à morte nos EUA.

Fonte: Revista Mundo Estranho(Ed. Abril) Abril/2013

Última edição por SHIGAS em Seg Abr 22, 2013 11:57 am, editado 1 vez(es)
SHIGAS
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 2203

Re: Sobre substâncias tóxicas presentes no cigarro

Mensagem por n2ooops em Seg Abr 22, 2013 11:54 am

E isso ai é liberado -.-
Me da até nojo o Brasil.
n2ooops
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 189

Mensagem por dragonet em Seg Abr 22, 2013 12:45 pm

muito triste, para quem fuma tongue
dragonet
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 4607

Mensagem por Vinnie em Seg Abr 22, 2013 1:01 pm

Boa matéria.

Eu só fico meio assim de chamar a nicotina de "mais letal". Entendo a lógica por trás da afirmação, já que a dependência é principalmente por causa dela, mas quem mata mesmo são as outras substâncias.

Última edição por Vinnie em Seg Abr 22, 2013 1:22 pm, editado 1 vez(es) (Razão : eu tinha escrito nOcotina rs)

SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 2052

Mensagem por SHIGAS em Seg Abr 22, 2013 1:21 pm

Vinnie escreveu:Boa matéria.

Eu só fico meio assim de chamar a nocotina de "mais letal". Entendo a lógica por trás da afirmação, já que a dependência é principalmente por causa dela, mas quem mata mesmo são as outras substâncias.
Exatamente isso Vinnie... Quando li a primeira vez, fiquei meio pensativo... só entendi o porquê, após a segunda leitura...rsrs
SHIGAS
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por dario nascimento em Seg Abr 22, 2013 1:54 pm

Boa shigas....
Muita coisa ruim reunida.
dario nascimento
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 6598

http://darioreviewecig.blogspot.com.br/

Mensagem por RenatoM em Seg Abr 22, 2013 3:16 pm

Plutônio..... drunken

RenatoM
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 610

Mensagem por n2ooops em Seg Abr 22, 2013 3:54 pm

RenatoM escreveu:Plutônio..... drunken

A anvisa ZOA mto!
n2ooops
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por SHIGAS em Seg Abr 22, 2013 4:02 pm

Por mais nocivo que seja um ou outro....
Comparando 8.6 mil substâncias com 4/5 dos e-juices...
tsc tsc tsc... Essa ANVISA.... Mad
SHIGAS
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por RenatoM em Seg Abr 22, 2013 4:11 pm

n2ooops escreveu:
RenatoM escreveu:Plutônio..... drunken

A anvisa ZOA mto!

Essa anvisa sempre de brinks com a galera ! Laughing Laughing
RenatoM
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por sergio lisboa em Seg Abr 22, 2013 5:26 pm

adorei shigas !
sergio lisboa
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 186

Mensagem por n2ooops em Seg Abr 22, 2013 6:07 pm

Galera, mals a pergunta, mas já existe algum abaixo-assinado para liberação dos e-cigs?
n2ooops
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por DeaVap em Seg Abr 22, 2013 7:25 pm

Vinnie escreveu:Boa matéria.

Eu só fico meio assim de chamar a nicotina de "mais letal". Entendo a lógica por trás da afirmação, já que a dependência é principalmente por causa dela, mas quem mata mesmo são as outras substâncias.

[2]... levando em consideração a quantidade de brasileiros "leitores mau entendedores" periga o povo sair dizendo por aí que o que mata no cigarro é a nicotina e aí já viu, né?? Vai sobrar pra nós...rsrsrs
DeaVap
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Feminino Mensagens : 2267

Mensagem por smaska em Seg Abr 22, 2013 10:50 pm

n2ooops escreveu:já existe algum abaixo-assinado para liberação dos e-cigs?
Acho que abaixo-assinado não vai adiantar. O que adiantaria seria pedido de registro de produto acompanhado de estudos, como, inclusive, está previsto no art. 2º da famigerada RDC 46/2009 da ANVISA que copio abaixo. Note que a proibição é relativa e baseada no princípio da precaução: "não sei as consequências, então não permito". Está tudo em aberto ainda. Há esperanças.

Teria que uma Joyetech da vida ter real interesse de entrar no mercado nacional e associar-se a alguma entidade ligada a área de saúde para bancar isso aí.

Uma outra coisa que poderia catalizar a liberação é uma aclamação mundial, com uma avalanche de processos de liberação mundo afora. A gente poderia ir na onda, pegar o vácuo. Os estudos do art. 2º iriam aparecer rapidinho para não ficarmos isolados.

Minha humilde opinião.
ANVISA, RDC 46/2009 escreveu:Art. 2º A admissibilidade pela ANVISA do peticionamento do Registro dos Dados Cadastrais de qualquer dispositivo eletrônico para fumar, especialmente os destinados ao tratamento do tabagismo ou à substituição de cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo e similares no hábito de fumar, dependerá da apresentação de estudos toxicológicos e testes científicos específicos que comprovem as finalidades alegadas.
§ 1o. O estudo toxicológico e os testes mencionados no caput
deste artigo devem ser conduzidos em conformidade com protocolose métodos científicos internacionalmente reconhecidos e aceitos, acompanhados da avaliação de risco de agravo à saúde do usuário e a comprovação da não contaminação do ambiente com compostos tóxicos.
§ 2o. Todos os resultados dos estudos toxicológicos e dos testes mencionados no caput deste artigo estarão sujeitos à análise técnica e aprovação pela ANVISA.
§ 3º. Ainda que obtido o Registro de que trata o caput do art. 2º fica proibida a venda, fornecimento, ainda que gratuitamente, ministração ou entrega, de qualquer forma, à criança ou adolescente, de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar.

PS: ... mas se tiver abaixo-assinado, conte com minha assinatura. Smile
smaska
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 906

Mensagem por SHIGAS em Ter Abr 23, 2013 9:20 am

Bom pessoal,

Em relação ao tema abaixo-assinado, é bom saber que legalmente, no Brasil abaixo-assinados on-line (que acho que seria o nosso caso no momento) ainda não dão resultados, uma vez que, a Lei nº 9707, que regulariza as leis de iniciativa popular, só aceita petições assinadas de verdade. Foi uma delas, por exemplo, que iniciou a criação da lei de Crimes hediondos, após o assassinato da atriz Daniela Perez (1992).

As versões on-line podem ser recebidas pela Câmada dos Deputados como "sugestão de iniciativa legislativa".

O grande problema dessas campanhas (no caso das "on-line") é a desconfiança quanto à veracidade das assinaturas. Quem garante que são de pessoas reais?

A boa notícia é que há um projeto de lei (PL 129/2010), que pretende oficializá-las.

Ou seja, por enquanto, não é viável ainda.....
SHIGAS
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por n2ooops em Ter Abr 23, 2013 9:41 am

Concordo que é difícil mas temos que partir de algum lugar... Até mesmo se cada pessoa em sua cidade faça um abaixo-assinado nos moldes aceitos para leis de iniciativa popular.

---

Smaska, não penso na liberação do e-cig como um método antitabagismo, penso na liberação pois já é liberado cigarro, charuto, cachimbo... Não existem motivos reais de proibir o e-cig.
n2ooops
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Vinnie em Ter Abr 23, 2013 10:29 am

SHIGAS, concordo que petições online ainda carecem de credibilidade, mas vamos combinar assinaturas "reais" também não são muito difíceis de fraudar. Basta saber o CPF e rasurar qualquer coisa, até porque ninguém usaria a sua assinatura oficial do banco numa petição.

Eu acho que deveria ter algum tipo de sistema de verificação de identidade online pra esse tipo de coisa, seria muito útil e não me parece difícil de implementar. Assinaturas eletrônicas são usadas em vários lugares, está na hora da gente entrar nessa brincadeira. Imagina coletar assinaturas pessoalmente em um país gigantesco como o Brasil, dá um trabalho dos infernos. Esse tipo de restrição só ajuda quem não quer mudar nada.

Mas concordo que o mais importante nos e-cigs é continuar com os estudos. Eu acho que enquanto não for comprovado que ele é menos danoso, não vai haver uma discussão séria quanto à liberação. Mesmo que percebamos no nosso dia a dia a melhora na saúde, isso não é considerado como uma prova definitiva.

SUPER EXPERT

Mensagem por n2ooops em Ter Abr 23, 2013 11:14 am

Vinnie escreveu:
Mas concordo que o mais importante nos e-cigs é continuar com os estudos. Eu acho que enquanto não for comprovado que ele é menos danoso, não vai haver uma discussão séria quanto à liberação. Mesmo que percebamos no nosso dia a dia a melhora na saúde, isso não é considerado como uma prova definitiva.

Mas o que considero absurdo é a proibição tendo em contrapartida a liberação do cigarro, charuto, cachimbo, dentre outros...
Acho complicado bater na tecla de liberação por ser menos danoso, mas a liberação pois tudo já é liberado me parece mais óbvia...

Smile
n2ooops
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por SHIGAS em Ter Abr 23, 2013 11:19 am

Vinnie escreveu:SHIGAS, concordo que petições online ainda carecem de credibilidade, mas vamos combinar assinaturas "reais" também não são muito difíceis de fraudar. Basta saber o CPF e rasurar qualquer coisa, até porque ninguém usaria a sua assinatura oficial do banco numa petição.

....

Em tratando-se de Brasil, não é difícil fraudar mesmo.... é mais pela aceitação, devido à legislação atual ...

Também concordo que, antes de se pleitear algo, é bom que tenhamos estudos sérios com pesquisas mais profundas, comprovando a inofensividade (ou não) dos e-cigs...

Bom vapor!!!
SHIGAS
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por RenatoM em Ter Abr 23, 2013 1:18 pm

SHIGAS escreveu:
Vinnie escreveu:SHIGAS, concordo que petições online ainda carecem de credibilidade, mas vamos combinar assinaturas "reais" também não são muito difíceis de fraudar. Basta saber o CPF e rasurar qualquer coisa, até porque ninguém usaria a sua assinatura oficial do banco numa petição.

....

Em tratando-se de Brasil, não é difícil fraudar mesmo.... é mais pela aceitação, devido à legislação atual ...

Também concordo que, antes de se pleitear algo, é bom que tenhamos estudos sérios com pesquisas mais profundas, comprovando a inofensividade (ou não) dos e-cigs...

Bom vapor!!!

Inofensivo ele não é ! rsrs

Mas pelos poucos estudos já publicados, percebe-se que é MUITO menos danoso que o analógico !

Acho que o problema principal da liberação do E-cig pela anvisa ( vamos ser práticos, já que sabemos que ela tá "cangando" para nossa saúde ) é sobre $$ !
Como poderia ser tributado ?

Eletrônicos ?
Produtos farmacêuticos ?
Fumo ?

RenatoM
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Vinnie em Ter Abr 23, 2013 1:24 pm

Eu vou dar uma de advogado do diabo aqui, só pra mostrar que tem alguma lógica liberar os analógicos e não os e-cigs.

Todo mundo sabe dos males do cigarro e a maioria deles é bem estabelecida em termos de causas. Por isso é possível divulgar essas informações, colocar avisos nos maços e daí compra quem quiser. O problema com os e-cig é que, embora tudo indique que é bem melhor que o convencional, não dá pra saber o quanto faz mal e, com isso, não dá pra alertar as pessoas dos riscos envolvidos no seu consumo.

É claro que eu não sou ingênuo de achar que o problema todo é só isso, mas eu acho esse o único argumento razoável pra proibição e tende a ser aquele nos quais as agências se apoiam oficialmente para acobertar os outros, como interesses econômicos e médicos paranóicos. Por essa razão que eu apoio tanto os estudos, pois acabaria com esse argumento.

SUPER EXPERT

Mensagem por n2ooops em Ter Abr 23, 2013 2:04 pm

Vinnie, concordo com o que citou...
Só acho que deveria colocar um anuncio que faz mal e boa...
No verso da "caninha" não vem escrito que causa cirrose, cancer, falência hepática etc...
n2ooops
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por smaska em Ter Abr 23, 2013 2:24 pm

n2ooops escreveu:Smaska, não penso na liberação do e-cig como um método antitabagismo, penso na liberação pois já é liberado cigarro, charuto, cachimbo... Não existem motivos reais de proibir o e-cig.
Estou ciente e concordo com você, mas acho que o melhor caminho para a liberação seria atacar os motivos alegados pela ANVISA para não faze-lo. Se ela pede estudos, então que venham os estudos. Smile
smaska
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 906

Mensagem por SHIGAS em Ter Abr 23, 2013 2:40 pm

smaska escreveu:
...Estou ciente e concordo com você, mas acho que o melhor caminho para a liberação seria atacar os motivos alegados pela ANVISA para não faze-lo. Se ela pede estudos, então que venham os estudos. Smile
Concordo!

A pergunta que não quer calar.... QUEM?
SHIGAS
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por Vinnie em Ter Abr 23, 2013 2:59 pm

n2ooops, acho que porque, ao contrário do cigarro, existem quantidades saudáveis para consumo de álcool; um copo de vinho por dia até faz bem. Por isso os avisos em bebidas são sempre em relação aos excessos, esses existem.

SUPER EXPERT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: