E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!

E-Cig.ForumBrasil.net

Minha experiência: Analógico x (N)Arguile x E-cig

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Minha experiência: Analógico x (N)Arguile x E-cig

Mensagem por ralf em Ter Dez 11, 2012 11:49 am

Boa tarde a todos

Já tem alguns dias que eu estava querendo relatar minhas impressões sobre o e-cig aqui no fórum e resolvi aproveitar o momento para fazer uma comparação pessoal bem básica e prática. Minha intenção não é discutir aspectos técnicos científicos sobre eles, mesmo porque os estudos existentes são bem contraditórios, questionáveis e incompletos, (quem está na área da saúde e está acostumado com pesquisa nesta área, sabe do que eu estou falando).

Eu fumo cigarros desde os 13 anos (daqui 2 dias completo 30) !! É muito tempo de escravidão, burrice, comodismo, etc... Todos temos que concordar que começar a fumar é uma decisão bem idiota, seja lá qual for o motivo, não há justificativa boa o suficiente. Por isso, é claro que a melhor das opções é não fumar nem vaporar nada... mas para quem já esta nessa talvez ache interessante.

O cigarro "analógico", ao meu ver, é o mais prático de todos. Pode ser comprado em qualquer lugar, sem frete, sem demora. Fácil de transportar. O gasto é diluído, fracionado, é para muitas pessoas até menor. Não depende de luz. Não sofre com o desgaste e variações dos equipamentos eletrônicos... Por outro lado, deixa um cheiro insuportável no fumante e no ambiente, pode causar acidentes e mais importante do que tudo, faz muito, muiiito mal para a saúde do fumante e das pessoas perto dele. Mesmo tendo vantagens de uso, é a pior das opções especialmente a longo prazo.

O arguile ou narguile, é uma arte. A quantidade de fumaça produzida não se compara a nenhum outro equipamento, nenhum mesmo. Os sabores possíveis são incríveis e bem diferentes dos outros aqui comparados. O ritual por si só é muito prazeroso. Serve para uso pessoal ou em grupo. Com o uso correto, faz muito menos mal do que o cigarro comum (não vou entrar em detalhes aqui, mas por tudo que já pesquisei posso afirmar isso para vocês)... Por outro lado, tem um custo altíssimo, pois para conseguir uma sessão agradável e correta são necessários vários equipamentos de qualidade que não são encontrados no Brasil. A maioria das pessoas que já experimentaram o arguile não conhecem verdadeiramente o que é uma boa sessão, simplesmente porque não tem acesso ao equipamento certo, aos fumos especiais e o usam incorretamente (muito importante). Particularmente gosto muito do arguile, mas em função do custo, dos detalhes de uso e do trabalho de manutenção e montagem para mim não serve para uso continuo, somente em ocasiões especiais. Além do que, a quantidade de nicotina é ridiculamente pequena e não satisfaz o fumante tradicional. Quem tem curiosidade no assunto sugiro a leitura do blogdoarguile que é meio confuso mas tem varias informações e vídeos interessantes.

Finalmente, o E-CIG. Para mim, é a junção do melhor dos dois mundos. Ele não é tão prático como o analógico mas também não tão complicado como o arguile. Ele não tem os sabores e quantidade de fumaça que o arguile tem, mas produz vapor e sabor consideráveis e bem melhores do que o analógico. No começo, a adaptação pode ser penosa no entanto, com o tempo, tem condições de satisfazer o fumante plenamente (diferente do arguile). Com certeza, entre os 3 esta é a minha escolha para uso diário... os únicos problemas que percebo são: primeiro, diferente de um cigarro comum, que ficamos anos com o mesmo sem problemas, os sabores tendem a enjoar um pouco com o tempo, o que nos leva a interminável busca por líquidos novos; segundo, a quantidade de nicotina, não é algo tão fácil de acertar, particularmente estou tendo problemas nesta área, o de 12 é muito forte, o de 6 é muito fraco, misturando e fazendo de 9 nem sempre resolve, o sabor influencia nisso, o equipamento do momento influencia nisso; terceiro, a síndrome do colecionador, é muito fácil gastar rios de dinheiro atrás de novos lançamentos, equipamentos melhores ou reservas... principalmente na fase de adaptação em que se quer conhecer tudo e se compra muita coisa errada, muita coisa que ainda funciona e fica na gaveta porque comprou um mais interessante... além do que normalmente tem que ser feito compra fora do Brasil, com fretes altos, em outra moeda (com valores de uma outra cultura cujos salários tem outro poder de compra), em quantidades maiores para "compensar" a encomenda... além de que são eletrônicos e têm vida útil limitada tendo que ser substituídos, gerando um custo proporcional ao tempo de uso nem sempre compensador...etc; e por fim, quarto, eu acredito de verdade que o e-cig seja o que faz menos mal de todos, mas ninguém sabe disso com certeza absoluta ainda, sabemos que os produtos isolados de um bom e-liquid não fazem mal, porém, não se sabe ao certo se a mistura deles em alta temperatura, têm uma cinética e dinâmica seguras no corpo, não se sabe nem quanto de nicotina é realmente absorvido nestes casos, enfim, é algo a ser acompanhado.

Como eu disse antes, minha escolha, mesmo com todos os itens levantados é o e-cig. O melhor seria não usar nada, mas se for para usar alguma coisa que seja ele. A única coisa que temos que cuidar é com os gastos para não ter sustos no fim do mês, e, continuar acompanhando as noticias científicas sobre o assunto para saber sobre sua real segurança ( eu já observei algumas pessoas tratando o e-cig como totalmente inofensivo e até incentivando não fumantes a usarem, por favor se este for seu caso, não faça isso).

É claro que muita gente pensa diferente de mim, e, discorda em alguns pontos, respeito isso até porque a questão aqui não é dizer quem está certo ou errado... esta uma experiência pessoal, e por definição, não precisa ser igual a de ninguém.

Agradeço a todos pela paciência de ler este texto imenso e espero que a minha experiência seja útil para alguém que está pensando em experimentar a vida sem o cigarro comum.

obs: MINHA DICA para quem quer iniciar no vapor é: compre um kit bem portátil bom, tipo um joye 510 T branco ou um kit halo G6, isso ajuda na adaptação e causa menos estranheza (lembre de comprar as partes reservas tipo atomizador ou cartomizador do modelo) e compre um kit de independência para usar em casa, por exemplo uma bateria ego c twist + kanger t3 ou mini vivi nova ou stardust, todos com coil heads substituíveis. Compre também um líquido neutro em varias concentrações de nic 6, 12, 18 mas do mesmo sabor para você tentar definir seu nível. Recomendo (Prime 15 e Tribeca) halo, (RY4) joyetech. Só depois de tudo isso, se quiser, experimente outros equipamentos de maior valor ou maior qualidade, desse jeito é mais fácil direcionar e acertar nas compras futuras.

obs.2: Eu queria postar no tópico diários e testemunhos mas não estava liberado para mim

Obrigado
Rafael

ralf
INICIANTE
INICIANTE

Masculino Mensagens : 24

Re: Minha experiência: Analógico x (N)Arguile x E-cig

Mensagem por Lessa em Ter Dez 11, 2012 12:05 pm

Muito interessante seu testemunho... realmente vai servir de base para aqueles que estão se iniciando no vapor !!! Eu tb sou novato nesse mundo, não completei 2 meses de vapor ainda, mas até que estou bem controlado !!! Pretendo manter uma média de gasto de R$100,00 por mês (valor menor do que o gasto que tinha com os fedorentos). Se conseguir manter essa média, será só alegria. Mas que realmente dá vontade de sair comprando tudo que é líquido para testar e conhecer os sabores, isso dá !!! Very Happy

Lessa
INICIANTE
INICIANTE

Masculino Mensagens : 21

Mensagem por dragonet em Ter Dez 11, 2012 12:15 pm

muito bom depoimento, bem colocado e bem escrito.

para ter acesso precisa mandar a tal das 10 mensagens.
seja contido e mande um alo para mais 6 que se apresentam que seu acesso é liberado cheers
dragonet
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 4607

Mensagem por DeaVap em Ter Dez 11, 2012 12:20 pm

Muito bom o teu relato, Rafael..obrigada por compartilhar!

O tópico já foi movido para Diário e Testemunhos Wink

Abraços
DeaVap
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Feminino Mensagens : 2267

Mensagem por ralf em Sex Dez 14, 2012 10:38 am

DeaVap escreveu:Muito bom o teu relato, Rafael..obrigada por compartilhar!

O tópico já foi movido para Diário e Testemunhos Wink

Abraços

Obrigado

ralf
INICIANTE
INICIANTE

Masculino Mensagens : 24

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares