E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!

E-Cig.ForumBrasil.net

Tomografia x enfisema x e-cig

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tomografia x enfisema x e-cig

Mensagem por Marcia em Sab Nov 24, 2012 11:48 am

Olá a todos!

Não tenho feito quase postagens no forum, mas continuo acompanhando o que acontece por aqui.
Hoje estou abrindo esse post, que era uma promessa antiga, para falar sobre a minha experiência com os e-cigs em relação à saude.
Como alguns já sabem, em março de 2010, em exames de rotina, descobri que tinha um enfisema em estágio inicial e, como todos os seres humanos que acham que as coisas ruins só acontecem com os outros, levei um baita susto e decidi procurar maneiras de parar de fumar.
Não me adaptei a algumas opções, não senti resultados em outras... Posso até não ter me empenhado o suficiente em alguns momentos... Somente em julho de 2011, ao descobrir o forum, consegui realmente parar, de imediato, com os analógicos.
Em dezembro de 2011, 5 meses após ter deixado de fumar, refiz minha tomografia. Sabia que ela não serviria para atestar nada, contra ou a favor dos e-cigs, devido ao curto período de utilização... Mas precisava fazê-la para controle, porque já havia se passado 1 ano e 9 meses do primeiro exame.
Resultado no laudo: "não houve evolução do enfisema, em relação ao exame anterior". Maravilha!!!... Como devem saber, enfisema não tem cura... O melhor que conseguimos é estacioná-lo, abolindo os agentes causadores. No meu caso, o cigarro. Fiquei muito feliz com o resultado, porque entre os dois exames (1 ano e 9 meses) ainda fumei por 16 meses e vaporei por 5.
Agora, 1 ano e 4 meses após ter eliminado os analógicos da minha vida e apenas vaporar, refiz minha tomografia. Peguei o resultado na última 5ª feira, dia 22/11.
Ainda não levei o resultado ao meu pneumologista. Isso ainda deve demorar mais uns dias, porque estou aguardando resultados de outros exames do check-up.
Por enquanto, dei apenas uma pesquisada básica no "Dr. Google"....
Meu enfisema, pelo que entendi, progrediu... Apareceu a palavra "moderado", que não existia no laudo anterior...
Nódulos cálcicos, opacidades... Nada em escalas assustadoras... Mas, com certeza, novidades em relação aos exames anteriores...
Dessa vez, não escreveram que não houve evolução em relação ao exame anterior...
Como já disse, voltarei ao tópico após o parecer do meu médico. Com a versão profissional de tudo isso.

Hoje, quero colocar aqui o que eu estou pensando/sentindo...
Sei que o forum é composto por muitas idéias e correntes de pensamento diferentes (e isso é ótimo)... Sei que muitos podem achar que apenas uma pessoa não possa servir de parâmetro para avaliação.... Também pensava assim, antes de descobrir meu enfisema... Só quero registrar que:

1) Tive melhoras sensíveis de respiração, paladar, olfato... A tosse que eu tinha me abandonou... Tudo isso, dura até hoje, exceto a boa respiração... Tenho sentido cansaço quando pratico atividades mais pesadas e, nesses momentos, sinto uma ardência no peito. Pulmão?... Coração (nicotina?)?...

2) Apesar de ter reduzido, gradativamente, meu nível de nic de 18mg para os atuais 6mg, em alguns momentos sinto taquicardia quando vaporo. No meu check-up desse ano, inclui um Ecocardiograma e uma Ergometria, para avaliar isso e os problemas que citei acima.

3) Comparando os intervalos entre a 1ª e 2ª tomografias com o intervalo entre a 2ª e a 3ª, fica difícil de entender que o segundo período tenha causado alterações, quando utilizei somente os e-cigs. Utilizo juices da Halo, Joyetec, Vaporbomb. Raríssimas vezes utilizei DIY....

Estou meio decepcionada... Acreditava em um "Grand Finale" quando chegasse o momento de fazer esse meu post... Acreditava que escreveria aqui: gente, olha que máximo!!!!...

Ainda não sei se as coisas que apareceram no exame são ruins, boas ou não significam nada... O que importa é que elas apareceram... Elas são a evolução da alteração...

Eu sempre sinalizei minha vontade de abandonar também os e-cigs. Além de sermos cobaias de uma experiência relativamente recente, é certo de que os nossos pulmões, da mesma forma que não foram feitos para receber fumaça, não foram feitos para receber PG/VG e essências... Reconheço, é claro, que a segunda opção ainda é bem melhor...

Volto daqui a alguns dias com o parecer médico... Independente dele, se o mundo não acabar em 21/12/12 (rs), meus Egos morrerão em 31/12/12... Pra mim, não dá mais...

Abrs

Marcia
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Feminino Mensagens : 684

Re: Tomografia x enfisema x e-cig

Mensagem por kriger em Sab Nov 24, 2012 1:20 pm

Olá Marcia, espero que não seja nada de mais,

mas explique ao seu médico que voçe está vaporando (se por acaso ainda não falou) e de que são compostos os e-liquidos, para ele poder ver se tem relação ou não.

Voçe fumou por quantos anos antes de usar o eletronico?

Também espero que vç consiga largar os eletronicos tambem e de maneira nenhuma volte aos analógicos

Tambem vou fazer um ano de e-cig, tambem comecei com 18 mg, atualmente 9 e 6 Nic e pretendo ano que vem tentar parar com os eletronicos tambem

Para mim, foram 25 anos de analogicos, por isso considero que pelo menos um ano de vapor, para diminuir a nicotina, é um tempo razoavel.
Quero ver se pelos proximos 3 meses, consigo ficar somente nos 6 Mg , e apos 3 mg para depois tentar parar tambem

Um abraço
kriger
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1013

Mensagem por Uzi Meliat em Sab Nov 24, 2012 1:53 pm

Marcia, boa tarde. Em primeiro lugar quero agradecer a sua disposição em partilhar algo tão pessoal de sua vida e que, imagino, está lhe deixando assustada. O que lhe posso dizer é que, em nenhuma hipótese, deixe prosperar qualquer sentimento de culpa. O enfisema pode aparecer em qualquer pessoa, fumante ou não. Os fumantes apenas estão mais pré-dispostos, como estão mais predispostos a serem atingidos por uma bala perdida os que moram no Rio de Janeiro - comparando com um pacato vilarejo do interior - .

Tenha completa certeza de uma coisa: estamos fazendo uma grande torcida para que o diagnóstico final seja INTEIRAMENTE a seu favor. Conte com minhas orações.

Grande abraço.
Uzi Meliat
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 743

Mensagem por Marcia em Sab Nov 24, 2012 2:06 pm

Kriger,

Fumei por 35 anos... Meu médico sabe sobre os e-cigs. Até incentivou quando comecei, porque reconheceu que faz bem menos mal.
Agora vamos ver o que significam mesmo as alterações do exame.
Analógicos, nem pensar!... Não consigo mais chegar perto deles...
Meu propósito ao reduzir a nic era o mesmo que o seu... Chegar a zero e parar... Digamos que o meu exame vai me fazer pular a última parte...rs
Sucesso pra vc!

Uzi,

Sem culpas... O que vc disse é a pura verdade... Depois do seu comentário fiquei mais assustada com o fato de morar no Rio do que com o enfisema....kkkk

Brincadeiras à parte, muito obrigada aos dois pelo carinho e pela força...
Abrs

Marcia
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Mensagem por sergiosann em Sab Nov 24, 2012 2:26 pm

Olá Márcia,
Obrigado por compartilhar com a gente esses dados. Como vc mesma disse, é apenas um caso, e fica difícil considerar como um resultado com valor geral. Mas, de qualquer forma, toda informação é válida e muito útil para todos nós.
Tive um tio que faleceu com problemas derivados de enfisema. Porém, ele conviveu por mais de 20 anos com ela - sem nunca parar de fumar. Ele dizia que a hora dele iria chegar com cigarro ou sem cigarro. Posso dizer que ele viveu bem esse tempo todo e faleceu com mais de 70 anos. Mas, mais uma vez, são casos e casos. Sabemos que o enfisema pode estacionar após o abandono do tabaco, mas em alguns casos pode ter uma evolução discreta mesmo após o abandono do tabagismo, e isso devido a diversos fatores.
Em síntese, o problema é devido a ação constante e irritativa das vias respiratórias, e mais de 95% dos casos se deve ao tabagismo. Mas ela pode ocorrer devido a outros fatores, como ambientes muito poluidos ou trabalhos que lidem com inalação de substâncias tóxicas voláteis.
Dessa forma, pode ser que o e-cig tenha influenciado nessa leve progressão, devido aos componentes dos juices; mas é realmente difícil dizer com precisão. É provável que seu médico diga que sim, mesmo que por uma questão de precaução.
Mas, o que importa é que vc fique bem. Se parar com o e-cig faz parte disso, então que seja. De qualquer forma, acredito que ele tenha cumprido um importante papel no abandono do vício.
Estimo melhoras e confio que tudo vai ficar bem. No mais, aguardamos mais noticias.
Um grande abraço.
sergiosann
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1016

Mensagem por Zane em Sab Nov 24, 2012 5:25 pm

Marcia, o pessoal acima já disse tudo que eu penso a respeito do seu relato. Concordo inteiramente com o SergioSann. Pode nem ter a ver com o ecig. Escute seu médico, pois ele parece sensato. Já aprovou o uso do ecig antes por saber da dificudade que alguns de nós, fumantes, tínhamos em abandonar o vício. Agora, vai poder novamente avaliar e te aconselhar.

Obgda por compartilhar conosco e saiba que vc está nas minhas orações tb.

Fique bem e estamos na torcida.

Abração!
Zane
EXPERT
EXPERT

Feminino Mensagens : 1795

Mensagem por dario nascimento em Sab Nov 24, 2012 5:46 pm

Marcia, independente de sua escolha ..de continuar vaporar ou parar de vaporar...assim como os amigos acima citaram..espero e desejo e tenho FÉ , que tudo vai estar bem...e o resultado vai ser positivo...
abçs
dario nascimento
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 6598

http://darioreviewecig.blogspot.com.br/

Mensagem por João Carlos Romeiro em Dom Nov 25, 2012 5:37 pm

Marcia, eu, como voce e outros, apesar de sempre sabermos dos malefícios do cigarro, só paramos quando "alguma coisa" mais séria aconteceu. Acho que tivemos a sorte de conhecer o ecig, porque ele viabilizou uma coisa dificílima que é parar com o cigarro. Tenho certeza que todos estaríamos pior se não tivessemos parado. Acho que voce fez o que tinha que fazer e, certamente, já ganhou a batalha mais importante. Agora, acho, é uma questão de tempo e de associar outras providências saudáveis, como alimentação, talvez uma natação, sei lá. Uma coisa é certa, depois de tanto tempo fumando, dê um tempinho para o seu corpo reagir, não exija tanto dele. Voce, eu e tantos outros não temos mais tempo para virar atleta, mas com certeza temos, agora, um horizonte bem melhor, com muito mais qualidade e vida. Estamos todos na torcida, pelo que seu médico vai falar, afinal, é claro que ansiamos sempre por boas notícias, mas vamos lembrar que as vezes, ela pode demorar mais do que gostaríamos. Um abraço e até terça.

João Carlos Romeiro
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 337

Mensagem por SHIGAS em Dom Nov 25, 2012 6:39 pm

Olá Marcia,
Muito obrigado e Parabéns por disponibilizar e compartilhar informações tão pessoais acerca de suas impressões e sensações sinceras em relação ao assunto.

É como já foi dito acima... tem diversos fatores que podem influenciar (ou não) em nossa saúde, após largarmos os cigarros e embarcarmos nos VP´s. Os cigarros podem deixar sequelas, algumas invisíveis e que podem aparecer anos após pararmos de fumar(tive um exemplo disso em casa, com meu pai)...
Cada um tem algumas impressões e sensações bem distintas. Na grande maioria das vezes, os relatos que ouço são bem positivos... mas, não podemos nos iludir com os VP´s também...
Não só a fumaça ou o "vapor" dos VP´s não foram feitos para nossos pulmões(no nosso caso), mas acredito que até mesmo em nossa alimentação, o nosso corpo não foi feito para ingerirmos determinados alimentos...

É como disse o João Carlos(acima)... muitos não tem tempo para praticar algum tipo de atividade física, porém, acredito que temos que arrumar esse tempo para cuidarmos de nós mesmos.... Acho que todos nós merecemos a satisfação de nos sentirmos melhor, pois, nada é por acaso... É uma busca incessante por uma saúde cada vez melhor... Deixar os fedidos é somente o primeiro passo e isso você já conseguiu!!! Não pare de"se mexer" jamais...

Por gentileza... peço-lhe que informe-nos as impressões e o parecer do(s) médico(s)...

Bom vapor!
SHIGAS
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 2203

Mensagem por iz19 em Sex Nov 30, 2012 12:42 pm

Olá pessoal,

independente de qualquer coisa, acredito que a fumaça (é fumaça mesmo, vapor contém apenas H2O) do ecig é bem prejudicial. A composição química dela é bem pesada, todos os componentes têm base oleosa. E por isso, acredito que ela irrita as vias respiratórias, assim como o pulmão, de uma maneira bem agressiva.Pode ser que seja menos agressiva que o analógico, mais certamente causa bastante irritação. E, esta irritação, com o tempo, pode (não é uma regra) se transforma em lesão, ou em outras palavras, DPOC e/ou efisema pulmonar. Por falar nisso, vocês já viram essa matéria: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/09/cigarro-eletronico-pode-causar-danos-aos-pulmoes-diz-estudo.html. De qualquer forma pessoal, quanto antes pararmos com e-cig melhor. Como disse alguns colegas, o pulmão foi feito para aspirar AR, e não substâncias qúimicas.

OBS: desejo uma ótima notícia pra você márcia e que DEUS ilumine o caminho de todos. Feliz natal!! e um excelente ano novo para todos!!
iz19
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 69

Mensagem por RenatoM em Sex Nov 30, 2012 1:15 pm

Tenho certeza que tudo irá se resolver Márcia ! Pode ficar tranquila querida !

Quanto ao efisema, meu pai fuma desde os 12 anos....Ele possui 62 atualmente ( 40 anos fumando MUITO ).

Ele fez uns exames e encontrou problemas no coração, efisema e descobrimos que ele é diabético.

Ele não parou de fumar......................A escolha é de cada um né ?
Tenho conversado muito com ele...Insistindo pra largar o fedido e tentar adesivo, e-cig etc etc etc...

Bem, que os e-cigs não fazem bem, não é nenhuma novidade...Mas compará-los com os analógicos que produzem monóxido de carbono, alcatrão, derivados de denzeno e tantas outras substâncias potencialmente cancerígenas é exagerar um pouco.

Pude perceber que o pessoal está sendo bem "realista" neste tópico...E chegou a minha vez de ser realista tb !

Tenho 2 doutores na família e converso muito a respeito disso com eles !

Vou resumir:
O E-cig NÃO é a salvação para ninguém....Mas é fato irrefutável que doenças provocadas pelo tabagismo PODEM aparecer ANOS depois mesmo que o indivíduo tenha parado de fumar por completo....E podem piorar mesmo sem fumar.

Tenho casos na família de pessoas que largaram o vício a muitos anos e recentemente estão tendo problemas com o pulmão...Aí vem aquela velha frase:

__Mas Dr eu larguei os cigarros a mais de 5 anos/10 anos/xxx anos....

SE VC FUMOU DURANTE MUITOS ANOS VC CORRE O RISCO DE DESENCADEAR ALGUMA DOENÇA PULMONAR A QUALQUER MOMENTO !

Para as pessoas que adotaram o e-cig e para aqueles que já estão parando com os e-cigs, não pensem que isso irá "salvá-los" ! É claro que cada organismo responde de maneira diferente, porém fica ae o aviso E A VERDADE para todos !

No seu caso Márcia, não acho que seja nada alarmante....Efisema NÃO tem cura, o pulmão NÃO irá se regenerar....Mas vc pode apenas controlar esse efisema numa boa, acredito !

Existem uns sprays e um pó ( parece cocaína rs ) que vc "traga" ....Ele ajuda nas dores e trata do efisema !

Converse com seu médico(a) sobre o exame e fique tranquila, não se desespere achando que é o fim do mundo ( percebi que vc está beeeem decepcionada )....Se precisar do nome do remédio me manda MP ! Meu pai melhorou bastante mesmo com o efisema dele razoavelmente grande.

Comece a praticar exercícios pulmonares ( encher bexiga de festa, por exemplo...É simples e eficaz ), faça caminhadas leves etc etc !

Fique tranquila Má, como já disse, tudo vai se resolver ! Very Happy
RenatoM
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 610

Mensagem por dragonet em Sex Nov 30, 2012 1:26 pm

iz19 escreveu:Olá pessoal,
independente de qualquer coisa, acredito que a fumaça (é fumaça mesmo, vapor contém apenas H2O) do ecig é bem prejudicial.
mais ou menos.... Neutral
vapor não contém apenas H2O
fumaça é resultado da combustão (Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (ocombustível) e um gás (o comburente))
vapor é resultado da ebolição (ebulição é a mudança de uma substancia do estado liquido para o gasoso)
combustão e ebolição são reações quimicas;
é possivel produzir vapor de qualquer liquido, basta saber seu ponto de ebulição.
por exemplo, aguardente (cachaça, alcool) é vapor que condensou do mosto fermentado de cana de açúcar
dragonet
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 4607

Mensagem por iz19 em Sex Nov 30, 2012 1:45 pm

ok dragonet,

só quis dizer que, o que sai do e-cg, não é inofensivo como o vapor d'agua.Mas, obrigado pela aula grátis de química,hehe.
iz19
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 69

Mensagem por jpinho em Sex Nov 30, 2012 2:29 pm

Penso da mesma forma que o iz19 e o RenatoM.

A questão para mim é a seguinte:

1) Vou vaporar para o resto da vida? Bem, vou em frente e aguento
as consequências. Espero que sejam as menores possíveis, claro.

2) Pretendo parar de vaporar? Bem então vou fazer um planejamento
de redução progressiva de nicotina, até chegar a Zero Nic. Ficando
um bom tempo por aí, tipo, uns seis meses e depois parar com tudo.

Quanto à questão técnica do que é vapor, combustão, fumaça, o google
está aí pra isso mesmo. Abaixo, definiçōes bem simples da wikipédia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Combust%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vapor

Abraços.

jpinho
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 54

Mensagem por Uzi Meliat em Sex Nov 30, 2012 3:22 pm

Não se escandalizem, mas o tabaco não causa enfisema. O que existe é uma correlação positiva entre tabaco e enfisema. Ou seja, qualquer um pode ter enfisema, os fumantes correm mais riscos. É isso. Adiante.

Ora, se o tabaco não é causa, mas um agravante, o e-cig também não pode ser causa e - felizmente - é muitíssimo menos agravante. Chega-se a falar em 90% menos que o tabaco. O e-cig é então, imbativel como redutor de riscos. Certamente que aquele que respira o ar de São Paulo corre mais riscos (sem vaporar) que alguém que vapora em um cidade onde o ar é mais puro.

Pessoalmente mandei as "nóias" irem catar coquinhos. Uma simples medicação - como a aspirina, por exemplo - pode mandar o sujeito vestir o terno de madeira. Tomei Cataflam e quase tive um choque anafilático. Alguém toma Coca-Cola? Já leram a quimica que vai naquilo? O ecig é muito mais seguro.
Uzi Meliat
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 743

Mensagem por RenatoM em Sex Nov 30, 2012 3:34 pm

Marcia

Olha o que eu encontrei pra vc !!! Very Happy

Células tronco podem curar efisema ( e câncer, inclusive ! )
http://cienciadiaria.com.br/2011/10/14/pesquisadores-conseguem-recuperar-pulmao-de-ratos-com-enfisema/

Este é um site amador...Se há credibilidade ou não, sei lá ! rs Mas vale a pena ler !
http://amigosdacura.ning.com/profiles/blogs/curei-enfisema-pulmonar-video

Bem, verifiquei tb que outros fatores podem ter piorado ( se é que piorou, já que estamos aguardando o seu médico dar o parecer ) o seu efisema !
Além do e-cig, temos também poluição do ar, poeira entre outros ( se vc mora em grandes centros, é mais complicado ainda. )

Força querida !

Editado pela moderação

Uzi Meliat escreveu:Não se escandalizem, mas o tabaco não causa enfisema. O que existe é uma correlação positiva entre tabaco e enfisema. Ou seja, qualquer um pode ter enfisema, os fumantes correm mais riscos. É isso. Adiante.

Ora, se o tabaco não é causa, mas um agravante, o e-cig também não pode ser causa e - felizmente - é muitíssimo menos agravante. Chega-se a falar em 90% menos que o tabaco. O e-cig é então, imbativel como redutor de riscos. Certamente que aquele que respira o ar de São Paulo corre mais riscos (sem vaporar) que alguém que vapora em um cidade onde o ar é mais puro.

Pessoalmente mandei as "nóias" irem catar coquinhos. Uma simples medicação - como a aspirina, por exemplo - pode mandar o sujeito vestir o terno de madeira. Tomei Cataflam e quase tive um choque anafilático. Alguém toma Coca-Cola? Já leram a quimica que vai naquilo? O ecig é muito mais seguro.

Uzi, não temos provas concretas sobre o uso prolongado do e-cig e possíveis sequelas que possam aparecer.

Opinião se é maléfico, pouco maléfico, minimamente maléfico ou não maléfico para a saúde continua sendo um grande ponto de interrogação !

Eu comecei a vaporar desde 17/11/2012 ( noob-vaper ).

Senti melhoras bem visíveis mas ando com a garganta seca ( rs ) e com catarro ( pigarro )...Tosse nunca tive, dores, alergias nem nada disso.

Faço exercícios quase que diariamente.

O que ocorre é que CADA organismo pode responder de uma maneira diferente, no meu ponto de vista, é claro !

Meu pai está com efisema e o danado joga bola numa boa, vai pescar, viaja etc etc. O médico falou que pela quantidade de cigarros que ele fumou nesses 40 anos, era para ele ter morrido de cancer já ! rs

Por outro lado perdi amigos que nunca beberam, fumaram, vaporaram, não tinham noitadas etc etc, faziam exercicios como eu e morreram de cancer....

Sinceramente ? Não penso em parar com o e-cig tão cedo....Acho MUITO prazeroso e se daqui a algum tempo realmente tivermos prova que ele é bem menos nocivo que o cigarro, não largo de jeito nenhum. Eu sempre gostei do ato de fumar.
A idéia inicial é um dia largar o e-cig tb hehe.

Mas cá entre nós, viver está cada dia mais "chato" né ?! TUDO faz mal ! Que saco isso ! No

Última edição por adriatol em Seg Dez 03, 2012 7:02 am, editado 1 vez(es) (Razão : Flood)
RenatoM
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 610

Mensagem por dragonet em Sex Nov 30, 2012 5:49 pm

Uzi Meliat escreveu:
Pessoalmente mandei as "nóias" irem catar coquinhos.
viva uzi!
dragonet
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 4607

Mensagem por gsprjr em Sex Nov 30, 2012 11:49 pm

Oi Marcia, espero que tudo corra bem prá você menina!

gsprjr
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 50

Mensagem por Adair Parisotto em Sab Dez 01, 2012 9:13 am

Olá Marcia,estamos todos torcendo que tudo fique bem para voce!...e concordo com a opinião do amigo Uzi...falou tudo!
abraço
Adair Parisotto
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 110

http://www.facebook.com/OchiParisotto

Mensagem por psmorales em Sab Dez 01, 2012 7:05 pm

Marcia:

Nada entendo de medicina, então neste aspecto o que posso fazer de melhor é torcer para que (como espero) a avaliação de teu médico seja tranquilizadora.

De vapor, sei que ele me permitiu largar o cigarro. Coisa que não consegui por outros meios.
Também acredito que ele faz menos mal que os fedidos. Percebo isto nas reações de meu organismo.

Mas sei também que meus pulmões foram projetados para inalar ar e não vapor. Melhor seria dar-lhes só ar.
Neste aspecto, o que percebo é que minha relação com o vício da nicotina já é bem menos escravizante que a que ocorria quando fumava.
Então, creio que se tua opção for por deixar também o vapor terá agora muito mais chances de sucesso que teria ao tentar deixar os cigarros sem o apoio do vapor.

Estou torcendo por vc,

Abraço
psmorales
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 723

Mensagem por Fernando Cuzzuol em Seg Dez 03, 2012 5:57 am

Estou com o Uzi, mas da mesma forma que o psmorales pouco entendo de medicina para opinar.

Não sei se teria a mesma coragem que você com um efizema continuar vaporando Márcia, meu pai passou por uma situação semelhante depois de 45 anos de cigarro e parou de vez. Infelizmente temos poucos estudos para conseguirmos analisar mais a fundo os efeitos do e-cig, de qualquer forma, torço para sua melhora e aguardo os resultados.

Abraços
Fernando Cuzzuol
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 640

Mensagem por Maucoimbra em Seg Dez 03, 2012 7:18 am

@RenatoM Você deve estar tendo tosses porque logo após largar os analógicos o pulmão começa a limpar os lixos acumulados, digo isso porque aconteceu comigo, fiquei uns 2 meses com pigarro e tosse quando comecei vaporar.

@Marcia, eu sei que não serve de consolo, mas conheci uma pessoa que morreu de cancer após 20 anos de ter largado de fumar e ele fumou por uns 30 anos, ou seja, o estrago já estava feito, porém só o fato de você ter largado o analógico é um grande passo para minimizar seu problema, apesar do e-cig não ser uma cura pra nada é bem menos prejudicial, comprovado por todos os relatos que lemos aqui. Ainda assim acredito que o melhor seria se pudessemos largar também o e-cig, ainda mais no seu caso.

Também estou torcendo por você, muito boa sorte,

Abraços,

Mauricio.
Maucoimbra
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 252

Mensagem por Vinnie em Seg Dez 03, 2012 8:25 am

Pois é, certas coisas são complicadas. Por mais que tenhamos algumas evidências de que o e-cig é um bocado menos prejudicial que os analógicos, ainda não sabemos com segurança o quanto é menos prejudicial. Claro que é muito melhor que fumar, mas vamos com calma com as comparações.

Eu sou da tese de que se for evitar tudo que possa me fazer algum mal, melhor me aposentar da vida agora mesmo, mas há casos e casos e em alguns momentos é melhor abandonar uma das coisas que faz mal, porque a situação está ficando feia. Eu sugiro o e-cig pra todo mundo que fuma, menos quem já tem alguma patologia em estágio comprometedor; nesses casos é melhor parar com tudo. Claro que o e-cig pode ser uma ponte pra essa parada, mas não dá pra arriscar tanto assim. Uma coisa é não abrir mão dos seus prazeres, outra é teimar em alguma coisa que pode estar te fazendo mal num nível perigoso. No caso específico da Marcia, pode ser que ela estivesse muito pior se ainda fumasse os analógicos, mas se o resultados dos exames mostrarem que o enfisema ainda está do mesmo jeito, eu acho que vale a pena um esforço para deixar os eletrônicos também.

Finalmente, quanto à relação do cigarro com enfisema, ela está mais do que demonstrada e é muito mais forte que a relação com o câncer de pulmão, por exemplo. Pode não existir uma relação causal direta, nem um mecanismo muito bem explicado, o que torna impossível afirmar que "fumar causa enfisema". Mas sabemos que o fumo pode ajudar no seu desenvolvimento e também piorar quadros. Então, mais uma vez, melhor não arriscar.

SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 2052

Mensagem por Marcia em Sab Dez 29, 2012 5:08 pm

Olá a todos!

Volto com a avaliação do meu médico... Antes de tudo, quero deixar claro que ele me incentivou bastante quando troquei os fedidos pelo vapor, ou seja, não é um fanático opositor dos e-cigs....rs

Com relação ao aumento de calcificações, ele me explicou que são compatíveis com a variação do aparelho (mais potente) em que realizei o último exame. Em outras palavras, o enfisema continua sob controle.

Por outro lado, a notícia mais ou menos... Apareceu um nódulo de 5mm, que não existia no exame anterior. Perguntei se era algo ruim e ele me disse o seguinte: é muito pequeno, tem contornos regulares, características de achados benignos. Disse que, a partir de agora, devo fazer acompanhamento semestral. Muitas vezes esses nódulos são originados por processos inflamatórios (irritação???) e tendem a desaparecer sozinhos.. Por isso o acompanhamento em espaço de tempo menor.

Com relação ao e-cig a opinião dele foi a seguinte: melhor que o cigarro, não há dúvida. O conselho que ele me deu foi de parar de vaporar, porque as substâncias do e-cig causam, sim, irritação que pode agravar o nódulo, principalmente se ele for mesmo originado apenas de um processo inflamatório... Resumindo, vaporar pode aumentar o nódulo ou impedir que ele desapareça... Ele comparou, grosseiramente, o efeito do e-cig no nódulo com o ato de coçar uma ferida: arrancamos a casquinha sempre, impedindo a cicatrização ou provocando, em alguns casos, evolução para coisa pior.

Apenas para complementar, passei o Natal em Itaipava, com parte da família. O marido da minha prima é químico da UFRJ, quase aposentado (não é novato)....

Estava aconselhando a minha prima (fumante) sobre os e-cigs e ele interviu dizendo que vaporar pode até ser menos nocivo que o cigarro, mas que é cancerígeno, sim... Que todas as substâncias "glicol" são cancerígenas em maior ou menor escala...

Finalizando, gostaria de dizer que também sou adepta de "chutar o balde" para esse modismo de que tudo faz mal... Mas, como disse sabiamente o Vinnie, há casos e casos... Eu vou continuar comendo churrascos com gordurinhas e me acabando em chocolates, porque ainda não tive sinais de colesterol ou de glicose altos...

Em relação ao e-cig, não posso mais afirmar o mesmo... Acho que "a situação está ficando feia" para o meu lado... Foi muito bom enquanto durou e um grande e decisivo aliado para abandonar os fedidos.... Mas vamos nos despedir em HV quando eu tomar todas na virada do ano....kkkk drunken

Abraços e Feliz 2013 a todos vocês!!! cheers

Marcia
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Mensagem por dario nascimento em Sab Dez 29, 2012 6:58 pm

Boa sorte amiga Marcia e conte comigo no que precisar..
fique certas que meus pensamentos positivos , irão chegar até você!!!!
forte abç.

sábios são aqueles que reconhecem quando começa e quando tem que acabar!!!
dario nascimento
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 6598

http://darioreviewecig.blogspot.com.br/

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: