E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!

E-Cig.ForumBrasil.net

Método promete acabar com vício do fumo em seis horas de conversa.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Método promete acabar com vício do fumo em seis horas de conversa.

Mensagem por clarorib em Dom Jun 03, 2012 1:04 pm

Franquia de seminários antitabaco promete fim do vício sem síndrome de abstinência DÉBORA MISMETTI EDITORA-ASSISTENTE DE "CIÊNCIA+SAÚDE"

O nome parece até uma provocação: Método Fácil de Parar de Fumar.
Desde março, uma franquia brasileira dos seminários Easyway criados pelo inglês Allen Carr (1933-2006) está operando em São Paulo.
Presente em mais de 50 países, o empreendimento se baseia em palestras em grupo ou individuais e promete, em seis horas, fazer os clientes fumarem o último cigarro sem sofrer com a abstinência.
Empresário fumava 25 cigarros por dia
Depois de 40 anos fumando, administrador diz que está "subindo pelas paredes"
Se a pessoa não conseguir parar, tem direito a mais dois encontros em até três meses, tudo incluído no pacote (que custa cerca de R$ 500). Se mesmo assim não der certo, o dinheiro é devolvido. É o que afirma Lilian Brunstein, 45, arquiteta que ministra os seminários no Brasil.
Fabiano Souza, 38, empresário, que de 20 a 25 cigarros por dia ele passou a zero; clique e saiba mais
"Os fumantes têm pavor de parar porque a sociedade, a propaganda e a lavagem cerebral dizem que vai ser difícil", afirma.
A reportagem foi convidada a participar de um seminário do Easyway contratado para uma rede de academias de ginástica, em São Paulo.
O dono do negócio, François Engelmajer, 45, conheceu o método nos EUA e baixou em seu computador um vídeo comprado no site internacional do Easyway.
Ele fumou por mais de 30 anos e parou após assistir à apresentação pelo computador. "Fumei o último cigarro e não quis mais saber disso." Decidiu dividir a descoberta.
O grupo com cerca de 15 fumantes se reuniu em uma sala da academia, em Moema, na semana passada.
Lilian deu início aos trabalhos lembrando a história do criador do método, Allen Carr, que fumava entre 60 e cem cigarros por dia. Em seu livro "The Easy Way to Stop Smoking" (esgotado no Brasil), Carr afirmava que seu sangue era até amarronzado pela falta de oxigenação.
Depois de mais de 30 anos lutando contra o vício, Carr, que morreu de câncer de pulmão, dizia que havia parado sem sofrimento ao desvendar os mecanismos da dependência física e psicológica.

SUPORTÁVEL
Simon Plestenjak/Folhapress
Clozel Ferreira, 58, após 40 anos fumando, diz que está subindo pelas paredes; conheça a história
O princípio básico do "tratamento" é: a síndrome de abstinência de nicotina não é tão ruim, mas se torna um sofrimento porque a pessoa acredita que vai ser difícil.
A ideia é desconstruir as associações que os fumantes fazem com o ato de fumar: o cigarro relaxa, ajuda na concentração, faz companhia. O discurso tenta substituir essas associações pelo simples fato de que as pessoas fumam porque são dependentes.
Nas seis horas do encontro, há pausas para fumar. Na primeira, todos "pulam" da cadeira imediatamente. Nas outras, algumas pessoas nem chegam a sair. Na última, muitos estão convencidos de que vão parar. Os participantes são convidados a jogar os cigarros fora e viver como não fumantes.

COM ACOMPANHAMENTO
A cardiologista Jaqueline Issa, responsável pelo programa de tabagismo do Incor (Instituto do Coração do HC de São Paulo), vê esse tipo de programa com desconfiança.
"Essas coisas alternativas me preocupam porque afastam as pessoas da abordagem médica", afirma ela.
Issa diz que a síndrome de abstinência é uma doença que precisa de tratamento. Para fumantes com níveis altos de dependência, é preciso usar remédios.
"Privá-los de um tratamento adequado é uma prática antiética." Para ela, o acompanhamento médico e psicológico e a prescrição de drogas como vareniclina (Champix) ou reposição de nicotina (patch ou chicletes) são a melhor forma de evitar o sofrimento da abstinência.
"Quando passam pela abstinência sem assistência e falham, muitos ficam tão traumatizados que não tentam mais parar."
Ela lembra, no entanto, que há vários níveis de dependência. A abordagem motivacional pode funcionar nos casos menos graves.
"Tudo que incentive a parar é bom, mas não se pode esperar efeito milagroso."

Matéria retirada do site: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1099377-franquia-de-seminarios-antitabaco-promete-fim-do-vicio-sem-sindrome-de-abstinencia.shtml
clarorib
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Re: Método promete acabar com vício do fumo em seis horas de conversa.

Mensagem por psmorales em Dom Jun 03, 2012 2:51 pm

Então tá!

Que mais você quer que eu acredite?

- Papai noel e saci-pererê?
- O trabalho enobrece o homem?
- Vou por só a cabecinha?
- La garantía soy yo?

Acho melhor mover para o Boteco do Fórum, senão vai parar em "Não crie tópicos assim", rss

Abraço,
psmorales
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 723

Mensagem por vrmvinicius em Dom Jun 03, 2012 3:06 pm

Cara, quando cliquei no link do tópico pensei num instante: "deve ser boteco do fórum"...

Eu sinceramente também não acredito.

E também concordo que está mais para buteco do fórum.

Abraço.
vrmvinicius
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 150

Mensagem por Marget em Dom Jun 03, 2012 3:39 pm

Bom...deve ser mais um daqueles métodos de poder da
mente, pense positivo, hipnose ou coisa parecida ...
Acho que não serve para nós, pois aqui ninguém fuma,
nós vaporamos e é esse o nosso método para largar os
fedidos... que no meu caso está dando muito certo!!

Abraços
Marget
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Feminino Mensagens : 245

Mensagem por renbraga1972 em Dom Jun 03, 2012 6:16 pm

Realmente estou sem palavras para comentar... @marget concordo, acho até que já haviam inventado isso e deram o nome de "the secret ". Sempre vai ter gente criando uma forma de ganhar dinheiro fácil. Porém achei interessante o comentário da médica que confirma o que já foi discutido em outros tópicos, eles nunca irão apoiar (publicamente) um método que não tenha estudos científicos publicados e aprovados pelos órgãos reguladores (será que a indústria do tabaco e farmacêutica tentarão impedir isso???).

abçs a todos e Vapor Já !!!
renbraga1972
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 621

http://brasilvape.blogspot.com.br/

Mensagem por Leandro Schmidt em Seg Jun 04, 2012 12:14 am

Então tá né.... Só me ofendi com uma frase... - La garantía soy yo? !!!! uahuahuahuahuahauha COitadinho do meu País de coração.. Todo mundo me zua com isso!! hehehehehehehhe
psmorales ... Abraços Irmão!!!!
Leandro Schmidt
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 369

Mensagem por kent em Seg Jun 04, 2012 6:14 am

Muito interessante , gostei do tópico, Very Happy
nunca estive neste tipo de programa, mas , deve ser bem difícil,
pagar 500 pilas, para ver se funciona ou não.
:aplauso:
Ainda prefiro ir diminuindo a nico, dos meus eliquidos,
até chegar a me livrar totalmente da nicotina, se levará 2 ou 5 anos,
sem problemas,eu espero. comecei com 18 mg,em 1 ano,
Já estou indo para 6 mg.
Parabéns pelo tópico. :aplauso:
kent
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1063

Mensagem por leorsl em Seg Jun 04, 2012 8:19 am

São seis horas explicando o funcionamento do ecig e e leturas de trechos do forum.
E neste pacote de R$ 500,00 todos participantes recebem uma heath de brinde.
Heheheeh
Sá acredito que funcione se for assim.
leorsl
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1119

Mensagem por Scare em Seg Jun 04, 2012 1:04 pm

Sempre haverá quem execute planos milagrosos assim, para isto, basta pessoas desesperadas acreditarem e pagarem.

"Enquanto houver um trouxa para ser enganado, haverá um espertalhão para o enganar."

Mas é aquela coisa, quem "acredita" nisso, terá isso como base e poderá até dar certo para algumas pessoas, mas, no geral isso tudo aí não passa de enganação.

Minha simples opinião pessoal.

Bom vapor!
Scare
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 428

Mensagem por sergiocosta em Sex Jun 22, 2012 6:46 am

Vou dar meu depoimento sobre esse método porque tenho esse livro (derivado do tal Programa), que comprei já há uns cinco anos. Chama-se, na edição brasileira, "O Método Fácil de Parar de Fumar: o programa mais bem sucedido do mundo para quem deseja abandonar o cigarro".

Comprei depois de estar fumando há mais de 35 anos, cerca (para mais) de dois maços por dia e já ter tentado todos os métodos possíveis, inclusive um tratamento caríssimo num hospital de ponta aqui no Rio de Janeiro com tudo que há direito: médico, psicólogo, nutricionista, Ziban, chiclete de nicotina, apoio moral e o caraia4...

E nada. Só serviu para eu me sentir um me%$#rda quando desistia pouco tempo depois.

O livro até que é legal e explica muita coisa sobre o condicionamento psicológico e pelo menos me livrou das racionalizações que fazia para justificar meu vício: "eu gosto", "é gostoso" etc. Assumi que era um vício causado pela nicotina e por uma espécie de armadilha e lavagem cerebral. O que parece mais interessante no livro é que ele diz que não adianta nada a Força de Vontade na hora de parar de fumar. O que é preciso é uma espécie de "desprogramação mental", que é a proposta do livro.

Mas o fato é que apesar de racionalmente entender, quando tentava parar de fumar, a decisão durava no máximo uns 3 dias. E tentei várias vezes. Até que, ano passado, no dia 2 de maio de 2011, fiz minha última tentativa, a que durou mais tempo: 7 meses.

No entanto, não vou mentir e dizer que foram os 7 meses mais felizes da minha vida. E uma ironia do destino piorou ainda mais as coisas e me fez voltar a fumar.

O caso é que para não ficar pensando no cigarro decidi ocupar meu tempo o máximo possível com atividades físicas, imaginando que ia me ajudar no psicológico e na saúde, um influenciando o outro. Então entrei em aulas de corrida, natação, alongamento, Crav Maga e dança de salão. E, acreditem, eu trabalhava também.

Que maravilha! Agora eu era um não fumante. E atleta ainda por cima.

Só que meu corpo estava todo dolorido (ah! esqueci: fazia RPG também por causa disso) e quase não dormia. Umas quatro ou cinco horas, no máximo. Se bem que isso ainda não mudou muito: durmo umas seis. Mas pelo menos o corpo não doi do fio do cabelo ao dedinho do pé como estava acontecendo (afinal já tinha 53 anos).

O fato é que depois de uns 5 meses nesse pique (e aumentando), peguei um resfriado e uma bronquite que nunca tive antes quando fumava mais de dois maços por dia. O resfriado ainda foi embora, mas a bronquite não me deixava e só ia aumentando de intensidade. Isso durou mais de um mês e então comecei a sentir umas dores estranhas na virilha. Resultado, tossi tanto e tão forte que acabei ficando com uma hérnia inguinal. Tive que fazer uma cirurgia bem chatinha em termos de restabelecimente e, claro, sem nada de interessante para fazer na recuperação, em dezembro (2011) voltei a fumar.

Disso tudo, tirei algumas conclusões:
- Fiquei doente porque tanto exercício físico fez cair meu sistema imunológico;
- Fiz tanto exercício físico porque, no fundo, estava desesperado por não poder fumar e estava usando isso como substituto;
- Estava usando o mesmo método de Força de Vontade, mas estava me autoenganando com alguns "mantras" que ele sugere no livro, como, por exemplo: você sempre vai pensar no cigarro, mas agora, quando pensar nele, pense no quanto é bom estar livre desse vício.
- Pelo menos no meu caso e, acredito, no de outras pessoas, não existe nenhum método melhor do que o do cigarro eletrônico, pois é o substituto mais parecido que existe.
- Para quem não tem um cérebro tão sensível à nicotina e condicionamentos, qualquer método pode ser bom.

Aliás, sobre este último, abri o tópico "Nicotina faz bem à saúde" onde achei uns sites que dizem que a nicotina pode ser um remédio para alguns tipos de disfunção cerebral e que defendem a redução de danos do cigarro, em vez da proibição total dos derivados do tabaco.

Não sei se isso também pode estar sendo usado por mim para racionalizar e justificar o ato de soltar fumaça. Mas é uma hipótese interessante e tomara que seja bem estudada.

Enfim, sobre o livro, é bom. Não duvido que possa ter ajudado algumas pessoas. Mas, com certeza, não serve para todo mundo.

abs

sergiocosta
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 65

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: