E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!

E-Cig.ForumBrasil.net

Artigos Científico - Nós como cobaias.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Artigos Científico - Nós como cobaias.

Mensagem por Mansilha em Seg Mar 19, 2012 9:44 am

Prezados,

Ontém a noite, após apenas 5 dias sem analógicos, senti uma leve falta de ar cada vez que tragava um vapor da Joyetech - Oriental 6mg. Muito saboroso por sinal. Sendo assim, me coloquei a ler diversos tópicos sobre o assunto. Porém, muitas respostas a nossas perguntas ainda não foram reveladas pelas entidades de estudo e pesquisa.

Mais tarde eu fui ler um depoimento da nossa amiga Regina, que fez ontém 500 dias sem analógicos. Ela nos conta coisas que nos levam a crer que só faz bem ter um e-cig e não um analógico por perto. Fantástico, fiquei muito feliz por ela. Gostaria que fosse assim para todos nós.Contudo, não podemos ser ingênuos, a natureza trabalha a vida da gente de forma no mínimo interessante. Cada caso é um caso. Ou seja, não podemos nos espelhar perante a outros. Temos casos de morte por cancêr de pessoas muito novas que nunca beberam e nem se quer encostaram em um analógico por toda sua vida. Por outro lado, sempre gostei de citar o Arq. Oscar Niemeyer, que com seus 103 anos de idade ainda traga seus analógicos. Se é assim, quando vê podemos estar trocando 5.000 toxinas que nos aniquilam em 40 anos por 1 escondida em uma determinada fragrância que vai nos pegar com 10 anos de uso. Assustador não?

Pelo que venho lendo não é para tanto. Até hoje não temos nenhum relato de problemas com o E-cig. E o que poderiamos fazer a respeito disso? Óbvio, continuar relatando, relatando e relatando... Daqui a 100 anos teremos pelo menos um histórico. Por isso que fiquei muito, mas muito feliz por mim também no relato da Regina. Por ela e por mim. Obrigado mais uma vez Regina. Embora não podemos nos espelhar de pessoa para pessoa, podemos sim chegar a conclusão de uma probabilidade de riscos. Se para 95% das pessoas não faz mal, se fizer para mim, é por que o meu corpo não aceitou. Ou seja, o problema seria outro. O meu corpo....

Mudando um pouquinho de assunto mas sem perder a linha, hoje pela manhã um aluno me convidou para trabalharmos a monografia dele em forma de artigo. Ele gostaria de publicar o mesmo em congresso. E isso me deu um "insight"...

Se não temos informações suficientes por que não fazer as nossa próprias pesquisas?

Somos cobaia não somos? Podemos questionar a nós mesmos. As nossas próprias reações. Sendo assim, gostaria de me propor a encabeçar uma ou mais linha de pesquisa do fórum. Acho que seria interessante para o próprio fórum. Sei que muitas pesquisas nesta área levam a experimentos. Mas, outras podemos perguntar para o nosso próprio corpo. Podemos fazer registros indo ao médico por exemplo.

Ontém fiquei com falta de ar. Depois fiquei pensando que esta falta foi logo depois de usar o sistema Dripp. Será que o sistema dripp não tem alguma coisa a ver com isso? Será que de todos os sistemas de vapor, não existe o menos nocivo?

Bueno, esta alternativa de quem sabe publicações certamente seria uma maneira de batermos contra a ANVISA. Não trabalho na área da saúde. Sou professor na área de Engenharia de Produção. Conheço bem o caminho para trabalhar artigos que possam emplacar em congressos. Porque não colocarmos um artigo, levando créditos do fórum ná área de saúde. Enfim, não sei nada de medicina mas sei fazer pesquisa.

Já temos N informações no site, porque não focar e formalizar algumas idéias para nós e para o mundo.

O que vocês acham? Alguém mais gostaria de ajudar?

Ricardo Mansilha
Mansilha
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 191

Re: Artigos Científico - Nós como cobaias.

Mensagem por adriatol em Seg Mar 19, 2012 10:07 am

Olá Ricardo,
Interessante sua proposta de utilizarmos nossas experiências como fonte de dados para uma pesquisa relacionada ao uso do e-cig.
Neste caso, mais interessante seria se algum user inserido na academia, mais especificamente na área da saúde como você bem falou, tomasse a frente em uma dessas pesquisas.
Como estamos muito distantes uns dos outros, inicialmente o ideal seria uma pesquisa online em forma de questionário, no que o mesmo seria disponibilizado aqui no fórum, todos os interessados responderiam e enviaríamos via e-mail para o coordenador ou outro user interessado em participar da pesquisa.
A tabulação poderia ser feita por outro user, bem como, o tratamento dos dados, enfim, poderíamos estar formando um grupo de pesquisa online para realizar algumas pesquisas.
Seria muito interessante e válido.
Eu me pré-disponho a fazer parte dessa equipe.
No mais, parabéns pela iniciativa e vamos aguardar outras pessoas que possam participar.
Abs Very Happy

Última edição por adriatol em Seg Mar 19, 2012 11:35 am, editado 1 vez(es)

"O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade o é de todas as virtudes". Allan Kardec
adriatol
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Feminino Mensagens : 3011

Mensagem por dario nascimento em Seg Mar 19, 2012 10:07 am

muito legal essa iniciativa ,realmente precisamos de gente com um conhecimento em pesquisas e talvez uma metodologia cientifica.
concordo de fazermos relatos ,tipo diarias de como vai indo nossa saúde,com acompanhamento médico e talvez até um atestado de boa saúde (médico).
com isso alguns mitos iriam ser desmistificados ,tipo:tem gente que fala que vaporando iremos encher nossos orgãos de gordura ,pois o vg é gordura.(opinião de uma pessoa que desconhece o e-cig e falou isto para mim).
ou que estamos fazendo mesma coisa fumando ou vaporando(idem acima).
essas cosas que escutamos por ai por pessoas leigas e indispostas a reconhecer alguma coisa ou mudar de opinião.
agora em relação sua falta de ar acredito não ser por dripar.
abraços
dario nascimento
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 6598

http://darioreviewecig.blogspot.com.br/

Mensagem por Scare em Seg Mar 19, 2012 10:10 am

Legal, Mansilha!

A ideia é muito boa, no que depender de ajuda, aqui não irá faltar, inclusive eu fazendo a minha parte no que for necessário.
Muito bacana a sua iniciativa, apesar de novato no fórum como eu, já teve uma visão e uma vontade de fazer algo por todos nós.

Conte comigo.

Sobre a sua falta de ar:
Spoiler:

Eu não tive problemas de falta de ar, mas, tive umas crises repentinas de tosses violentíssimas.
Após ler relatos e relatos, me deparei com um tópico que você pode procurar aqui mesmo na área de saúde, algo como: "Sintomas a quem parou de fumar", algo relacionado, não me recordo bem.
Mas enfim, o abandono dos analógicos podem causar N variações em nosso corpo, inclusive tosses e falta de ar, isso varia de pessoa pra pessoa, tem sangramento na gengiva, dores de cabeça horríveis, enfim, todo o tipo de "zica" que você possa imaginar.
Quem sabe foi uma mera coinsidência após você fazer o drip seu corpo se manifestar com a falta de alguma das 4.700 substâncias do analógico bem naquele momento?
Meu pulmão estava/está tão surrado com monóxico de carbono que, antes eu não conseguia respirar fundo sem tossir horrores, hoje, consigo respirar fundo sem tossir.
Vale a pena dar uma olhada no tópico que tem os "sintomas" básicos aí pra quem ta abandonando os analógicos.
Scare
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 428

Mensagem por Mansilha em Seg Mar 19, 2012 10:23 am

Adriatol, Dario, Scare...

Então, acho que seria legal se tivermos alguém da área que possa trabalhar o material. Quanto a tabulação, tratamento e analise dos dados, já trabalhei muito nessa área. Comecei como monitor em pesquisa de marqueting. Tenho domínio avançado em excel, assim como elaboração e validação de questionários. Pensei exatamente em pesquisa do tipo Survey, enfim questionários fechados. Levando em consideração nosso público alvo, ou seja on-line no fórum.

Bueno, vamo que vamo!!!

Definindo um tema. Poderiamos primeiro levantar uma entrevista aberta. Seria na verdade um tópico sobre um determinado assunto, onde a gente pudesse esgotar o assunto em dúvidas e exclaressimentos para adaptar e construir os construtos para uma futura pesquisa em massa.

Valeu da presença e apoio!!!

Mansilha
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por lucianobraga em Seg Mar 19, 2012 11:32 am

Salve povo,
Faço fé, Mansilha... mais uma "cobaia" se oferecendo. Eu ja estou mantendo um diáriozinho mesmo. De nada me custa repassá-lo,

[quote]
tem gente que fala que vaporando iremos encher nossos orgãos de gordura ,pois o vg é gordura.

Parceiro, Isso eu posso te adiantar que não procede. Eu, no momento, estou um pouco debilitado graças a algumas pedras na vesícula. O mínimo aumento de gordura que eu ingerir, me causam dores (as vezes insuportáveis). Muito pelo contrário. Minhas dores estão praticamente "zero" (sim, estou fazendo aquela dietazinha "de velho" rs.) Então eu suponho que, se as dores persistissem, comigo em "dieta", a gordura estaria vindo de outro lugar: E-CIG. Como nada sinto... acho dificil que isso aconteça.

Abraços e Estamos juntos...
lucianobraga
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 260

Mensagem por Mansilha em Seg Mar 19, 2012 1:34 pm

Oi Luciano, se conseguirmos emplacar uma pesquisa. Acredito que esse seu depoimento valerá a pena. Favor nos manter informados. Very Happy

Vamo que vamo...
Mansilha
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Vinnie em Dom Mar 25, 2012 12:16 pm

Mansilha, eu não tinha visto esse tópico, mas agora vi, respondi o questionário e queria elogiar a iniciativa. Sou pesquisador na área de psicologia e trabalho no Instituto de Psicologia da USP; caso precise de algum auxílio, posso ajudar na medida da minha disponibilidade. Tenho contato também com grupos da área médica.

Só vou fazer 2 críticas em relação ao questionário. Uma é com relação àquela sequência de 4 perguntas sobre os sintomas, pra mim ficou um pouco confusa qual a diferença entre sintomas após a troca do analógico pelo vapor e quais os sintomas ao vaporar. Posso entender uma diferença temporal, mas ficou difícil pra mim diferenciar uma da outra na prática. A segunda, da qual deve entender até mais do que eu, é a questão da amostragem. Certamente, a maioria do pessoal do forum se deu muito bem com o e-cig e aqui continuou; será que você consegue pinçar pessoas que não se adaptaram? De repente até mesmo por indicação de gente daqui.

No mais, dou a maior força, me avise quando estiver pensando em divulgar que eu compartilho com o pessoal próximo a mim.

SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 2052

Mensagem por Mansilha em Dom Mar 25, 2012 12:31 pm

Oi Vinnie,

Primeiro queria agradecer a força e participação. A adriatol (adriana) também está ajudando. Ela ajudou na correção do português e analise das questões. Se viu a pesquisa ainda hoje é porque estamos na segunda versão...Smile

Bueno, quanto as questões de conteúdo:
Realmente, pensei em separar tendo em vista a questão temporal dos sintomas. Tentar levantar dados para ver se os problemas acontecem no início ou se eles se perpetuam. No futuro, pretendo fazer cruzamento dos dados de perfil e sintomas. Minha expectativa é descobrir se os sintomas são apenas passageiros. Sendo assim, o problema poderia ser da abstinência. Mais ou menos dentro desta idéia. Porém, comprendo a dificuldade de auto-analise.

Quanto a amostra, poisé, pensei nisso e a conclusão que cheguei é que gostariamos de entender o que as pessoas que se adequaram ao sistemas estão sentindo. Aqueles que não se adaptaram vou inserir como delimitação de pesquisa. São pessoas que não se adequaram, logo imagino que a maioria voltou para o cigarro, talvez uma pequena parcela está até hoje sem fumar. Outra delimitação vai ser em relação a um conteúdo brasileiro. Pretendo deixar claro que a pesquisa é a nível brasil.

Quanto ao número da amostra, não pensei e nem vou calcular a mesma. Contudo o que me parece é quem está no mundo e-cig (brasileiro), tem o nome gravado aqui no fórum. O Admin vai ajudar em mala direta para os caras. E vamos fazer um post fixo no tópico saúde. Sei que as pesquisas feitas antes da eleição são em torno de 2500 o número da amostra para 16 milhões de pessoas com um erro de 5%.

Enfim, acredito que nossa população encontra-se em cerca de 1000 a 2000 usuários. Se conseguirmos uma amostragem de 500 pessoas podemos dizer que a mesma é significativa. Pretendo analisar sobre diversos aspectos estatísticos (anova, correlações, etc.)

Se for um sucesso poderiamos talvez tentar replicar a pesquisa em parceria com outros fóruns internacionais.....

Queremos ajuda sim Vinnie. Principalmente na construção do artigo pós pesquisa. Se tiver alguma sugestão de melhoria nas questões do questionário, principalmentes nessa "tempo" ou quem sabre outras. Só vou colocar no ar o questionario quando tiver certeza que não há mais dúvidas. Fique a vontade, já está no grupo. Pretendo publicar junto com os nomes que fizerem parte.

valeu!!! Forte abraço!!!
Mansilha
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por sergiosann em Dom Mar 25, 2012 5:32 pm

Olá Mansilha,
Já nos falamos por MP e aproveito aqui para reforçar os parabéns à iniciativa e minha proposta de ajudar no que for possível. Toda longa caminhada se inicia com pequenos passos, e aqui não poderia ser diferente. Acredito que tudo irá caminhar para a melhor condição possível, mas muito disso vai depender de nós para vencermos os muros erguidos em volta dessa nova opção de abandono do cigarro e seus já bem conhecidos males.
Uma das coisas que justamente me faz acreditar no poder do e-cig (para além de minha própria experiência) é exatamente a reação rápida, violenta e ditatorial dos envolvidos em proibir o comércio, divulgação, importação e indiretamente (consequentemente) o uso por parte da população! Isso demonstra claramente que o mercado do tabaco iria afundar muito rapidamente perante o e-cig. Para evitar isso, os envolvidos agiram com rapidez lançando, além das "proibições", pesquisas fraudulentas e notícias com conteúdo falso para a população. Quem já está no meio há uns anos e acompanhou e acompanha sabe bem disso.
Assim, mais uma vez, cabe a nós, na medida do possível, irmos destruindo os bloqueios erigidos, contando com o avanço natural que já existe da propagação do e-cig, com a propaganda de boca a boca, com os fóruns etc.
Aos poucos os mitos irão sendo destruidos e as verdades irão aparecendo.
Sabemos que nada irá acontecer de hoje para amanhã, e que o caminho será difícil, mas não impossível...
Temos que contar com a ajuda de todos Wink
Abraços.
sergiosann
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1016

Mensagem por Mansilha em Sab Mar 31, 2012 3:33 pm

Oi Sergio,

Desculpa mas não tinha visto este post ainda. Enfim concordo em grau e número com tuas colocações. Legal que nossa pesquisa já esta sendo respondida. É natural que no primeiro dia tenhamos uma entrada de dados maiores. Ao passo que o tempo vai passando menos pessoar irão contribuindo.

Espero que consigamos um bom número de questionários para um maior proveito da análise como um todo. Era isso, começamos nossa caminhada. Agora, é esperar para termos as informações e começarmos a agir em prol da saúde pública e bem estar de todos aqueles que como eu um dia se veem doentes por causa do tabagismo.

Muito obrigado pela parceria,
Bom Vapor!!!
Mansilha
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por TIA BOEING em Sex Abr 06, 2012 8:40 pm

Não esqueçam de divulgar pra gente os resultados... as cobaias querem saber...
TIA BOEING
INICIANTE
INICIANTE

Feminino Mensagens : 25

Mensagem por zikko em Sex Abr 06, 2012 9:09 pm

Esta Pesquisa e muito importante para todos, quanto mais abrangente o formulario mais dados teremos.

Acho que o liquido tem um fator muito importante. quando compramos estes liquidos não sabemos 100% o que estamos inalando. Já vaporei liquidos que me deram falta de ar.

Até por este motivo estou pretendendo fazer meus proprios liquidos.
Estou indo bem devagar e pegando informações e ajuda com os amigos.
Mas uma coisa é certa, quanto menor for o numero de componentes, menor mau fará a minha saude, por este motivo vou continuar com o basico agua destilada pg\vg nico á 6mg e essencias. nada de adoçantes no maximo uma pimentinha.

Por enquanto estou usando liquidos e os Flavors que comprei das lojas , mas a tendência e comprar apenas concentrados puros, direto do fabrincante.
Até por que minha preferencia é liquidos com sabor de tabaco e maioria dos liquidos tem tudo menos sabor de tabaco.

Abs

zikko
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 368

Mensagem por Vinnie em Sex Abr 06, 2012 9:36 pm

TIA BOEING, certamente vamos divulgar a vocês e, se tivemos oportunidade, pra toda comunidade científica. Não podemos divulgar resultados parciais porque isso pode comprometer a coleta, mas assim que tivermos algo mais fechado podemos mostrar pra todos.

E, mais uma vez, agradecemos a cooperação e participação do pessoal, é muito bom ver essa disposição em ajudar. Very Happy

SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 2052

Mensagem por wilsoncelf em Ter Abr 10, 2012 12:28 am

Apesar de atuar na linha de pesquisa jurídica (algo que também podemos desenvolver usando os dados desta mesma pesquisa), também me comprometo a ajudar no que for possível.

Tenho dois familiares que não se adaptaram e poderíamos tentar criar um questionário específico para os que não continuaram com o e-cig.

Outra parte que considero muito importante é o acompanhamento médico empírico dos usuários, com exames de sangue e testes específicos. No mesmo mês que iniciei com o e-cig fui à pneumologista fazer um check-up geral, mas por ignorância minha e dela, acabou que não peguei os resultados dos exames, para comparar com agora, 7 meses depois.

Para completar, seria perfeito se tivéssemos químicos para acrescentar dados da composição dos elementos de diversos juices, também com testes empíricos. Não creio que deva ser tão difícil analisar os componentes do vapor. Um dos meus maiores medos, inclusive, e que poucos se lembram, é que as resistências são todas feitas de uma liga de níquel e cromo, este último considerado metal pesado e que pode trazer grandes malefícios se ingerido. Seria muito interessante descobrir qual a quantidade de partículas do metal é solta a cada vaporada e se é uma quantidade relevante, segundo as margens de tolerância comumente aceitas na comunidade médica.
wilsoncelf
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 621

Mensagem por Kitty Cat em Ter Abr 10, 2012 12:36 am

É, esse lance de pesquisa, eu não sei desenvolver, mas sou um ótimo porquinho da índia, rsrsrsrsrs! Respondo às pesquisas, questionários, formulários, e ajudo com os dados, se for o caso. E vou relatando como me sinto!
Kitty Cat
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Feminino Mensagens : 375

Mensagem por sergiosann em Ter Abr 10, 2012 1:52 am

wilsoncelf escreveu:

...Para completar, seria perfeito se tivéssemos químicos para acrescentar dados da composição dos elementos de diversos juices, também com testes empíricos. Não creio que deva ser tão difícil analisar os componentes do vapor. Um dos meus maiores medos, inclusive, e que poucos se lembram, é que as resistências são todas feitas de uma liga de níquel e cromo, este último considerado metal pesado e que pode trazer grandes malefícios se ingerido. Seria muito interessante descobrir qual a quantidade de partículas do metal é solta a cada vaporada e se é uma quantidade relevante, segundo as margens de tolerância comumente aceitas na comunidade médica.

Wilsoncelf,
Na realidade, a análise de substâncias presentes nos juices é um processo muito complexo, que requer equipamento muito específico, e que normalmente é muito caro.
Já estamos bem iformados quanto ao Glicerol e propileno glicol, aqui mesmo no fórum tem muita informação sobre isso. Quanto às outras substâncias, são um enigma, e apenas fazemos uma idéia do que os jucies podem conter na parte de aroma, corantes, etc, para além da nicotina...
Se isso fosse mais fácil, certamente muitos já teriam feito tais teste, mas infelizmente não é assim...
Pior ainda quanto a questão da sublimação da liga níquel-cromo no e-cig. Mas, pra termos um elemento tranquilizador nesse ponto, primeiro devemos lembrar que,, ao contrário do que vc citou sobre o cromo, na realidade precisamos dele, embora é claro em quantidades muito pequenas, mas é um mineral essencial em nossa vida, assim como vários outros. Então, a suposta absorção de cromo via e-cig, seria aceitável.
Mas, na prática, acredito que a absorção seja quase inexistente. Por quê?
Sabemos que essa liga foi desenvolvida por dois motivos: Ser de boa condutora de eletricidade e altamente resistente ao calor. Essa liga precisa de bem mais de 1000ºC para se fundir. A sublimação (espécie de evaporação do metal) só vai começar a ocorrer em temperaturas próximas a fusão. Nosso ecigzinho fica bem longe disso... ainda bem. Embora, como disse, partículas de cromo sejam bem vindas, o mesmo não se diria para o níquel. Mas, voltando à questão da temperatura, acho que o perigo nesse ponto é muito pequeno, senão inexistente. Lembremos também que muitos aparelhos dentários/ortodônticos usam essa liga em sua confecção.
Em termos de reações, algumas pessoas podem apresentar alergias ao contato direto com a liga. O mesmo se aplicaria a prováveis partículas aéreas.
Mais uma vez, como o tema do tópico diz, somos nossas próprias cobaias, e precisamos sim, como vc lembrou, estarmos atentos e usarmos nossos exames ocasionais ou de rotina para obtermos um auxílio de observação.
Qualquer efeito colateral que seja comprovadamente oriundo do uso do e-cig, pode ser derivado de muitos fatores, e não é tão simples identificar o causador da reação indesejada.
Já tive um caso, citado em algum tópico sumido por aí, de um juice que me provocava náuseas. Fiz várias experiências até me certificar que era o tal juice, na época um tal Mlbr da Dekang. Descobri que somente ele me dava náuseas e nenhum outro da Dekang. Ou seja, algum componente exclusivo daquele juice, provavelmente algum gerador de sabor específico, não me fazia bem. Mas, provavelmente nunca saberei o que era aquilo, pois não existe uma fórmula, ou espécie de "bula" dizendo o que um juice contém. Isso complica bastante nossas pesquisas, mas... fazer o que?
Mas, resumindo, tenho motivos para achar que não precisamos nos preocupar com partículas vindas das resistências. Seria o ideal é lógico que se tivesse uma pesquisa em laboratório sobre isso, mas... acho que isso aonda demora Sad
sergiosann
EXPERT
EXPERT

Mensagem por Mansilha em Ter Abr 10, 2012 8:01 am

Oi Wilson,

Quanto aos usuários que não se adaptaram e check-up médico. Chegamos a levantar ambas questões no processo de validação dos questionários. No entanto, chegamos a algumas conclusões:

1) Dificuldade em encontrar aqueles que não se adaptaram. No caso seria interessante saber o porque. Eu chutaria de longe o problema da manutenção, grana inicial e desconhecimento. No terceiro caso, o desconhecimento, leva as pessoas a comprar os produtos descartáveis que pelo que ouço no fórum é muito ruim. Mas enfim, acredito que no fundo, bem no fundo, os mesmos ainda não estào dispostos a parar definitivamente.

2) Quanto ao check-up. Ficamos reciosos de num primeiro momento sugerir as pessoas a irem ao médico e levantar dados para preencher os questionários. De uma população de 2100 pessoas que um dia se cadastraram no fórum, até então já tivemos 251 respostas. Porém, não acredito que consigamos passar de 500 questionários. Se de cara na primeira pesquisa essa proposta fosse feita, quantos questionários teriamos? Acredito particularmente, que teriamos poucos. Assim nós perderiamos a credibilidade. Por outro lado se conseguirmos e acredito que sim, colher resultados neste primeiro momento, onde o foco da pesquisa são os sintomas que as pessoas sentem ao trocar a fumaça pelo vapor. Então teriamos créditos pelo menos perante a estes que preencheram o questionário. Que sem dúvida estão dispostos a entender mais sobre o problema. Assim em um segundo momento, uma vez que a pesquisa seja divulgada com sucesso, poderiamos tentar trabalhar essa idéia de checkup.

acho que era isso... Sergio, valeu pelas colocações químicas!

abraço
Mansilha
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por pau-lo em Qua Maio 09, 2012 4:14 am

Que pena que este topico anda devagar,é um dos mais interessantes,e certamente um dos que mais interssam a todos,deveria ser fixo,e as pesquisas ( questionarios) levadas adiante,em minha opinião.

pau-lo
USUÁRIO
USUÁRIO

Masculino Mensagens : 46

Mensagem por sergiosann em Qua Maio 09, 2012 5:18 pm

Mansilha escreveu:

... De uma população de 2100 pessoas que um dia se cadastraram no fórum, até então já tivemos 251 respostas. Porém, não acredito que consigamos passar de 500 questionários...

Mansilha, na realidade a pesquisa foi um tremendo sucesso, pois ultrapassou a marca de 10% que é um padrão mundial de retorno nesse tipo de evento. Acho ótimo o resultado.
E se contarmos que muitos dessas 2100 pessoas inscritas provavelmente abandonaram o e-cig e o fórum, a margem é muito maior. Se contarmos o público ativo do fórum, então nem se fala Very Happy
Daqui pra frente é so ir incrementando a coisa. Na realidade, tudo vai depender desses pequenos inícios. Quando houver um material básico de valor, então, somente aí, alguns "grandes" poderão se interessar neste mercado...
O negócio é continuar em frente!

sergiosann
EXPERT
EXPERT

Mensagem por stoker em Ter Maio 15, 2012 9:22 am

Olá a todos,

Bom pessoal, sou linguista com experiência em pesquisa científica na ´rea de humanas. Posso ajudar no que for necessário ok?
abs
stoker
INICIANTE
INICIANTE

Masculino Mensagens : 24

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: