E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!

E-Cig.ForumBrasil.net

A nicotina "vaporada" faz mal para o passivo?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A nicotina "vaporada" faz mal para o passivo?

Mensagem por Viniaragao em Sex Dez 16, 2011 5:03 pm

Pessoal,

acho esse tema interessante para discussão...

Até onde sei (e já li), a nicotina inalada causa dependencia.

Já o "vapor" que fazemos não seria suficinte para prejudicar as pessas que estão a nossa volta ("passivos").

Que tal debatermos o assunto e postar artigos relacionados?

Abraços a todos!

Última edição por Viniaragao em Ter Dez 20, 2011 6:08 pm, editado 6 vez(es)
Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 153

Re: A nicotina "vaporada" faz mal para o passivo?

Mensagem por Cincoetti em Sex Dez 16, 2011 5:16 pm

Pelo que estudei sobre tabagismo na faculdade a nicotina fumaça/vapor tem uma concentração maior no ambiente que na própria inalação, isso se deve ao fato que somente parte do conteúdo inalado é absorvido; A molécula de nicotina tanto do cigarro analógico quanto do digital é a mesma, obviamente que no cigarro digital você somente está inalando a nicotina livre de outros componentes inadequados que existem no cigarro normal. Portanto, não recomendaria usar o ecig próximo de crianças ou em ambientes fechados, acho que a nicotina pode sim interferir no organismo de fumantes passivos, já que é uma molécula e está presente no ar. (Veja bem, isso não é baseado em artigos científicos e obviamente posso estar errado, isso é baseado em algumas aulas de toxicologia com meu conhecimento pessoal de ecig).
Cincoetti
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 338

Mensagem por Viniaragao em Sex Dez 16, 2011 5:53 pm

Muito bacana Cincoetti,

Esse é o motivo desse tópico... Veja você que eu não tinha essa informação e acredito que muitos aqui do forum também não.

Do meu lado, pelo que lí, a nicotina "vaporada" não causaria o problema do "fumate passivo".

É sempre bom termos opiniões de pessoas da área da saúde.

Obrigado pelo toque. Vou seguir seu conselho.

Também sou de BH e estou a espera do meu ego-t. Comprei um Health para esperimentar (não me satisfez); mas acredito que com um e-cig melhor vou conseguir largar os "fedidos" (na verdade sou tão viciado que para mim são até cheirosos).

Comprei também algumas Attys, varios líquidos, etc.

Mas é isso ai! Vamos trocar mais experências...

O que você (já com a experiência que tem) puder me acrescentar nessa "nova vida"; agradeço!

Abraços,

Vinicius

Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por HellBaxxx em Sex Dez 16, 2011 5:59 pm

Eu também não vou trazer nada científico, só uma dúvida que me ocorreu ao ler este tópico.

Se a nicotina prejudica, também, no fumo passivo, e se ela é altamente propícia a causar dependência (seu maior, ou único, potencial de prejuízo), e já que ela estaria mais disponível/concentrada no ambiente (ao exalar fumaça/vapor), por que é que não existem dependentes "passivos" de nicotina?
HellBaxxx
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 400

Mensagem por Viniaragao em Sex Dez 16, 2011 6:17 pm

Realmente HellBaxxx!

Essa é uma questão muito interessante. Bem observado!

Mas a dúvida inicial não é quanto ao vício; mas aos efeitos nocivos da nicotina que não estão plenamente estudados e se o nosso vaporzinho de cada dia é capaz de transmiti-los aos "passivos".

Por isso, acredito que, nós que somos os mais interessados;devemos pesquisar, juntar informações e trocar idéias.

Valeu!

Editado pela moderação

Cincoetti,

Só para entender melhor; na faculdade vocês estudaram sobre o vapor de nicotina ou sobre o efeito da "fumaça de nicotina" relaciona ao ao cigarro (tabagismo)?

Essa é outra questão crucial. O ato de vaporar a nicotina e não fumar associada aos outros componentes, será que dissipa a nicotina no ambiente da mesma forma?

Valeu!!!!

Última edição por adriatol em Sex Dez 16, 2011 6:40 pm, editado 2 vez(es) (Razão : Flood. Por Favor, leia as regras do fórum. Obrigada)
Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Cincoetti em Sex Dez 16, 2011 6:36 pm

Na verdade estudamos o tabaco analógico e pelo que me disseram, sim, você absorve essas substâncias, como sei que nem toda a nicotina do e-cig é absorvida por ler alguns artigos ... ela só pode estar no vapor expelido ... se você expeli a molécula vai estar no ar ... e ela pode ser inalada por outra pessoa, mas dai existem outras variantes como o vício do hábito etc .. talvez somente a nicotina não seja capaz de ter uma influência a ponto do indivíduo perceber ... mas que provavelmente ele vai estar exposto a ela vai ...

(tudo que eu digo é especulação)
Cincoetti
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Viniaragao em Sex Dez 16, 2011 6:42 pm

Cincoetti,

E sobre os malefícios compravados da Nicotina?

O que você tem para nos elucidar????

Valeu!!!!
Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Karakuta em Sex Dez 16, 2011 6:52 pm

Já estávamos discutindo isso em um outro tópico e a minha posição é como a do Hellbaxxx.

Nos estudos feitos para justificar a proibição de fumar em lugares fechados, ignoram a nicotina. E acho que a demonstração disso é justamente não viciar os "passivos" (90% das pessoas expostas à nicotina viciam).

Aliás, considero o próprio conceito de "fumante passivo" carregado de um certo exagero. Repetindo o argumento que utilizei no outro tópico, ninguém ainda me convenceu de que numa cidade como São Paulo (onde moro) 5 milhões de fumantes sejam mais danosos do que 7 milhões de veículos.

Além disso, a fumaça do cigarro, uma vez criada, permanece fumaça, mesmo que não a vejamos. Não retorna ao estado anterior. Já o vapor recondensa-se em líquido relativamente rápido, tornando a inalação por terceiros mais difícil.

Então, considero que vaporar, do ponto de vista "passivo", é senão inócuo, muito próximo disso.

Abraços.
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 3470

Mensagem por Viniaragao em Sex Dez 16, 2011 7:28 pm

Grande mestre Karakuta,

lí vários tópicos nos quais você marcou com suas opiniões extremamente embasadas e prudentes.

Mas como disse ao HellBaxxx,

O fato de a nicotina não viciar o passivo não é a questão primordial nesse tópico.

É muito interessante a observação que vocês levantaram.

Realmente eu não conheço nenhum caso de alguém que tenha se tornado "fumante" (entendasse viciado em nicotina) por contato com a dita cuja atráves da fumaça ou vapor. O cigarro analógico (assim como o e-cig) nada mais é do que veículo para recebermos nossa dose diáriia de nicotina.

Mas a dúvida inicial não é quanto ao vício; mas aos efeitos nocivos da nicotina que não estão plenamente estudados e se o nosso vaporzinho de cada dia é capaz de transmiti-los aos "passivos".

Acredito que, nós que somos os mais interessados; devemos pesquisar, juntar informações e trocar idéias.

Nesse sentido o post do Cincoetti foi muto interessante. Pelo menos para mim foi uma nova informação!

Como disse em outro tópico a respeito dos MALES DA NICOTINA:

"até onde sabemos... NINGUÉM SABE.

É certo que o que faz mais mal nos analógicos são os outros componentes, PRINCIPALMENTE O ALCATRÃO, que era usado inclusive para fazer asfalto. Fora as outras tantas substâncias nocivas das quais o analógioco é composto.

Mas até onde sei, não existem estudos científicos sobre a exposição prolongada à nicotina "pura" (muito menos associadas a PG ou VG).

Na verdade estamos todos apostando numa idéia que parece prudente. Ou seja; ficar só com a nicotina e elimar "o resto".

Mas realmente faltam estudos a respeito dos efeitos a longo prazo.

Do meu lado ACREDITO na idéia da chinesada e achei o-cig bastante racional.

POR ISSO ESTOU APOSTANDO MINHAS FICHAS NO E-CIG".

Mas nesse tópico acho que devemos trocar idéias sobre se o ato de vaporar "transmitiria" esses "supostos efeitos" para os passivos.

Abraços

Valeu!.

Última edição por Viniaragao em Ter Dez 20, 2011 1:33 pm, editado 3 vez(es)
Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Cincoetti em Sex Dez 16, 2011 9:45 pm

Eu creio que assim como estamos expostos a inseticidas, pesticidas entre outras substâncias podemos estar exposto a nicotina, o que interfere é a questão da exposição a ela, o quanto você estará exposto e o quanto existe realmente de nicotina expelida ao vapor e a capacidade deste vapor de ser novamente inalado via respiração, são uma série de variantes que não existe nenhuma publicação à respeito ... eu prefiro não usar e-cig perto do meu filho e da minha esposa ... mas por uma questão de segurança ... prefiro não arriscar ... mas é tudo muito recente para afirmarmos isto ou aquilo como disse acima, são apenas especulações ... é o que acredito ...
Cincoetti
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Viniaragao em Sex Dez 16, 2011 11:03 pm

Pois é Cinconeti,

essa é a minha preocupação. Por isso digo que "vou na sua idéia"!

Sempre fumei muito! Mais de um maço por dia desde os 15 anos.

Nunca me importei com os malefícios do cigarro nem para mim nem para os "meus passivos". Embora, para não incomodar, procurava fumar no "meu cantinho"...

É engraçado esse conceito de passivo, pois na minha opinião esses "passivos" são as pessoas mais "ativas nas nossas vidas". Afinal, as pessoa que estão ao nosso lado no dia-a-dia, são as que podem se expor aos malefícios do nosso hábito/vício; e certamente são as que mais amamos ou consideramos.

Enfim, seguindo seu exemplo, deixe eu te contar um pouco do meu caso:

Em casa tenho um escritório e minha esposa não é fumante e pior É ALÉRGICA. Fumo muito nesse "meu refúgio" que embora seja no andar de cima, é o suficiente para que ela reclame do cheiro dos fedorentos. O espaço é grande e nunca entendi esse "FENÔMENO" dela sentir o cheiro "lá embaixo". PARA VOCÊ VER COMO SEUS ARGUMENTOS TEM FUNDAMENTO....

...MESMO SEM SENTIRMOS O CHEIRO DOS E-CIG SIGNIFICA QUE "a priore", mesmo não tendo estudos conclusivos, ELES TAMBÉM ESTÃO DISSIPANDO NICOTINA NO AMBIENTE (nós analógicos o que marca a presença do cheiro não é a nicotina mas significa que o "trem" vai longe).

BASTA SABERMOS OS MALEFÍCIOS DA NICOTINA ISOLADA! ALGO QUE NÃO É CONCLUSIVO!

Continuando o caso...

Resolvi me cuidar melhor após alguns exames médicos (tá tudo BÃO, tá tudo muito BEM, mas realmente....podia ser MELHOR), então estou me informando a respeito dos e-cig.

Comprei um Health (pra ver "de qual é") e não gostei; MAS GOSTEI. Acho que só falta potência no hardware; então encomendei um GO-T, alguns Attys, líquidos, etc....

Enfim, MINHA MULHER QUE SEMPRE RECLAMOU DO CHEIRO DE CIGARRO "A LONGA DISTÂNCIA" TEM ME DEIXADO FUMAR O HEALTH DENTRO DO NOSSO QUARTO.

O cheiro já não a incomoda tanto e recebi essa ALFORRIA.

Mas toda conquista vem junto com uma responsabilidade. Me preocupei: SERÁ QUE ESSA MER#$**$# TAMBÉM VAI FAZER MAL PARA ELA? PARA MINHA FAMÍLIA?

Sempre fui um fumante inveterado (mais de um maço desde os 15 anos), mas consciente...

POR GARANTIA VOU SEGUIR SEU CONSELHO!!!

Obrigado!

Última edição por Viniaragao em Seg Dez 19, 2011 8:56 am, editado 1 vez(es)
Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Cincoetti em Sab Dez 17, 2011 8:15 am

Dizer que as vezes não dou uma vaporada perto da minha esposa vou mentir, mas é muito raro, prefiro sair rapidamente do quarto e vaporar e voltar. Claro que acredito que a exposição de uma pessoa a nicotina em pequenas proporções não deva causar nada demais é a mesma coisa que comer um alimento com agrotóxico, a substância vai ser eliminada do organismo, porém meu medo é a exposição frequente ...

"A cotinina tem sido utilizada como marcador sensível e específico da inalação da nicotina. No estudo, possibilitou a constatação do fumo em quatro casas onde os adultos omitiram a informação. Este metabólito
da nicotina permite quantificar o grau/intensidade da exposição do fumante passivo nos dias precedentes." Ilicali OC, Keles N, Deer K, Asun OF, Guldiken Y. Evaluation of the effect of passive smoking on otitis media in children by an objective method: urinary cotinine analysis. Laryngoscope 001;111:163-7

Obvio que neste artigo não houve conclusão relativa à exposição de cotidina devido a pessoas que não conviviam com fumantes, segundo relato destas pessoas, ter o resultado de cotidina positivo. Porém saliento que o indivíduo "33" caracteriza como a exposição crônica pode afetar na introdução da cotidina de forma passiva. A criança convive com 4 fumantes e os níveis de cotidina está muito elevado em comparação aos demais. (Lembre-se isso é usado para cigarros analógicos, mas parto do mesmo pre-suposto para avaliar a exposição de nicotina, pois, seria a única substância do cigarro convencional usada no eletrônico).

Resumindo, se você pode evitar acho que seria interessante. Ninguém é obrigado a dividir com você os níveis de cotidina séricos e urinários ... mesmo que em pequena escala não existe hoje artigos conclusivos sobre as consequências de uma exposição suave e por mais suave que seja esta exposição as pessoas não fumantes obviamente não gostariam de saber que moléculas indesejadas estão circulando pelo seu organismo. No começo do e-cig eu achava que não havia problemas ao vaporar no quarto com meu filho dormindo, eu realmente estava um pouco iludido com a transição de analógicos para e-cig, eu vaporava pouco, mas o vapor do e-cig é muito grande, bem, enquanto minha esposa tomava banho eu dava algumas vaporadas, meu filho estava com muito frequência roncando e com o nariz entupido (comum em crianças menores de 1 ano), bem depois de um tempo eu parei e os sintomas dele parou gradativamente, pode ser uma coincidência relativa ao clima seco, mas, prefiro achar que ele não merece o risco da nicotina/cotidina, mesmo ainda não tendo artigos conclusivos ainda mais sobre e-cig ... abraços ...
Cincoetti
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Karakuta em Sab Dez 17, 2011 2:32 pm

Sem dúvida, Cincoetti, é de bom senso não expor qualquer pessoa a qualquer substância que possa lhe prejudicar. Particularmente no caso de um hábito cotidiano, como é o nosso.

Mas, na falta de estudos mais específicos temos que tomar o cuidado de não criar alertas que, baseados em conjecturas, nos impeçam de enxergar os verdadeiros perigos.

A colocação de não haver relatos de "viciados passivos" é sim muito relevante.

A quantidade de nicotina necessária para viciar uma pessoa é infinitamente menor do que a para prejudicá-la em termos de saúde.

Sua preocupação, em não vaporar perto de seu filho tão pequeno, se justifica muito mais pela possibilidade de torná-lo dependente de nicotina do que por algum outro mal que ela possa lhe causar.

Abraços.
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por Viniaragao em Ter Dez 20, 2011 1:55 pm

Karakuta,

não entendo como você a prudência do nosso amigo Cincoetti.

Pessolmente sou um defensor do e-cig e assim como ele, você, e todos nós do forum: estamos todos apostando numa idéia que parece prudente. Ou seja; ficar só com a nicotina e elimar "o resto".

Mas nem nós, nem os estudiosos a respeito do tema têm uma definição à respeito da inovação que é o e-cig; seus benefícios (que para nós é evidente) e seus malefícios (que para nós tendem a ser menosprezados).

A questão FRISO não é a de viciar os nosso "passivos", mas se a nicotina pura com os catalizadores que contêm os liquidos (PV, VG) seria prejudicias para os "passivos".

É obvio que estamos tratando nesse tópico de especulações e estudos não conclusivos!

Mas concordo com a postura do Cincoetti; e acredito que devemos ponderar sobre nosso "antigo" vício, nossas atuais atitudes e não nos deixar levar pela parcialidade.

Enfim, vale a pena termos bom senso nessa transição. Menos por nós (que já estamos decididos) mais pelos outros...

OBS: Parece óbivio que: "A quantidade de nicotina necessária para viciar uma pessoa é infinitamente menor do que a para prejudicá-la em termos de saúde?". Mas quais as quantidades para prejudicá-las em termos de saúde?

Até onde sabemos, não existem estudos conclusivos sobre os efeitos e malefícios da nicotina (isolada ou não). E qual o risco de espormos a dita cuja aos nosso "ativos".

Obrigado por sua colaboração...

Acredito que devemos trocar idéias entre nós e se algum integrante tiver acesso a algum estudo atualizado à respeito da nicotina poderá agregar bastante ao tópico.

ENQUANTO ISSO: "TODAS AS NOSAS REVERÊNCIAS AO E-GIG!". MAS SEJAMOS PONDERADOS....

Abraços,

Inté
Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Karakuta em Ter Dez 20, 2011 5:52 pm

Viniaragao,

A nicotina é uma substância natural presente em diversos alimentos que consumimos. Quando consumimos em excesso (como nós fazemos) ela é prejudicial.

Quanto aos "passivos" o raciocínio é: muito antes de fazer mal, a nicotina vicia. Se os estudos sobre os efeitos do "fumo passivo" dão conta de que a nicotina consumida dessa forma não chega a viciar, deduz-se que a quantidade não é suficiente para provocar danos.

É só isso.

O 'não' foi incluído em edição posterior.

Última edição por Karakuta em Qui Dez 22, 2011 1:47 pm, editado 1 vez(es)
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por Viniaragao em Ter Dez 20, 2011 6:04 pm

Karakuta,

por favor, coloque para os intergrantes do forum, os estudos nos quais você se baseia para fazer tais afirmações.

Uma coisa coisa é o Empirismo que todos os "ex-fumantes" têm. Outra são fatos...

...e contra fatos não há argumentos!

Colaborem!

Inté
Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Karakuta em Ter Dez 20, 2011 6:12 pm

São os inúmeros estudos sobre "fumantes passivos" em particular os que basearam a legislação que proibiu o fumo em locais fechados. Uma pesquisada no Google dá conta do recado.

Como coloquei, na falta de estudos específicos, a relação não viciar passivos e, portanto, não ser danosa é uma inferência.

Abraços.
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por Viniaragao em Ter Dez 20, 2011 6:38 pm

Karakuta,

Por favor coloque alguns desses artigos no forum com suas devidas referências, para que cada um faça suas próprias pesquisas...

O Google hoje é o atual "pai dos burros"! Uma enciclopédia tecnológica! Um dicionário falho!

Ex: Nunca será capaz der traduzir coisas como:

(...) Em sua SEDE sinto SEDE do GOSTO do que eu GOSTO!

São pequenas nuances que fazem toda diferença! Concorda?

Abraços,

Vinícius

Última edição por Viniaragao em Qui Dez 22, 2011 12:25 pm, editado 1 vez(es)
Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Karakuta em Ter Dez 20, 2011 8:40 pm

Não concordo.

Os textos a que me referi estão em português. Eu não uso o Google para tradução.

Eu já pesquisei há tempos e não vou pesquisar de novo. Procure você mesmo.

Abraços.
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por maisumwilliam2 em Ter Dez 20, 2011 9:01 pm

hehehehe

isso ae karakuta... jeito DIY de pesquisar

heheheh

maisumwilliam2
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 210

Mensagem por Viniaragao em Ter Dez 20, 2011 9:05 pm

Filhão!

Sempre valorizei suas opiniões; apenas não estou entendendo seus argumentos.

Não tenho a menor dúvida de que os textos aos quais você se refere estão em português... Quem falou que você usa o GOOGLE TRADUTOR aqui irmão???? Erá só um exemplo das lacunas...

Mas voltando a "vaca fria"; a única razão de estarmos aqui é dividir e não chegar prar o "próximo" e falar: "Procure você mesmo"; "FAÇA você mesmo" "Resolva você mesmo"...

Se fosse assim esse forum não teria razão de existir....

Última edição por Viniaragao em Qui Dez 22, 2011 12:28 pm, editado 3 vez(es)
Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por maisumwilliam2 em Ter Dez 20, 2011 9:18 pm

nao leva para o pessoal nao viniaragao...

pelo jeito o karakuta nao esta nos melhores dias.. pois ele sempre foi muuuiitoo atencioso em seus comentarios...

releva ae...

abraco
maisumwilliam2
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 210

Mensagem por zakhma em Qua Dez 21, 2011 5:48 am

Da uma procurada, nicotina em alimentos...

Eu dei uma breve lida a respeito e vi que alguns alimentos podem conter nicotina...

Foi bem por cima...

Se não me engano, em algum post aqui do forum tinham comentado isso (a fim de se ver livres da china pra tudo - Attys, Baterias e a propria nicotina)

Quanto a discutir aqui sobre pesquisa e tudo mais...

Dá 1 googada que resolve mano...

Não tem que exigir que alguem compartilhe algo que no momento a pessoa não tem condições, ou mesmo não quer compartilhar. O livre arbítrio é para todos...

Wink

Não estamos aqui para trocar farpas, mas sim para trocar idéias...

Ontem mesmo quando vaporava em casa, fiquei olhando pro lado, minha esposa estava la... kkk

Ai eu jogava o vapor pra janela, a fim de não fazer mal a ela...

kkk

minha filha está de ferias mas vou procurar vaporar longe dela...

Abreijos!

Jorge Heitor - Zakhma
zakhma
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 461

Mensagem por RacerX em Qua Dez 21, 2011 8:32 am

Apesar do pequeno desentendimento o tópico foi muito bom!

Parabéns!

Abs!

RacerX
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 298

Mensagem por Karakuta em Qua Dez 21, 2011 11:03 am

Viniaragao,

Nicotina ----> Vício -----> Dano

Qual parte você não entendeu?

Abraços
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: