E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!

E-Cig.ForumBrasil.net

Males da Nicotina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Males da Nicotina

Mensagem por gabriel.alves@alog.com.br em Ter Nov 22, 2011 4:13 pm

Boa tarde,
hoje curiosamente fui a Wikipédia obter um pouco mais de informações sobre a nicotina em sí, sabemos que deixamos de inalar diversas substâncias com o cigarro eletrônico, porém, continuamos com a nicotina .

Eu, ingenuamente imaginei que estivesse me livrando das possibilidades de câncer no pulmão utilizando Ecigs, quando agora me deparo com estas informações, que eu não sabia ou mentia para mim mesmo:

Nicotina
É o nome de uma substância alcalóide básica, líquida e de cor amarela, que constitui o princípio ativo do tabaco. Seu nome se deve ao diplomata francês Jean Nicot que foi o difusor do tabaco na Europa. Provoca cancro nos pulmões devido à metilização que ocorre no DNA
(liga um radical metila, CH3). A pirrolidina (nicotina) sofre reações metabólicas (com NO+), oxidação e abertura do anel transformando-se em 4-(n-metil-n-nitrosamino)-1-(3-piridil)-1-butanona (CETONA) e 4-(n-metil-n-nitrosamino)-4-(3-piridil)-butanal (ALDEÍDO).
O nitrosamino possui uma forma de ressonância onde um carbocátion é facilmente doado a uma base nitrogenada do DNA (guanina, citosina, adenina ou timina), causando uma falha de transcrição, levando à possibilidade de desenvolvimento do câncer.

Efeitos
A nicotina age sobre os receptores nicotínicos de acetilcolina. Em pequenas quantidades, estimula estes, o que causa uma libertação de adrenalina e emoção. Em grandes quantidades, bloqueia-os, sendo esta a causa da sua toxicidade e eficácia como insecticida.
O seu efeito, quando consumida como tabaco, manifesta-se de duas maneiras distintas: tem um efeito estimulante e, após algumas tragadas profundas, tem efeito tranquilizante, bloqueando o stress. Seu uso causa dependência psíquica e física, provocando sensações desconfortáveis na abstinência. Em doses excessivas, é extremamente tóxica: provoca náuseas, dor de cabeça, vômitos, convulsão, paralisia e até a morte. A dose letal (LD50) é de 0,4 mg/kg em adultos.[1]
Na indústria, é obtida através de toda a planta Nicotiana tabacum, e é utilizada como um inseticida respiratório (na agricultura) sob a forma de sulfato de nicotina e vermífugo (na pecuária). Pode ainda ser convertido para o ácido nicotínico e, então, ser usado como suplemento alimentar.
A nicotina, presente no tabaco, também está associada à redução da ingestão alimentar e peso por meio da ativação, no hipotálamo, de um grupo de neurônios que controlam a saciedade.[2] Por isso, muitos fumantes resistem em largar o vício.[2]
Dados estatísticos indicam que há uma clara correlação entre o número de cigarros fumados diariamente e o risco de morte por câncer no pulmão e doenças cardiovasculares. De acordo com a American Cancer Society, "...mais pessoas morrem todos os dias por doenças relacionadas ao fumo do que por AIDS, álcool, acidentes de carro, incêndios, drogas, assassinatos e suicídios juntos." Numerosos estudos comprovam que o consumo de tabaco causa diversos males à saúde, mas, mesmo assim, todos os dias milhares de jovens e adolescentes começam seu caminho à dependência química da nicotina. Embora existam muitos centros de apoio à recuperação dos drogados (muitos mesmo na internet), e uma enorme campanha educativa para a prevenção ao vício, o número de fumantes não diminui com o passar dos anos. As pessoas assumem, conscientemente, o risco real de contrair inúmeros males, tanto pelo efeito de dependência criado pelo tabaco como por vontade própria.

A nicotina no cérebro
No exemplar de 22 de setembro de 1995 da revista Science, pesquisadores do Columbia-Presbyterian Medical Center publicaram um artigo revelando o mecanismo de ação da nicotina no SNC.
Eles identificaram um novo receptor, chamado de receptor nicotínico, que leva esse nome por ser ativado pela nicotina. Este receptor, normalmente, ativa-se com acetilcolina, mas na presença de nicotina é ativado também por esta.
A nicotina induz a liberação do neurotransmissor glutamato, que é um neurotransmissor excitatório envolvido na plasticidade sináptica sendo esta uma das possíveis causas para o efeito da nicotina em melhorar a memória (normalmente não pela forma de tabaco, o que reduz a oxigenação cerebral).[3]
O vicio do tabaco é causado pelo aumento de dopamina nos circuitos de recompensa do cérebro tal como nas outras drogas viciantes, actualmente põe-se a hipótese que outros compostos no fumo do tabaco que não a nicotina sejam inibidores da Monoamina Oxidase (MAO), que é a enzima responsável pela degradação da dopamina no cérebro, incluindo no circuito de recompensa.[4]
Dois anos mais tarde, dois cientistas do National Institute of Environmental Health Sciences, em Washington D.C., descobriram que estes receptores, no hipocampo, estão associados aos processos de aprendizado e memória. Os cientistas também elaboraram um mecanismo molecular que pode ajudar a explicar algumas patologias, como algumas formas de epilepsia, doenças de Alzheimer e Parkinson, dependência de nicotina e depressão. Seu trabalho foi publicado, em 1997, no Journal of Physiology.
As ações da nicotina se fazem fundamentalmente através do sistema nervoso autônomo. Ocorre uma resposta bifásica, em geral com estímulo colinérgico inicial, seguido de antagonismo dependendo das doses empregadas. Pequenas doses de nicotina agem nos gânglios do sistema nervoso autônomo, inicialmente como estímulo à neurotransmissão e, subseqüentemente, como depressor. O uso de altas doses de nicotina tem rápido efeito estimulante seguido de efeito depressor duradouro possivelmente tóxico.

enfim, eu estou entendendo errado ou é exatamente isso ? Por estarmos utilizando o ecig dependendo da forma que utilizarmos temos até mais chance de ter cancer ??
Abç !!
gabriel.alves@alog.com.br
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 184

Re: Males da Nicotina

Mensagem por Historiador em Ter Nov 22, 2011 4:17 pm

Esqueça tudo que é dito da nicotina, tudo que temos são estudos assiciando ela junto do tabaco aí sim é uma bomba. Mas somente ela é o mesmo qu esperar câncer no estômago tomando refrigerante diariamente.
Historiador
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 557

Mensagem por RMorgan em Ter Nov 22, 2011 5:43 pm

Pois é. Nicotina não é brincadeira não. O cigarro eletrônico é uma maneira bem mais limpa de ingerir essa substância, mas de qualquer forma, é sempre bom pensar em largar de vez o uso da nicotina.

Comecei agora com os e-cigs e já faz uma semana que não fumo. Já estou preparando para ir reduzindo o nível de nicotina até o zero, e depois largar de vez o vício.

A nicotina é uma substância muito tóxica. Um veneno, na verdade.

Na minha opinião, o melhor é ir reduzindo mesmo seu uso, até parar eventualmente. Acho que qualquer vício deve ser evitado, ainda mais um tão forte quanto o da nicotina.

Acho que, uma substância que causa um vício tão intenso, e que altera a química cerebral de maneira tão radical, deve mesmo ser evitada.

Essa é minha opinião. Não quero dizer que estou certo ou errado. Para mim o e-cig está, até então, se mostrando um método promissor para largar de vez o vício.

De qualquer forma, o câncer está aí. Nunca se teve um número tão alto de doentes de câncer na história. Comida congelada, carnes com hormônios e antibióticos, ovos de granja que vêm cheios também de hormônios e antibióticos, água fluoretada, refrigerantes e seus corantes, conservantes, transgênicos, agrotóxicos nas verduras e legumes, ar poluído, redes wi-fi, telefone celular, microondas....Tudo isso provoca câncer, mas é tudo isso também que move a economia mundial.

Estamos cercados por todos os lados. É difícil escapar, a não ser que seja um naturalista que mora no mato e cultiva seu próprio alimento.

O cigarro e a nicotina são só alguns fatores a mais.
Um abraço,

Raf.

RMorgan
USUÁRIO
USUÁRIO

Masculino Mensagens : 34

Mensagem por Lako em Ter Nov 22, 2011 6:18 pm

por gabriel.alves@alog.com.br Hoje à(s) 7:13 pm
Por estarmos utilizando o ecig dependendo da forma que utilizarmos temos até mais chance de ter cancer ??

Oi!
Onde voçês leram que nicotina em uso ISOLADO da cançer???
Pelo que li ali o peso males/beneficios está pendendo muitos beneficios, se tirar tudo que está associado ao uso do tabaco e não da nico isolada.

Lako
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 207

Mensagem por Karakuta em Ter Nov 22, 2011 7:05 pm

gabriel.alves@alog.com.br, acho que você entendeu errado.

No texto que você reproduziu não diz em nenhum lugar que nicotina provoca câncer. Releia com mais cuidado e verá que está se referindo ao cigarro ou tabaco.

Não sou nenhum fã de nicotina e acho que devemos tentar reduzir a dependência dela, até por uma questão de princípio (pra que depender de algo, sem necessidade?). Mas com o e-cig, mesmo com nicotina, estamos sim reduzindo enormemente as chances de desenvolver os males derivados do uso de tabaco. Pelo menos é o que tudo indica até agora.

Abraços.

Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 3470

Mensagem por Viniaragao em Sex Dez 16, 2011 6:07 pm

Na verdade,

até onde sabemos... NINGUÉM SABE.

É certo que o que faz mais mal nos analógicos são os outros componentes, PRINCIPALMENTE O ALCATRÃO, que era usado inclusive para fazer asfalto. Fora as outras tantas substâncias nocivas das quais o analógioco é composto.

Mas até onde sei, não existem estudos científicos sobre a exposição prolongada à nicotina "pura" (muito menos associadas a PG ou VG).

Na verdade estamos todos apostando numa idéia que parece prudente. Ou seja; ficar só com a nicotina e elimar "o resto".

Mas realmente faltam estudos a respeito dos efeitos a longo prazo.

Do meu lado ACREDITO na idéia da chinesada e achei o-cig bastante racional.

POR ISSO ESTOU APOSTANDO MINHAS FICHAS NO E-CIG.

Abraços

Última edição por Viniaragao em Sex Dez 16, 2011 6:51 pm, editado 1 vez(es)
Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 153

Mensagem por adriatol em Sex Dez 16, 2011 6:42 pm

Atenção

Tópico movido da seção "Diários e Testemunhos" para a seção correta "Saúde", tendo em vista que o referido assunto está relacionado à essa seção.

Abs e boas vaporadas Wink

"O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade o é de todas as virtudes". Allan Kardec
adriatol
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Feminino Mensagens : 3011

Mensagem por Vinnie em Sex Dez 16, 2011 6:47 pm

Também não li que nicotina causa câncer. Mas o artigo é um pouco confuso, misturando nicotina e tabaco em alguns momentos.

Eu concordo que não é bom ser um viciado em nicotina, independentemente do cigarro, mas de fato não sabemos o quanto ela pode fazer mal se ingerida a longo prazo pelos e-cigs.

SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 2052

Mensagem por Viniaragao em Sex Dez 16, 2011 7:11 pm

postei no lugar errado...
Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Viniaragao em Sex Dez 16, 2011 7:42 pm

É isso ai Vinnie!

Sou novo no e-cig e tenho pesquisado bastante.

Para falar a verdade estou "quebrando o galho" com um Health que não tem segurado minha onda (as vezes sou obrigado a recorrer aos analógicos).

Já encomendei um ego-t que está para chegar (mais algumas attys, líquidos, etc) e torço para que consiga abondorar de vez os "fedidos" (sou tão viciado que para mim são até cheirosos).

Mas acho muito bacana ver casos como o seu. PÔ!!! MAIS DE DOIS ANOS SEM OS ANALÓGICOS! PARABÉNS!!! ISSO QUE ME MOTIVA NA OPÇÃO DOS E-CIG!

Você tem feito alguns acompanhamento médico? O que pode relatar dessa experiência pra quem como eu está começando!

Relatos nesse sentido servem ao propósito do tópico, pois podem mostrar na prática que para além de nicotina, etc, o e-cig vale a pena!

Valeu!
Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Vinnie em Sex Dez 16, 2011 7:56 pm

Viniaragao, confesso que nunca fiz acompanhamento médico por conta do cigarro, então tenho apenas minha experiência pessoal.

Mas o que posso dizer é que os ganhos de vaporar ao invés de usar os fedidos são muito nítidos na minha vida. Eu tenho muito mais fôlego, disposição, nunca mais tive tosse braba e fico bem menos doente. Também consegui finalmente dar continuidade a uma rotina de exercícios que não conseguia pela falta de fôlego.

É claro que boa parte dessas melhoras tem a ver também com os exercícios, mas foi parar com o analógico que me fez conseguir levar isso adiante. Hoje estou num peso normal pra minha altura (sempre fui muito magro) devido a ganho de massa magra e também sou muito mais cheiroso Laughing

Eu sou um cientista e, por isso, sempre duvido de relatos pessoais. Mas não tem como o que eu sinto ser simplesmente fruto de efeito placebo e, somado aos outros que já vi aqui no forum, só posso concluir que os e-cig são aparelhos sensacionais.

SUPER EXPERT

Mensagem por Viniaragao em Sex Dez 16, 2011 8:34 pm

Mestre Vinnie,

Toda as reverências de seu humilde gafanhoto!

São esses relatos que motivam a nós (que nunca ficamos "um dia" sem os fedidos) a seguir em frente. NOVAMENTE!!!! PÔ!!! MAIS DE DOIS ANOS!!!!

Mas quanto ao que você falou. Independente do método (que cientificamente falta na sua experiência pessoal com o e-cig) temos ai o EMPIRISMO! Não é?

Até onde sei o método científico tradicional (que é originário do empirismo filosófico) defende que as teorias científicas devem ser baseadas na experiência e na observação do mundo... (como disse antes, e você bem sabe, faltam na sua experiência apenas o acompanhemento prático).

Então; ATÉ QUE PROVEM O CONTRÁRIO, já são 787 dias e 23 horas - a favor do e-cig.

Parabéns irmão!

Abraços,

Vinícius
Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Cincoetti em Sex Dez 16, 2011 9:58 pm

Bem, pelo que eu estudei um dos metabólitos da nicotina e a cotidina que é metabolizado no fígado, ou seja a nicotina se transforma em cotidina que é excretada pelo sistema urinário, existe estudos que relacionam fumantes do sexo masculino com maior incidência com câncer de bexiga. A nicotina tem seus efeitos relaxantes e estimulantes que podem ser considerados benéficos em doses terapêuticas se assim podemos dizer, porém, em contrapartida seu metabólito descarta a mesma ao analisarmos que o mesmo é tóxico.

Para elucidar melhor parte de um artigo:

Câncer de bexiga

O câncer de bexiga é a neoplasia maligna mais comum das vias urinárias. Nos Estados Unidos da América do Norte, 57.400 pessoas (42.200 homens e 15.200 mulheres) desenvolvem câncer de bexiga a cada ano e 12.500 (8.600 homens e 3.900 mulheres) morrem devido a esta doença.(23,43) A maioria dos pacientes diagnosticada com câncer de bexiga tem 60 anos ou mais e este é o segundo câncer mais prevalente em homens nesta faixa etária. A maior incidência no sexo masculino deve-se em grande parte à exposição aos fatores de risco, especialmente o fumo e outros carcinógenos ambientais. Diversos estudos mostram aumento em duas a três vezes das possibilidades de desenvolver câncer de bexiga em fumantes, quando comparados a não-fumantes, existindo correlação direta entre dose e resposta.(44) Entre três casos de câncer de bexiga, pelo menos um é atribuído ao tabagismo, fator importante devido à alta prevalência deste no mundo contemporâneo.(45,46)

Conclui-se que a nicotina causa malefício devido ao seu metabólico. A COTIDINA.

Obviamente no cigarro convencional existe milhares de substâncias nocivas .. as que eu estudei um pouco são a anilina, alcatrão, tolueno e xileno ... esqueci o resto .. mas tem bastante.
Cincoetti
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 338

Mensagem por Vinnie em Sab Dez 17, 2011 9:15 am

Xara, valeu as referências. Wink

O que eu refiro a um problema em relação à questão científica é a confusão que pode ser tomar a si mesmo por objeto de estudo e também de tentar fazer inferências a partir de um único caso (eu mesmo). Mas, sim, não deixa de ser uma experiência e tenho parâmetros suficientes pra no mínimo colocar a questão como uma possibilidade.

Ciconetti, eu não sabia dessa relação com câncer de bexiga, não é o que os meios de comunicação costumam destacar. Mas é bom ter essa informação, valeu pelo artigo. Como eu disse, o melhor é parar com tudo mesmo e esse é meu plano pra daqui um tempo, mas parar com o e-cig também não é fácil. Aliás, se eu tenho uma crítica ao uso do eletrônico é justamente que é difícil pra c* parar com ele também Laughing

SUPER EXPERT

Mensagem por Cincoetti em Sab Dez 17, 2011 2:21 pm

Ciconetti, eu não sabia dessa relação com câncer de bexiga, não é o que os meios de comunicação costumam destacar. Mas é bom ter essa informação, valeu pelo artigo. Como eu disse, o melhor é parar com tudo mesmo e esse é meu plano pra daqui um tempo, mas parar com o e-cig também não é fácil. Aliás, se eu tenho uma crítica ao uso do eletrônico é justamente que é difícil pra c* parar com ele também

Eu descobri esse semestre na aula de toxicologia. Enfim, eu achava que a nicotina pura seria algo bem inofensivo por existir outras formas de tratamento para o tabagismo com a formulação (adesivos e goma de mascar). Na verdade achava que os malefícios era mais empirismo, mas realmente existe esse revés e quanto maior a redução da mesma melhor sua saúde ... "0" nic é o ideal ...
Cincoetti
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 338

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: