E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!

E-Cig.ForumBrasil.net

Efeitos químicos da nicotina no organismo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Efeitos químicos da nicotina no organismo

Mensagem por wilsoncelf em Dom Nov 06, 2011 9:48 pm

Tá, eu discordo de você quanto à razão do abandono.

O aumento das probabilidades de acidente cardiovascular é uma preocupação minha e eu realmente acho que largar a nicotina seria benéfico. Tem alguns milhares de estudos que comprovam que fumantes têm maiores probabilidades de acidentes vasculares, e eles são, em boa parte por causa da nicotina.

Claro que eu não estou querendo que ninguém aqui largue nicotina, essa é só a MINHA opinião. Eu pretendo um dia largar completamente a nicotina e, no final das contas, até o e-cig mesmo.
wilsoncelf
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 621

Mensagem por Karakuta em Dom Nov 06, 2011 9:57 pm

Ramister,

Ter consciência do consumo de nicotina - e desejar eliminá-la - em nenhuma hipótese é ser "antivaporista". Mesmo porque o vapor é o melhor meio para se atingir esse objetivo.

Abraços.
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 3470

Mensagem por Ramister em Dom Nov 06, 2011 10:13 pm

Tem alguns milhares de estudos que comprovam que fumantes têm maiores probabilidades de acidentes vasculares, e eles são, em boa parte por causa da nicotina.

Este estudo mostra que dentre 121 pacientes, os fumantes são menoria, tendo inclusive (em alguns aspectos) obtido uma melhor resposta ao tto.

Karakuta

Concordo, desejar eliminá-la não é ser Antivaporista, mas alardear que este objetivo "deve" ser almejado por outrem já me faz pensar no surgimento de tal tendencia da parte de ex-vapers, assim como já vi aqui relatos de crítica a fumantes de analógicos, e por isso me manifesto contrário.
Ramister
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 260

Mensagem por wilsoncelf em Dom Nov 06, 2011 10:49 pm

Ramister, releia inteiramente esse link que você postou. Ele discute o prognóstico de fumantes, ex-fumantes e não-fumantes APÓS um acidente vascular.

Ninguém aqui quer ter acidente vascular e pensar "ah, tudo bem, pelo menos eu sou fumante" né?

Outra coisa; em várias partes, o próprio autor nos desanima mais ainda:

"Os tabagistas sofrem infarto agudo do miocárdio numa faixa etária mais jovem e apresentam perfil de risco mais benigno."

"Outra causa aparente deste paradoxo é que uma grande proporção dos fumantes morre antes da admissão hospitalar."

"O tabagismo teria, então, acelerado a doença aterosclerótica, fazendo com que sofressem um infarto agudo do miocárdio numa idade mais jovem que os não fumantes."

E, por fim, o mais importante:

"Neste estudo, os fumantes são mais jovens que os não-fumantes, o que está de acordo com diversos estudos publicados na literatura. O GISSI 2 (...) relatou que os fumantes eram cerca de 11 anos mais jovens que os não fumantes (...)"

Fica bem claro que, se tratando de prognósticos, uma pessoa de 40 anos tabagista PODE ter uma recuperação semelhante a uma de 50 não-fumante sem que isso signifique que nicotina não faz mal relevante à saúde.

O fato é que o próprio artigo que você postou é claro em dizer que os tabagistas têm infartos 10 anos antes dos não-tabagistas.

Mais uma vez: sou dependente de nicotina. Não estou tentando convencer ninguém. Só acho que é importante que estejamos cientes do risco que corremos e considero benéfica - à saúde mesmo - a liberdade da dependência da nicotina.
wilsoncelf
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Ramister em Dom Nov 06, 2011 11:03 pm

Não concordo com a sua visão do estudo, pois não foi essa a questão que expus, não se pode medir o fator de risco se não há evidencia estatística que comprove este fator, sendo assim, gostaria que me indicasse (se houver) um dos milhares de estudo estatísticos que comprove que o número de enfartados é maior quando comparado entre fumantes e não fumantes.

Creio que os fatores de risco esta muito mais ligado a outros hábitos do que o do fumo.

Até que me provem o contrário
Ramister
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por wilsoncelf em Seg Nov 07, 2011 6:09 am

Nossa, não acredito que você realmente duvide. O próprio estudo que você colocou é ESCANCARADAMENTE claro em admitir que os fumantes têm maiores chances de infarto e os têm mais cedo. Fui comentar com um amigo meu médico e ele disse que eu até penaria pra achar estudos assim na internet, pois é uma verdade sedimentada na comunidade científica há tantas décadas que não faz sentido repetir os testes, mas, ok, vamos lá.

http://www.webartigos.com/artigos/influencia-do-tabagismo-a-predisposicao-ao-infarto-agudo-do-miocardio/68208/

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X2005000300003&script=sci_arttext

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2122719/?page=4

http://portaldocoracao.uol.com.br/pare-de-fumar/tabagismo-e-o-risco-de-infarto-do-miocardio-ataque-cardiaco

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X2007001500002&script=sci_arttext&tlng=pt

http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/12747

http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/infarto-do-miocardio-fatores-de-risco/

Só a título ilustrativo, este estudo sociológico mostra o grau de esclarecimento do brasileiro médio acerca dos notórios fatores de risco à saúde.

http://www.scielosp.org/pdf/csp/v25n7/09.pdf

Em dado momento, assevera: "A grande maioria (97%) dos entrevistados
respondeu corretamente que o tabagismo está relacionado com o risco de câncer de pulmão, e quase 90% mencionaram a associação existente com infarto agudo do miocárdio"

Você faz parte destes 10%, Ramister.

Repito novamente. O consumo de nicotina é um dos fatores de risco que podem levar à doença arteriosclerótica. Eu, por exemplo, sou portador de marcapasso cardíaco desde os 12 anos de idade, então sempre estive bem informado quanto às doenças cardiovasculares e mesmo assim me meti no tabagismo. O objetivo do resto do fórum pode ser vaporar nicotina pro resto da vida, a concentrações de até 24mg/ml, mas eu só queria deixar ilustrado ao fórum - que, no final das contas, é um fórum que trata de consumidores de nicotina - os malefícios cientificamente comprovados do nosso estilo de vida para ajudar a evitar que todos creiam que substituindo os analógicos por e-cig estarão ingerindo alface.

Última edição por wilsoncelf em Seg Nov 07, 2011 6:11 am, editado 1 vez(es) (Razão : ortografia é bom e eu gosto)
wilsoncelf
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Ramister em Seg Nov 07, 2011 7:18 am

Tens razão, eu estava desinformado (10%).

Mas agora ficou claro para mim, realmente, o número de infartados é maior entre os fumantes.

uma verdade sedimentada na comunidade científica há tantas décadas que não faz sentido repetir os testes, mas, ok, vamos lá.
Ramister
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por wilsoncelf em Seg Nov 07, 2011 7:39 am

Então, cara, queria deixar claro que meu objetivo com o tópico é só o de informar mesmo, não de convencer ninguém.

Quando me perguntam na rua (e é sempre a primeira coisa que perguntam) ao me verem com um cigarro fake de ponta azul: "É pra parar de fumar"?

Eu sempre respondo imediatamente: "Não, é pra eu continuar fumando e morrer mais tarde."

O anseio de parar totalmente é uma escolha minha e interna, que eu sequer conto aos outros, porque não é da conta de ninguém e eu detestaria algum ecochato vir tentar me doutrinar que eu estou me matando e blá blá blá...

Vamos vaporizar, mas com consciência!

Abraços Very Happy
wilsoncelf
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por sergiosann em Seg Nov 07, 2011 2:49 pm

Opss! Parece estar havendo uma pequena confusão em relação ao artigo em questão. Este artigo trata de "Tabagistas" e não vaporizadores...
Se há uma coisa que pesquisei à exaustão é sobre esse assunto...
É interessante "separar" o fumante de cigarro do vaporizador. Ainda não existem estudos sobre o uso do e-cig, e por motivos bem conhecidos.
A comparação é apenas por uma aproximação no uso da "nicotina" exclusivamente. Quando se trata de "tabagismo" estão necessariamente inclusas todas as outras substâncias que são reconhecidamente mais danosas a saúde.
Não objetivo aqui defender pura e simplesmente o uso da nicotina, mas fazer esta observação de que a comparação é inválida.
O principal causador de danos cardíacos, com efeitos imediatos é o "Monóxido de carbono", veneno presente em maior concentração em qualquer prática de uso do tabaco, derivado da combustão. Essa substância reduz automaticamente o nível de oxigênio nas células, o que obriga o coração a bombear o sangue mais rapidamente, causado stress significativo. Esse stress, que é imediato, causado a médio e longo prazo, afeta não somente o coração como todo o sistema arterial e também venoso. Aliado a outros fatores como níveis lipídicos altos, leva normalmente a problemas como infato do miocárdio e AVC.
Não se dá muita importância a esse efeito danoso no uso dos cigarros e da substância em questão, talvez para não alertar a população de que o monóxido de carbono é também altamente presente da poluição de nossas cidades, derivados dos automóveis, indústrias etc...
Acredito que, se um usuário teme o malefício que a nicotina pode vir a causar com o uso do e-cig, deve assim que sentir segurança em ficar também sem vaporar, abandonar esse uso e agir como muitos ex-fumantes fazem, utilizando de outras técnicas para abandonar o vício.
Acho válido inclusive o uso de gomas ou adesivos, para largar a parte psicológica do ato de fumar. Creio que seria fácil e rápido e o e-cig teria cumprido sua função.
Outros não almejam o abandono total do e-cig (como eu ao menos no momento) e se preocupam mais em reduzir o uso da nicotina com juices mais fracos ou mesmo 0 nic.
Como eu já lembrei em outro tópico sobre a nicotina, de nada adianta - inclusive parar com qualquer uso de nicotina - e continuar usando indiscriminadamente gordura hidrogenada (Trans) que é oficialmente o maior vilão do coração e artérias na atualidade. A grande diferença é que não existem "campanhas" para abolir o seu uso...
Como anda o nível de colesterol de cada usuário de e-cig? Como anda nossa alimentação em geral? Ela é saudável? Praticamos exercícios?
Penso que a preocupação com a saúde somente é válidade se praticarmos o "Combo", ou seja, nos preocuparmos em todos os pontos que podemos estar nos prejudicando.
Quando abandonei o cigarro, modifiquei conjuntamente todos os hábitos negativos. Foi assim que descobri que meu colesterol estava alto, minha pressão arterial, que estava com extra-sístoles etc. Minha pressão e extra-sístoles se normalizaram com o abandono do cigarro. Mas, o colesterol somente modificando radicalmente minha alimentação...
E por aí vai.
Resumindo, cheguei à conclusão de que a absorção de nicotina via e-cig é sempre muito baixa, mesmo com níveis altos estampados no vidrinho do juice. Certamente, algumas pessoas podem ser mais sensíveis à nicotina isoladamente. Estas devem prestar mais atenção, ou preferencialmente, abandonar seu uso definitivamente.
Aproveitando para fazer uma observação quo o Karakuta mencionou:
Karakuta escreveu:
"Há quem diga que "um pouco" de nicotina é bom. Esta quantidade, "boa", já absorvemos nos alimentos. Não deveríamos precisar mais."
Na realidade, estudos comprovam que a nicotina não é absorvida pelo sistema digestório. Sua assimilação se dá realmente a nivel pulmonar, por acesso direto ao sangue e por via transdérmica ou por mucosas. Os ácidos estomacais a deterioram e ela deixa de ser nicotina. Por outro lado, a nicotina presente em alguns alimentos como a casca da batata é encontrada em quantidades ínfimas. A assimilação via estômago se daria com o uso de uma alta dose de nicotina, mas essa absorção se daria então pela "parede" estomacal e não via digestão. Desnecessário dizer que os efeitos seriam desastrosos...
Finalizando, ainda há muito o que se aprender com o uso do e-cig. Pessoalmente, baseado em exames e percepção própria, seu uso tem sido ao menos "não" danoso, como era com o cigarro. Vaporar um e-cig, mesmo com nic 24mg "não altera minha pressão" como o fazia um Free com sua pretensa 0,4 mg de nicotina...
Mas, como disse, cada caso é um caso. Observem em voces mesmos e decidam a partir disso...
Abraços.
sergiosann
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1016

Mensagem por RacerX em Seg Nov 07, 2011 4:09 pm

Bela explanação sergiosann!
Quando digo que este fórum enriquece meu conhecimento não falo por falar!

Abs!

RacerX
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 298

Mensagem por wilsoncelf em Seg Nov 07, 2011 4:27 pm

Sérgio, gostaria de esclarecer que só me enveredei ao mundo dos tabagistas quando o colega nos apresentou um estudo que concluía que os tabagistas (e não vapers) tinham prognósticos semelhantes a ex-tabagistas e não-tabagistas após um acidente vascular.

O estudo que apresentei no início do tópico é uma síntese puramente fisiológica de como a nicotina age no corpo humano, o que descarta todos os outros componentes do cigarro analógico, sendo, portanto, de total utilidade à comunidade vaper, pois realiza um corte científico somente na substância que nos interessa.

Assim, e você pode confirmar isso com seu cardiologista, se tiver, é importante nunca esquecer que estamos livres, sim, do monóxido de carbono e das nitrosamidas, mas não da nicotina, que, conforme comprovam os estudos, aumenta, sim, a pressão arterial e a arteriosclerose, o que pode, sozinho, levar a infarto. Eu, como sei que estou consumindo tal substância, estou procurando melhorar os outros fatores de risco mais fáceis de serem eliminados, fazendo exercícios, cortando açúcares desnecessários e ingerindo menos gorduras saturadas e mais gorduras insaturadas.

Convivo desde o nascimento com cardiologistas e sei o quanto e por quê execram tanto o tabaco.
wilsoncelf
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Zane em Seg Nov 07, 2011 4:30 pm

parabéns sergiosann! :aplauso:

Abçs
Zane
EXPERT
EXPERT

Feminino Mensagens : 1795

Mensagem por sergiosann em Seg Nov 07, 2011 6:51 pm

Wilsoncef,
Se ler novamente meu post, verá que finalizei com: Cada caso é um caso...
A nicotina tem efeito "vasoconstritor" o que é um determinante para aumento na PA. Todavia, em testes feitos "in loco" não observo tal efeito "na minha pessoa", ao contrário do uso de um único cigarro...
Os artigos científicos em geral, tratam da "totalidade", considerando todavia que "totalidade" principalmente na área da saúde "não existe". Em segundo lugar, todos os artigos em questão são prioritariamente "anti-tabagistas" e possuem essa parcialidade.
Eu me atenho a artigos científicos "imparciais" e, mesmo que a análise fria e calculista aponte a nicotina como uma substância vasoconstritora e consequentemente passível de alterar a PA, esse efeito pode "não ser observado" em todos os usuários, ao menos em baixas concentrações. Afora isso, existe o efeito cerebral no qual a nicotina compete com a dopamina etc etc.
Não estou condenando de forma alguma sua colocação e muito menos a postagem do artigo. Claro que é válido. Estou alertando para que a nicotina não é a vilã - isoladamente - mas é tratada como tal, em desconsideração ao monóxido de carbono do qual TODOS são usuários diariamente. MAs esta questão é "indebatível" não é mesmo? (Assim como o uso de gordura hidrogenada - a verdadeira causadora de ateromas - sobre a qual há um misterioso silêncio na comunidade médica...)
Afora isso, tenho amigos de todas as áreas de medicina, e sinceramente não pretendo transformar isso em uma guerra de "médicos" rsrs.
Minhas opiniões estão aí e não as mudarei, muito menos as ficarei repetindo. Cada um é livre para crer no que quiser...
E dando quote em mim mesmo:
Sergiosann escreveu:
"Mas, como disse, cada caso é um caso. Observem em voces mesmos e decidam a partir disso...
Abraços. "
sergiosann
EXPERT
EXPERT

Mensagem por wilsoncelf em Seg Nov 07, 2011 9:42 pm

Ok, estamos em consenso então aheuiaheuihauie Very Happy
wilsoncelf
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por mrdudez em Ter Nov 08, 2011 8:55 am

Belíssima discussão! Estou muito inclinado a abandonar toda forma de sugar químicos desnecessários para dentro do meu organismo, afinal, basta os que já respiramos involuntariamente no dia a dia.

Devo, porém, dizer que se estou neste caminho, é por causa dos E-Cigs, que permitiram que eu abandonasse o tabagismo e pudesse ter a oportunidade de olhar de fora, mesmo continuando um "fumante" na condição de Vaper.

Acredito que proporcionou isto a muitos aqui, somente pelos relatos que tenho lido.

Então concluo dizendo que os E-Cigs são uma revolução no tratamento desta doença que é o Tabagismo, um vício tão medonho que ganha esta classe de "Doença".

Obrigado, outra vez, por esta belíssima discussão!

:aplauso:
mrdudez
USUÁRIO
USUÁRIO

Masculino Mensagens : 34

Mensagem por Ramister em Ter Nov 08, 2011 10:10 am

Ontem estive em Florianópolis e meio que por acaso avistei em uma lojinha da rodoviária duas latas de Snus, comprei uma por 25 pila, achei muito curioso ter isso por lá.

Ainda não experimentei o treco direito, apena masquei um tiquinho de nada, é sabor cereja, e vo fala, o treco forte hein!!! deu até um enjoo com um tiquinho da ponta do dedinho, curioso foi que depois eu não queria nem ver e-cig na minha frente, nem e-cig nem snus nem cigarro nada nada. Só de pensar em algo do género me embrulhava o estomago.

Alguem já usou isso?

Ramister
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por SHIGAS em Ter Nov 08, 2011 10:10 am

Excelente as explanações de sergiosann e parabéns pelo tópico wilsoncelf!

Por essas e outras que adoro esse Fórum.
São várias pessoas trazendo informação relevante para toda a comunidade vaper.

Com certeza, existe uma diferença muito grande entre tabagistas e vapers no que se refere ao mal que o produto condutor de nicotina proporciona.
Este tópico e os posts nele contidos vem a acrescentar mais motivos para que se larguem os 'maledetos bastardos fedidos', mas que se dê atenção ao (talvez) único componente dos juices para vaporadores pessoais que pode nos causar algum malefício, se for consumido de forma inadequada e/ou excessiva.
Acredito que o importante é largar definitivamente os analógicos e cada um ter consciência do seu consumo nas dosagens de nicotina que se vapora todos os dias.
Como sergionsann destacou: 'cada caso é um caso...' e cada um com suas próprias experiências diárias e respectivos sintomas deve encontrar o sua dosagem de modo a não potencializar os efeitos nocivos da nicotina, seja 'quebrando' juices ou dosando as vaporadas(ou até mesmo eliminando a nic. dos juices como vários vapers).

Adorei o comentário do wilsoncelf:
Quando me perguntam na rua (e é sempre a primeira coisa que perguntam) ao me verem com um cigarro fake de ponta azul: "É pra parar de fumar"?
Eu sempre respondo imediatamente: "Não, é pra eu continuar fumando e morrer mais tarde."

huahuahauhaua...

Um grande abraço!

[]´s ===========§
SHIGAS
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 2203

Mensagem por wilsoncelf em Ter Nov 08, 2011 10:24 am

Valeu Shigas, me sinto muito orgulhoso de ajudar alguém nessa cachoeira de informações que é esse fórum...

Ramister, eu já tive bastante vontade. Esse é o tal tabaco de mascar né? Acho que eu não conseguiria usar isso não cara... Coisa com gosto de cereja que não pode pra engolir? É meio tortura né.
wilsoncelf
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Ramister em Ter Nov 08, 2011 10:31 am

Não pode engolir??? Shocked Sério? nem sabia, acho que por isso fiquei enjoado, mastiguei e engoli, mas era muito pouquinho mesmo, um farelinho que cabia na metade da unha do dedinho, mas agora eu fiquei confuso pois o Wikipedia diz "O snus também não deve ser confundido com o fumo de mascar. Especula-se que esse produto seja uma forma menos nociva de consumo do tabaco, devido sua forma de preparo industrial e uso sem combustão."

Mas as caracteristicas são muito semelhantes, eu nem quero mais aquilo, vai fica lá, mas uma tranqueira que me passou pela cabeça é que deve ser muito fácil extrair nicotina daquilo, parece ter em abundância hehe
Ramister
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por sergiosann em Ter Nov 08, 2011 6:14 pm

Nossa, esse negócio de Snus é muito punk. Realmente não se pode engolir, dá enjôo mesmo. A nicotina tem que ser absorvida pela mucosa bucal, da mesma forma que o chiclete. Já experimentei, mas realmente não é aconselhável. Possui o mesmo efeito danoso do cigarro, exceto no que se refere aos pulmões e ao monóxido de carbono, que nesse caso não possui.
De qualquer forma é menos maléfico que o cigarro por isso. Mas é muito nojento Razz tem que ficar "cuspindo" eca rsrsrs.
sergiosann
EXPERT
EXPERT

Mensagem por Karakuta em Ter Nov 08, 2011 6:29 pm

Onde tiver escandinavos tem snus. Mas, corroborando as informações do sergiosann, não é para mascar não. É para ser colocado entre os dentes e o lábio, na gengiva.

Também achei nojento, não só por cuspir, mas também ter que ficar enfiando os dedos na boca toda hora. Além do que dá para imaginar, com o tempo, como ficam os dentes. Vicia em nicotina igualzinho cigarro.

Abraços.
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 3470

Mensagem por wilsoncelf em Ter Nov 08, 2011 6:56 pm

Li uns textos aqui e parece que não precisa, necessariamente, cospir. Mas vai engolir então?

Isso não pode ser saudável pro estômago...
wilsoncelf
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: