E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!


E-Cig.ForumBrasil.net

Diabetes X E-cig

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Diabetes X E-cig

Mensagem por hino-80 em Dom Set 04, 2011 10:58 am

Bom dia Vapers.

Bom, não achei nenhum tópico relacionado então decidi criar 1.

Sou diabético tipo 2. E claro, que a recomendação da minha médica é que eu parasse de fumar.
Parei, e comecei a usar o e-cig. mas não informei a minha médica ainda, pois não chegou a data da consulta.

Andei lendo a respeito de alguns juicers e alguns contêm adoçantes. será somente sucralose?

A nicotina libera adrenalina no corpo e isso geram uma liberação de glicose na corrente sanguínea.

Vou começar a me monitorar mais vezes ao dia para ver se está tendo uma variação da minha taxa de glicemia em relação a antes.

Tem mais alguém aqui no forúm que seja diabético e utiliza o e-cig e reparou em alguma alteração?

Abraço
avatar
hino-80
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1046
Data de inscrição : 05/08/2011
Idade : 36

http://papovaper.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por Karakuta em Dom Set 04, 2011 1:50 pm

hino-80,

Não sou diabético e não tenho conhecimento suficiente na área para emitir qualquer opinião mais embasada.

Mas, a princípio (vale à pena pesquisar isso direito) evite a Glicerina. Sua similaridade com a glicose é maior do que o PG, embora ambos tenham o 'glicol' na raiz do nome denunciando sua origem.

Há líquidos que utilizam PEG-400 (também um 'glicol'), mas não tenho ideia do efeito de cada um destes produtos nessa circunstância específica.

Tente pesquisar e, se for o caso criar um tópico, no ECF. Tem muitos médicos por lá.

Boa sorte,
avatar
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 3460
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 61
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por sergiosann em Dom Set 04, 2011 6:07 pm

Concordo plenamente com o Karakuta. Simples assim. Além do que ele já disse, é comprovado quimicamente que o glicerol pode contribuir para o aumento dos níveis de colesterol. Talvez o nível de assimilação via vapor seja muito baixo e não chegue a influir. Todavia, meus níveis estavam muito altos e estou observando isso. Estou abolindo, por via das dúvidas o uso de glicerina e dando preferência ao propileno e procurando o PEG400 e líquidos que o usem.
Não sou diabético e nem possuo antecedentes. No caso de colesterol ídem. Daí que este fato me chamou a atenção.
Qualquer detalhe a mais postarei aqui. Mas, realmente, por precaução, é melhor evitar.
avatar
sergiosann
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1016
Data de inscrição : 02/07/2009
Idade : 55
Localização : Juiz de Fora

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por andré brum em Dom Set 04, 2011 6:12 pm

Olá, hino-80.
Nossa, não fazia idéia dessa relação da nicotina com a produção de glicose! Acredito que, em função disso, pra vc seja interessante usar juices de baixo teor de nocotina desde o início, ou acelerar o processo de redução. Mas é claro que qualquer opinamento aqui não substitui de forma alguma as orientações de um médico. Não acha prudente tentar adiantar a data de sua consulta?

Grande abraço!
avatar
andré brum
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 392
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por sergiosann em Dom Set 04, 2011 6:33 pm

Ah Hino, esqueci de comentar sobre a glicose. Já que vc a monitora via aparelho, é bastante interessante e importante este fato. De antemão, vc mesmo poderá ter uma bela pesquisa pessoal, assim como passei a fazer com meus níveis de colesterol. Caso haja influência digna de nota, ela será percebida diariamente. Ou seja, a influência do glicerol nos níveis de glicose seria acredito, imediata. Caso não seja perceptível dessa forma, existem grande chances dela não influir a esses níveis. O mesmo já não pareceria acontecer com o colesterol, que se basearia numa assimilação mais lenta.
Quanto a sua médica, o que se pode esperar dela vai depender mesmo "dela". Meu médico por ex. é do tipo "cabeça aberta" e como bom cientista, não diz "sim nem não", uma vez que ainda não existem provas nem para um lado, nem para outro.
Como já falamos desde o inicio do fórum, somos nossas próprias cobaias, e muito do estudo a respeito do e-cig virá dos próprios usuários...
avatar
sergiosann
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1016
Data de inscrição : 02/07/2009
Idade : 55
Localização : Juiz de Fora

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por hino-80 em Seg Set 05, 2011 10:10 am

Pessoal, eu achei algumas coisas sobre o tema.]

Este artigo fala sobre lados positivos do tratamento de reposição de nicotina em relação ao diabetes.

é meio longo o texto, mas acredito que para quem tem diabetes seja interessante ler os dois textos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
- Pesquisa sobre nicotina e droga

Quando introduziu-se o emplastro de nicotina, os pesquisadores começaram a estudar a nicotina de uma
forma diferente
.
A nicotina pode até trazer alguns benefícios à saúde, mas o problema foi "o sistema de distribuição", diz Don deBethizy. DeBethizy é diretor da Targacept, uma empresa de biotecnologia separada da R.J. Reynolds Tobacco Company e dedicada à pesquisa de drogas relacionadas à nicotina [Fonte: Wired (em inglês)]. Ninguém deveria fumar (em inglês), mastigar tabaco (em inglês), nem usar emplastro (em inglês) por sua saúde, especialmente aqueles que sofrem de condições médicas pré-existentes. O desafio para os cientistas é descobrir uma maneira de obter medicamentos a partir da nicotina ou encontrar um substituto seguro para os compostos, como a nornicotina.
Já mencionamos que a promoção da nicotina no crescimento dos vasos sangüíneos pode ajudar os pacientes com diabetes. A empresa farmacêutica CoMentis está testando um gel de nicotina, aplicado às áreas que necessitam para estimular a circulação e o desenvolvimento dos vasos sangüíneos.

A Targacept está realizando testes clínicos de duas drogas relacionadas à nicotina. Um é para estimular a função cognitiva nos pacientes com esquizofrenia (em inglês) e Alzheimer (em inglês); o outro é um analgésico para ser tomado após a extração de um dente. Esses dois tratamentos completamente diferentes são feitos com base na nicotina.

Embora ainda não esteja disponível nenhuma droga derivada da nicotina, muitas estão em fase de desenvolvimento ou teste. A variedade de condições a serem estudadas reflete a excitação sentida na comunidade científica para o potencial da nicotina: ansiedade (em inglês), depressão, doença de Alzheimer, síndrome de Tourette (em inglês), TDAH (em inglês), doença de Parkinson (em inglês), diabetes e esquizofrenia. Muitas dessas condições são de natureza psicológica. Pesquisadores apontam que é bem provável que não seja coincidência o fato de que 50% dos fumantes possuírem problemas de saúde mental e que a chance de as pessoas depressivas serem fumantes é duas vezes maior do que não-fumantes. O Dr. Ed Levin, um notável pesquisador da nicotina na Duke University, considera-a uma forma de auto-medicação [Fonte: Wired (em inglês)]. Geralmente também é mais difícil para as pessoas depressivas pararem de fumar.

Pode levar anos para vermos qualquer droga derivada de nicotina no mercado. Tirar uma droga da pesquisa e colocá-la no mercado pode exigir centenas de milhões de dólares e anos de trabalho - sem mencionar os muitos estágios de testes e aprovação do governo. Ainda assim, um dia poderemos ver a nicotina como vemos o ópio, a dedaleira e a erva-moura. De um lado, são substâncias altamente perigosas; do outro, são tratamentos médicos vitais, que podem até salvar vidas.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
E este outro texto trata da relação nicotina X diabetes de maneira negativa:

Reposição de nicotina complica o diabetes

Cientistas da American Chemical Society, dos Estados Unidos, identificaram a nicotina como sendo a principal responsável pelos níveis persistentes de açúcar no sangue de diabéticos fumantes. • Descoberta pode ter implicações para as pessoas com a doença que estão usando a terapia de reposição de nicotina por longos períodos em uma tentativa de parar de fumar.
• “É o primeiro estudo a estabelecer uma forte ligação entre a nicotina e complicações do diabetes (ataques cardíacos, acidente vascular cerebral, insuficiência renal e danos aos nervos). Se você é um fumante e tem diabetes, você deve se preocupar e fazer todos os esforços para parar de fumar”, diz o líder do estudo, Xiao-Chuan Liu.

• Liu citou pesquisas anteriores que mostram que o bom controle dos níveis de açúcar no sangue é a chave para prevenir complicações. O padrão para o monitoramento dos níveis de açúcar no sangue a longo prazo em pessoas com diabetes é o teste de sangue de hemoglobina A1c (HbA1c). Utilizado em conjunto com monitoramento diário de açúcar no sangue em casa, o teste de HbA1c revela a quantidade média de açúcar no sangue durante as últimas semanas. Resultados altos no teste significam que o diabetes não está bem controlado e que existe um risco maior de complicações.

• Os médicos sabem há anos que o tabagismo aumenta o risco de desenvolver complicações. Estudos também mostram que os fumantes com diabetes têm níveis mais elevados de HbA1c do que não fumantes com diabetes. No entanto, ninguém sabia exatamente qual substância na fumaça do cigarro era responsável pela elevação de HbA1c.

• Liu e colegas suspeitaram que poderia ser de nicotina e verificaram os efeitos da nicotina na HbA1c. Usando amostras de sangue humano, eles mostraram que as concentrações de nicotina similares àquelas encontradas no sangue de fumantes foi a responsável por aumentar os níveis de HbA1c.

• “A nicotina fez os níveis de HbA1c aumentarem em até 34%”, disse Liu. “Quanto maior os níveis de nicotina, mais HbA1c é produzida.”

• Os pesquisadores acreditam que os médicos podem usar os dados deste estudo como uma nova base para encorajar os pacientes com diabetes a pararem de fumar.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
bom, pelo jeito vai ser me monitorar e debater este assunto com a Médica na proxima consulta.
Tentar baixar os níveis de nicotina nos juices.

Porém, já estou mais tranquilo, pois sei que pelo menos agora, somente a nicotina está me fazendo algum mau, ao invés do analogico que continha milhares de substâncias prejudiciais.

Em relação aos meus níveis de glicemia, está tudo controlado.
Igual antes quando eu fumava cigarros analógicos.

Quem sabe eu tirando a nicotina eu não possa inclusive parar de tomar medicamentos para o controle das diabetes.

Valeu pelo interesse do pessoal.

Edit:

para quem não tem diabetes, segue a recomendação da matéria no link abaixo:

http://www.istoe.com.br/reportagens/38519_EFEITO+INESPERADO

Vale a pena ler, pois eu tenho diabetes do tipo 2, e realmente é uma doença que gera muitas complicações de saúde e também muitas privações no cotidiano.

Assim como a nicotina o açucar é um grande vilão....rsss
avatar
hino-80
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1046
Data de inscrição : 05/08/2011
Idade : 36

http://papovaper.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Diabetes X E-cig

Mensagem por luizxt em Qua Set 05, 2012 11:54 am

Ressuscitando Tópico

Caro Hino-80
Seu post ja tem mais de um ano, e como não acrescentou nada a ele e me encontro com as mesmas dúvidas que voce um ano atrás, gostaria de saber como anda sua pesquisa.
Eu tive um aumento repentino nos niveis de açucar e estava atribuindo ao VG ao iniciar no vapor, mas lendo todo seu post e a matéria da Isto é, mas se entendi certo o problema é a abster-me dos analógicos e a diminuição da nicotina.
Então pediria a gentileza de informar..
Achou o tal PEG400, não foi nescessario, ou o que fez a respeito ?

Grato

Luizxt



Não sei quanto tempo a istoe manterá a reportagem então resumi o conteúdo que o link passado pelo Hino contém, abaixo.
http://www.istoe.com.br/reportagens/38519_EFEITO+INESPERADO

o abandono do vício eleva, a curto prazo, o risco de ter diabetes tipo 2.

especialistas concluíram que aquelas que deixam de fumar têm até 70% mais chance de desenvolver a doença do que as que nunca fumaram

Enquanto a pessoa fuma, a nicotina estimula a produção dos hormônios adrenalina e noradrenalina. eles aceleram o funcionamento do organismo, aumentando, por exemplo, os batimentos cardíacos e a respiração. “Isso leva a um gasto energético maior”, Ao mesmo tempo, a nicotina inibe o apetite.
“Quando a pessoa para de fumar, esse processo é interrompido, o gasto energético diminui e a vontade de comer cresce.”
A consequência é o ganho de peso, que cria condições favoráveis à diabetes tipo 2, uma alteração do metabolismo dos açúcares do corpo que pode aparecer em qualquer fase da vida. Fora de controle, ela traz complicações renais, cardíacas e circulatórias
Os médicos devem orientar melhor os ex-fumantes ao deixarem o cigarro.
avatar
luizxt
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 65
Data de inscrição : 05/06/2012
Idade : 58
Localização : Diadema SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por DeaVap em Qua Set 05, 2012 1:10 pm

Caracaaaa.....luizxt, só agora, lendo o tópico (que não tinha visto na época) me dei conta de que, casualmente, o meu nível de glicose aumentou depois que larguei o analógico e entrei no vapor... Shocked
Só tem um detalhe: meu peso não aumentou nesse período... Shocked
avatar
DeaVap
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Feminino Mensagens : 2267
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 53
Localização : Porto Alegre-RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Diabetes X E-cig

Mensagem por luizxt em Qua Set 05, 2012 1:38 pm

DeaVap escreveu:Caracaaaa.....luizxt, só agora, lendo o tópico (que não tinha visto na época) me dei conta de que, casualmente, o meu nível de glicose aumentou depois que larguei o analógico e entrei no vapor... Shocked
Só tem um detalhe: meu peso não aumentou nesse período... Shocked

Dea
Esse fórum tem coisa que não acaba mais e só achei esse topico do Hino porque pesquisei depois da matéria que li sobre o não aspirar propilenoglicol e uma coisa levou a outra...
Mas... voce tem historico de diabetes como nós? e... malha ?
Alias, fica a pergunta para quem lê posts antigos do fórum.
Quantos somos na mesma situação ?

Abraço
avatar
luizxt
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 65
Data de inscrição : 05/06/2012
Idade : 58
Localização : Diadema SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por DeaVap em Qua Set 05, 2012 1:53 pm

Pior que não, Luiz..minha glicose sempre esteve em torno de 68 e hj está 100. Malho moderadamente, de 2 a 3x por semana e me alimento bem. Na verdade, o único hábito que mudou nesse período foi o abandono do analógico e início do ecig. Agora pintou uma dúvida: será que vaporar antes de fazer medição da glicose(que deve ser feita em jejum) pode influenciar no resultado?Se sim, então pode ser um aumento momentâneo confused Talvez influencie mesmo, pois tem essência e é meio doce...rsrsrs...tomara que seja só isso!Da próxima vez o jejum vai ser de ecig tb!!Vamos ver no que dá...

abçs!
avatar
DeaVap
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Feminino Mensagens : 2267
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 53
Localização : Porto Alegre-RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por luizxt em Qua Set 05, 2012 3:20 pm

Dea
A medição ideal de glicose é de 12 horas de jejum completo.
Se incluir o ecig no jejum voce pode ser a pessoa ideal para dar uma luz nesse aspecto. (e depois deixe-me saber por favor)
E meus resultados pré e-cig era por volta de 90-120 ja que não sou muito afeito a dietas rigorosas, mas depois do inicio do vapor deu um belo pulo
chegando a 300, encostei o vapor por 3 dias e agora esta em 150 e caindo mas ainda é cedo para dizer se a causa do aumento foi o vapor ou os aniversários do mês na família. rsrsrs.
Continuo testando.
Abraço
avatar
luizxt
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 65
Data de inscrição : 05/06/2012
Idade : 58
Localização : Diadema SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por DeaVap em Qua Set 05, 2012 3:27 pm

Foi muito bom teres ressuscitado o assunto, pois só agora tive essa Idea ..semana que vem vou solicitar uma requisição para o exame, incluir o ecig no jejum e fazer o tira-teima!
Depois te conto o resultado...rsrs..
Nossa, se eu me assustei com 100, imagina tu com esses 300 Shocked
abçs!
avatar
DeaVap
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Feminino Mensagens : 2267
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 53
Localização : Porto Alegre-RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por e-top em Qua Set 05, 2012 6:56 pm

Fiz exame de sangue semana passada e deu alto colesterol e glicose.Vaporo regularmente desde dezembro de 2011,e agora, tem ou não tem relação com o e-cig?

e-top
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 139
Data de inscrição : 08/02/2012
Idade : 36
Localização : mato Grosso do Sul

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por DeaVap em Qua Set 05, 2012 7:33 pm

Puxa...não sei te dizer, e-top, pois o aumento na taxa de colesterol e glicose pode estar relacionado a vários fatores Rolling Eyes
avatar
DeaVap
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Feminino Mensagens : 2267
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 53
Localização : Porto Alegre-RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por MMaux em Qua Set 05, 2012 7:42 pm

esse assunto ta muito interessante...

se alguém fizer os exames e fazer a comparação, posta aqui para todos nós sabermos a quanto andas... colesterol e glicose, tipo o antes e o depois.

o Hino não se manifestou até agora, para dar o parecer dele, será que ele ta vivo ?rs






lol!
avatar
MMaux
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 314
Data de inscrição : 05/03/2012
Idade : 46
Localização : SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por vaitieka em Qua Set 05, 2012 9:28 pm

Resultado do exame periódico anual da empresa da ultima quinta feira:
Glicose 270 / ano passado 80

Colesterol 176 / ano passado 85
avatar
vaitieka
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 68
Data de inscrição : 27/07/2012
Idade : 39
Localização : Jundiai - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por luizxt em Qua Set 05, 2012 9:38 pm

Pessoal
Noticia boa para quem se preocupou assim como eu.
Hoje eu tive uma consulta com um médico que nunca havia visto um e-cig a não ser o que mostrei a ele 2 meses atrás e novamente hoje, mas é um especialista em Diabetes e conhece química, reconheceu, é claro os componentes básicos que uso que é
Dekang Chocolate 30 ML com TH 18Mg/Ml que de acordo com o Nilo tem cerca de 70% PG e 30% VG -
MAS modifiquei para 90 ML com 55% PG e 45 VG TH 6mg/ml para ficar proximo do meu antigo Free Azul e claro economizando

Ele é extremamente atencioso com seus pacientes e parece até o antigo médico de família
Detalhei essa composição e falei do aumento da minha taxa de glicose e ele disse que de maneira alguma aspirar o VG ou PG nessas condições poderia ser a causa desse aumento e sim o meu tímido regime.
Ele MANDOU continuar com o vapor sem medo algum .
Adicionalmente - já que tenho meu próprio dispositivo de teste de glicemia modelo ACCU-CHEK Active peguei o liquido e testei o nivel do próprio liquido e o resultado ? 83
Quisera eu que o meu sangue desse esse resultado.
Quanto aos relatos de sensação de peito apertado eu nem perguntei pois felizmente não tenho esse problema com essa composição já que dilui depois de 3 vaporadas - ou tragada, como queiram - pois foi terrível, dai recomendo a algum amigo do fórum que sinta isso que procure informar-se com seu médico.
Abraços a todos bom vapor e tranquilidade quanto a diabete.
Luizxt
avatar
luizxt
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 65
Data de inscrição : 05/06/2012
Idade : 58
Localização : Diadema SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por DeaVap em Qui Set 06, 2012 8:04 am

Ufa....boas notícias, Luizxt! Very Happy

abçs!
avatar
DeaVap
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Feminino Mensagens : 2267
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 53
Localização : Porto Alegre-RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

vg para diabetico com essencia

Mensagem por RMUNIZ em Seg Nov 05, 2012 8:21 am

bom dia a todos, venho com uma duvida sobre uso de pg/vg/essencias para que tem problemas de diabetico, qual o mal pode levar para uma pessoa com essa doenças?

abraço a todos.
avatar
RMUNIZ
USUÁRIO
USUÁRIO

Mensagens : 35
Data de inscrição : 07/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por DeaVap em Seg Nov 05, 2012 8:34 am

Tópico fundido por tratar do mesmo assunto, ok?
avatar
DeaVap
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Feminino Mensagens : 2267
Data de inscrição : 06/04/2012
Idade : 53
Localização : Porto Alegre-RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por luizxt em Seg Nov 05, 2012 9:56 am

Alou Dea
Pergunta : Quando voce funde os tópicos, automaticamente os interessados ou donos dos posts anteriores recebem aviso ?
Porque o colega RMUNIZ não deve ter lido meu post acima do dele.

E por falar em diabete, taxas de açúcar atual - 98 via Accu Check.
mas tenho que somar a isso que virei trilheiro e andando (muito) como o médico mandou rsrsrs.
Abraço
avatar
luizxt
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 65
Data de inscrição : 05/06/2012
Idade : 58
Localização : Diadema SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por RMUNIZ em Seg Nov 05, 2012 10:04 am

desculpe por ter incluindo um top que ja estava aberto, mais o assunto e serio e interessante, to com minhas taxas altissima e estou preocupado, sera que o e-liq aumenta as taxas de glicose? pois faço uso o tempo todo do e-ciq
avatar
RMUNIZ
USUÁRIO
USUÁRIO

Mensagens : 35
Data de inscrição : 07/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por luizxt em Seg Nov 05, 2012 11:11 am

RMuniz
Leia tudo o que há nessa pagina. Ok.
A resposta esta no segundo post de cima para baixo
avatar
luizxt
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 65
Data de inscrição : 05/06/2012
Idade : 58
Localização : Diadema SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diabetes X E-cig

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum