E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!


E-Cig.ForumBrasil.net

Mitos e Fatos sobre nicotina segundo a Johnson

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mitos e Fatos sobre nicotina segundo a Johnson

Mensagem por Ramister em Qua Ago 31, 2011 6:37 pm

Mitos sobre a Nicotina
Todos nós conhecemos os perigos associados ao hábito de fumar, mas que proporção a nicotina representa no vício de fumar? E ela é realmente o ingrediente mais perigoso do cigarro?

Acabe com alguns dos mitos sobre a nicotina e revele os fatos

Mito: A nicotina é carcinogênica

Fato: Não foi comprovado que a nicotina cause câncer. Há mais de 4.000 outras substâncias químicas na fumaça do cigarro, muitas das quais comprovadamente causam câncer. Em particular, os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e as nitrosaminas são prováveis agentes causadores de câncer de pulmão e de outros tipos de câncer. Os riscos associados à Terapia de Reposição de Nicotina para ajudar a parar de fumar são superados significativamente pelos riscos do hábito de fumar.

Mito: A nicotina provoca as doenças relacionadas ao cigarro

Fato: O cigarro é uma causa conhecida do câncer, doença pulmonar crônica, moléstia cardíaca, e outros distúrbios. É a infinidade de toxinas existentes na fumaça do cigarro, e não o teor de nicotina, o responsável pela maioria dos efeitos nocivos. Em outras palavras, é o sistema de entrega, e não a droga que vicia, o responsável pela vasta maioria das doenças relacionadas ao tabaco.

Mito: A nicotina é responsável pelos efeitos adversos à saúde relacionados ao hábito de fumar

Fato: O principal efeito adverso da nicotina em produtos derivados do tabaco é a dependência, que sustenta o uso do tabaco. Tendo em vista que a maioria dos fumantes é dependente de nicotina, eles continuam a se expor às toxinas dos cigarros. São as outras substâncias químicas do cigarro, e não a nicotina, os responsáveis pela maioria dos efeitos adversos à saúde relacionados ao cigarro.

Mito: A nicotina provoca manchas amarelas nos dedos e dentes

Fato: Não é a nicotina do cigarro, mas sim o alcatrão, que provoca as manchas feias amarelo-castanhas nos dedos e dentes.

Mito: a Terapia de Reposição de Nicotina é mais nociva que o cigarro, devido à natureza da nicotina, que acarreta dependência

Fato: A nicotina é uma droga que vicia. Ao ser fumada, é encaminhada aos pulmões e rapidamente absorvida pela corrente sanguínea, chegando ao cérebro em aproximadamente dez segundos. Nesse ponto, os fumantes sofrem o ‘impacto’ da nicotina, fazendo com que o cérebro produza dopaminas, um neurotransmissor que regula a emoção e as sensações de prazer. O cérebro logo passa a esperar doses regulares de nicotina e sofre os sintomas da abstinência quando o fornecimento é interrompido. A natureza da nicotina, que cria dependência, é em grande parte devida à sua dosagem e rápido transporte ao cérebro quando se fuma um cigarro. Em comparação ao fumo de um cigarro, a Terapia de Reposição de Nicotina fornece doses mais baixas de nicotina, que são transportadas mais lentamente, de forma controlada, e durante um período mais curto, e a dose vai sendo reduzida.

Mito: A Terapia de Reposição de Nicotina não é mais segura que o hábito de fumar

Fato: O benefício da Nicotina Terapêutica utilizada para ajudar a abandonar o cigarro supera de longe os riscos de fumar. A nicotina contida na Terapia de Reposição de Nicotina é fabricada por meio de métodos farmacêuticos regulamentados, ao contrário do método dos cigarros, não regulamentado. O cigarro contém mais de 4.000 substâncias químicas comparado à nicotina terapêutica , e são essas, e não o teor de nicotina, as responsáveis pela maioria dos efeitos prejudiciais.

Mito: A Terapia de Reposição de Nicotina substitui um vício por outro

Fato: O risco de vício da nicotina em medicamentos já provou ser muito baixo em relação ao risco apresentado pelos produtos de tabaco. A Terapia de Reposição de Nicotina tem baixo potencial de abuso em comparação aos produtos do tabaco. A probabilidade de abuso (isto é, usos alheios à cessação do hábito de fumar) e de dependência com as medicações de nicotina disponíveis hoje em dia é muito baixa.

Mito: A Terapia de Reposição de Nicotina resulta em ganho de peso

Fato: O cigarro contém nicotina, que age como estimulante. A maioria dos fumantes ganha peso quando para de fumar. A Terapia de Reposição de Nicotina funciona liberando nicotina terapêutica (em nível inferior ao do cigarro) e foi comprovado que alguns tipos de Terapia de Reposição de Nicotina podem ajudar no controle do ganho de peso durante uma tentativa de parar de fumar.

Mito: A nicotina é uma substância fabricada

Fato: A nicotina é uma substância natural, derivada da planta do tabaco (Nicotiana). A maior parte da nicotina provém da Nicotiana tobacum, mas existem outras 66 espécies de plantas que também contêm essa substância. Ela pertence a um grupo de compostos químicos chamados alcalóides.

http://www.nicorette.com.br/pt-BR/Home/Successful-Quitting/Mitos-sobre-a-Nicotina-box.aspx?AspxAutoDetectCookieSupport=1


Última edição por Ramister em Qui Set 01, 2011 2:20 pm, editado 2 vez(es)
avatar
Ramister
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 260
Data de inscrição : 20/07/2011
Idade : 33
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mitos e Fatos sobre nicotina segundo a Johnson

Mensagem por RacerX em Qua Ago 31, 2011 11:17 pm

Só me pergunto: o que ele fariam com tanto nicorette se todo mundo migrasse pro e-cig?

Por favor, respondam educadamente!!! rsssss!

RacerX
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 298
Data de inscrição : 08/07/2011
Idade : 46
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mitos e Fatos sobre nicotina segundo a Johnson

Mensagem por newerecig em Qui Set 01, 2011 12:12 am

Bom tópico.

Ainda ressalto que os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (comprovadamente carcinogênicos) são bastante presentes em nosso famoso "Churrasco", e ninguém está nem aí para isto!

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/135223109400357Q

Deveriam proibir o churrasco e liberar o e-cig! ahahaha

Digo, proibir o cigarro e liberar o e-cig... churrasco liberado!

RacerX: que tal, educadamente, extraírem o caldo para fazer e-liquid? ;-P E-liquid Renovável! A moda agora é a sustentabilidade.

[]'s!

avatar
newerecig
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1720
Data de inscrição : 06/01/2011
Idade : 35
Localização : SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mitos e Fatos sobre nicotina segundo a Johnson

Mensagem por Historiador em Qui Set 01, 2011 12:18 am

Educadamente, fazer o José Serra, Drauzio Varela a Anvisa e a ACT (agencia de controle tabagista) chuparem todas até morrerem de overdose de nicotina.
Morte aos antitabagistas. Vida longa ao ANTITABAGISMO! Twisted Evil
avatar
Historiador
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 557
Data de inscrição : 06/07/2011
Idade : 36
Localização : São Bernardo do Campo SP Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mitos e Fatos sobre nicotina segundo a Johnson

Mensagem por andré brum em Qui Set 01, 2011 12:19 am

Mandariam tudo pra Dekang reprocessar em juice! Se bem que, quando voltasse, seria barrado pela ANVISA!
avatar
andré brum
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 392
Data de inscrição : 01/08/2011
Idade : 45
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mitos e Fatos sobre nicotina segundo a Johnson

Mensagem por sergiosann em Qui Set 01, 2011 12:25 am

Ramister,
Muito bom o tópico. Só pediria que editasse e separasse melhor os "Mitos" e "Fatos", porque ficaram um pouco confusos para ler. No mais, é muito bom.
O Newer lembrou um fato que já citei por aqui em algum tópico: As tais nitrosaminas que a anvisa tanto fala que tem nos e-cigs são abundantes nos churrascos (abundantes meeesmo) e ninguém fala nada a respeito. Da mesma forma, alimentos que contém nitratos como conservantes (praticamente todos os baseados em carnes, principalmente enlatados) também se transformam em nitrosaminas no estômago... e tá tudo muito bom, tudo muito bem..... mas realmente... e a preocupação da anvisa com a saude do povo, onde está???
avatar
sergiosann
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1016
Data de inscrição : 02/07/2009
Idade : 55
Localização : Juiz de Fora

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mitos e Fatos sobre nicotina segundo a Johnson

Mensagem por newerecig em Qui Set 01, 2011 12:30 am

É isto que lamento. A quantidade destas substâncias (se) presentes no e-cig é tão pequena, que nada disto justifica a proibição.

E mesmo se encontradas, que tal proibir tudo o que faça mal? Até trepar 3x sem sair de cima teria que ser regulamentado!

"Que foda!"

Que liberem o uso recreacional! Assim a gente usa na hora do recreio ahaha

[]'s!

avatar
newerecig
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1720
Data de inscrição : 06/01/2011
Idade : 35
Localização : SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mitos e Fatos sobre nicotina segundo a Johnson

Mensagem por Karakuta em Qui Set 01, 2011 11:26 am

Excelente contribuição Ramister.

O ganho em trocar o cigarro pelo e-cig é evidente, principalmente pela eliminação do alcatrão e do monóxido de carbono.

Mas não podemos nos esquecer que a nicotina, seja em em cigarros, TRN ou e-cig, principalmente considerando-se o seu uso contínuo, tem um papel de vilã não apenas por ser o elemento viciante. Da mesma forma que ocorre com quaisquer princípios ativos, o consumo permanente provoca uma boa lista de estragos.

Abraços
avatar
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 3460
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 61
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mitos e Fatos sobre nicotina segundo a Johnson

Mensagem por Elcio em Qui Set 01, 2011 1:47 pm

Ramister, exelente tópico, mas vamos ao que interessa. Será que a Anvisa virou defensora do naturalismo? Porque para proibir o e-cig por causa de coisas tão banais, em relação a mil e outras coisas a que consumimos hoje como homem moderno, teriamos que parar com tudo e voltarmos a época do homem das cavernas, "Tudo natural", sem modificações, sem conservantes, etc. Mas resumindo tudo isso, é o que nós já sabemos, só é aprovado aquilo que lhes rende os dividendos, e assim o são considerados produtos seguros para o consumo. E (desculpe pela palavra) foda-se quem for prejudicado de alguma forma pelo consumo do produto aprovado.

Desculpem pelo desabafo, mas a verdade tem que ser dita. Que venha o e-cig e abaixo o cigarro.

Abçs, e saúde a todos Smile
avatar
Elcio
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 545
Data de inscrição : 23/02/2011
Idade : 55
Localização : Campo Grande - MS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mitos e Fatos sobre nicotina segundo a Johnson

Mensagem por Ramister em Qui Set 01, 2011 2:18 pm

Editado pessoal, também achei que tinha ficado estranho.

Ctrl+V nem sempre fuNúncia Laughing
avatar
Ramister
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 260
Data de inscrição : 20/07/2011
Idade : 33
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mitos e Fatos sobre nicotina segundo a Johnson

Mensagem por Marcel Ramo em Sex Set 02, 2011 12:25 pm

A Johnson poderia vender nicotina em potinhos! Só um pensamento que tive...
avatar
Marcel Ramo
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 323
Data de inscrição : 09/06/2011
Idade : 32
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Mitos e Fatos sobre nicotina segundo a Johnson

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum