E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!


E-Cig.ForumBrasil.net

Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por Karakuta em Qua Jul 27, 2011 11:21 pm

Nota Inicial
Dado o grande interesse e preocupação, particularmente de novos usuários, pelos efeitos do uso do electronic cigarette, o objetivo deste tópico é reunir as informações sobre problemas possíveis (a grande maioria não se queixa de nenhum destes itens) ao se abandonar o cigarro e passar a usar o e-cig. É uma versão descaradamente traduzida de um excelente artigo do ECF. Para quem não quiser perder tempo e ir direto ao original, ele está em A list of symptoms when quitting tobacco and changing to an ecigarette.

Não tenho formação na área de saúde e é muito bem vinda toda e qualquer colaboração. Caso algum termo esteja errado ou mal empregado, por favor, me corrijam.

É um texto relativamente longo, mas não havia outra forma de cobrir todos os pontos.

Introdução
Para início de conversa, é importante registrar que os sintomas advindos do abandono do tabaco são extensos, podem durar muito tempo e podem iniciar depois de mais de um mês de abstinência. Tais sintomas são bem conhecidos e freqüentemente relatados. Não devem ser atribuídos ao uso de e-cigs, uma vez que também ocorrem para que nunca nem mesmo viu um.

Com a exceção de garganta seca e efeitos similares, quase todos os relatos de “problemas de saúde” com o uso de e-cigs são fruto da abstinência ao cigarro e ocorrem ao indivíduo que parou de fumar, independente do uso de e-cigs. Um pequeno número de pessoas, entretanto, pode apresentar intolerância a um ou mais ingredientes dos e-liquids, o que será discutido mais adiante.

Questões relacionadas ao abandono de tabaco

  1. Erupções na pele
    Um sintoma comum do abandono de tabaco é aparecerem erupções na pele, desde manchas até acne severa, mesmo entre indivíduos que nunca apresentaram este problema na juventude. Não tem nenhuma relação com o uso de e-cigs.

  2. Aftas e ulcerações na boca
    Aftas e ulcerações na boca também são sintomas muito comuns do abandono de tabaco. As aftas podem ser muito doloridas, mas os tratamentos usuais para este tipo de problema são aplicáveis e surtem bons resultados.

    É possível, entretanto, que a nicotina sendo absorvida pela boca tenha algum papel, ou potencialize este efeito, pois indivíduos que fizeram uso de TRN com goma de mascar também reclamam com freqüência do mesmo problema. Mas, ainda não foi demonstrado, por exemplo, que o uso de patches evitaria o problema.

    Talvez, após o uso do e-cig, beber algo ou enxaguar a boca possa ajudar. Isto removerá a nicotina, flavorizantes e outras substâncias, não lhes dando a chance de irritar a mucosa e piorar o sofrimento.

    Observação: O PG (propilenoglicol) é uma substância utilizada, inclusive com finalidade medicinal, como bactericida. Portanto, o mais provável é que o vapor de um e-liquid, que contenha PG, combata este tipo de sintoma e não que colabore para a sua piora. Entretanto, canela é um ingrediente conhecido por causar irritações na boca e na língua de algumas pessoas.

  3. Dor de cabeça, náusea, tremedeira (veja, também, a anotação ‘d’, mais à frente)
    Juntamente com irritabilidade, perda de concentração, insônia, depressão, etc., estes também são sintomas comuns de abstinência. Caso se esteja utilizando um nível de nicotina muito baixo e, consequentemente, não absorvendo uma quantidade equivalente à que se consumia fumando, estes sintomas durarão de alguns dias a até uma semana. Se este for o caso, a solução pode ser a escolha de um e-liquid com um nível mais elevado de nicotina, temporariamente, para posterior redução.

    Importante: Infelizmente estes sintomas podem indicar o inverso, ou seja, uma overdose (OD) de nicotina. Obviamente, a solução, nesta hipótese, é reduzi-la.

  4. Tosse
    Provavelmente é o sintoma mais comum do abandono de tabaco, acompanhado de pigarro e secreções como catarro. A severidade e a duração deste efeito dependerão de há quanto tempo e com qual intensidade o indivíduo fumava, antes de trocar o cigarro pelo e-cig, além de quantos cigarros continua fumando durante a transição.

  5. Pigarro e catarro
    Ao largar o cigarro, com ou sem o e-cig, o organismo inicia o processo de eliminar toda a porcaria que anos de tabagismo acumularam, com alcatrão e outras substâncias, revestindo a superfície dos pulmões. Esse material é expulso na forma de pigarro e catarro.

    Alguns relatos informam que essa tosse se inicia em uma ou duas semanas, às vezes antes. A duração varia mas, para a maioria, a tosse matinal desaparece em uma semana e o resto do lixo é eliminado em um mês. Este efeito é extremamente comum.

  6. Azia, refluxo ácido
    Este sintoma é ocasional, não muito frequente, relatado tanto por usuários quanto não-usuários de e-cig, que pararam de fumar tabaco. Os relatos informam que o problema acaba se resolvendo sozinho. Enquanto isso, pode-se utilizar medicação adequada para combater o efeito desagradável.

    Overdose de nicotina, também, pode ser a causa, de acordo com alguns relatos. Existe a hipótese de que a nicotina cause o relaxamento do músculo da válvula superior do estômago, em algumas pessoas.

  7. Cãibras e dores musculares
    Alguns indivíduos relataram aumento de dores musculares. Seja qual for a causa, um maior consumo de água parece resolver o problema.

    Foi levantada uma hipótese de que o PG, presente no e-liquid, se dissocie no organismo em ácido lático, o qual precisa ser eliminado. O baixo número de queixas provenientes de usuários de VG (Glicerina Vegetal) é um dos motivos desta hipótese. Mas, isto pode ser apenas uma questão estatística, visto que usuários de VG são uma fração muito pequena do total de vapers. Além disso, depõe contra esta hipótese o fato de que o acúmulo de ácido lático em um músculo é tópico, isto é, somente em um músculo que sofreu esforço. Não é possível introduzi-lo em um músculo, mesmo que ele esteja cercado por outros contendo ácido lático. Aparentemente, este é mais um problema decorrente da cessação de uso de tabaco.

  8. Sudorese noturna
    Há alguns relatos sobre sudorese noturna, mas não se sabe se é um sintoma de abandono do tabaco.

    Já foi relatado que uma intolerância ao PG possa ter alguma implicação, mas não foi provado. Nesse caso, uma mudança para apenas VG, com a supressão da sudorese noturna, confirmaria a suspeita, mas não houve nenhum relato a respeito.

  9. Diarréia
    Novamente, este pode ser um sintoma de abandono de tabaco, apesar de ter sido levantada a hipótese de que intolerância a PG pode ser a causa. Mais uma vez, uma confirmação seria obtida pela substituição por VG.

  10. Soluço
    Soluços são sintoma de overdose de nicotina, em algumas pessoas. Aparentemente, decorrem da alternativa de se absorver a nicotina, ao engolir vapor. É muito freqüente entre usuários de tabaco de mascar, snus (tabaco comestível) ou tabletes solúveis de tabaco. Por outro lado, é pouco frequente entre fumantes de cachimbo ou charuto, que nem inalam nem engolem fumaça, ou mesmo usuários de rapé.

  11. Sangramento das gengivas
    O sangramento das gengivas, por um período de tempo, tem sido relatado como um sintoma ocasional do abandono de tabaco. Dentistas têm confirmado isso de forma evidente. Também é sintoma de deficiência de vitamina C.

    Com a moda de se tomar aspirina diariamente, como prevenção de problemas cardíacos, é necessário verificar, em quem adota esta prática, a hipótese de combinação deste consumo crônico com a cessação do uso de tabaco. Esta combinação aparece em muitos relatos. A boa notícia é que o sangramento desaparece à medida que o evento do abandono do cigarro vai ficando pra trás no tempo.

  12. Problemas de tireóide
    Há uma discussão, atualmente, na comunidade médica, sobre possíveis problemas de tireóide em indivíduos que param de fumar. Não se sabe, ainda, qual a abrangência ou a severidade desse efeito. O aparecimento de problemas de tireóide logo após parar de fumar é estatisticamente mais elevado do que o normal. Não se sabe se fumar suprime os sintomas da doença existente, ou se o abandono do tabaco desencadeia o processo, nem mesmo se fumar provoca ou agrava o problema. De qualquer forma, não é uma ocorrência comum e algum ganho ou perda de peso, como efeitos secundários, seriam relacionados à atividade da tireóide. Como não há consenso sobre o assunto, se for o caso de se preocupar com isso, o melhor é consultar um médico endocrinologista.

    Muito recentemente, um grupo de cientistas desvendou como a nicotina age no sistema nervoso central, interferindo no processo de regulagem do apetite para manutenção da massa corporal. Isso explica o ganho de peso entre ex-fumantes e não tem qualquer relação com a tireóide.


Questões relacionadas com vaporar

  1. Garganta seca, dor de garganta
    O abandono de tabaco produz dor de garganta em algumas pessoas. Não se sabe porque isso ocorre. Talvez, a fumaça do cigarro contenha ingredientes que têm um efeito anestésico preventivo, evitando que a garganta doa durante o uso do cigarro, o que é fácil de imaginar porque ocorreria.

    Alguns usuários - mas não todos - sentem um ressecamento da garganta, ou até dor de garganta, quando se iniciam no e-cig, devido ao efeito higroscópico do PG.

    Caso um mesmo indivíduo sofra dos dois problemas (dor de garganta pelo abandono do tabaco e pelo ressecamento do PG), em raras oportunidades o inômodo pode se tornar intolerável.

    O PG, ao vaporar, reveste a garganta e a resseca. Ao acordar, após uma noite de sono, pode-se sentir a dor de garganta decorrente. Algumas providências que podem ajudar são: beber um copo de água antes de dormir; fazer gargarejo com um enxaguatório bucal, para limpar o revestimento de PG, também antes de dormir; chupar balas; beber bastante água durante o dia; e beber líquidos com mel. Tudo com o objetivo de manter a umidade da garganta.

    Uma alternativa para aqueles que sintam a garganta seca além do normal é mudar para e-liquids baseados em VG, o que normalmente resolve o problema.

  2. Boca seca, Xerostomia
    Uma excessiva secura da boca pode ocorrer em alguns casos. A solução é tomar líquido em pequenos goles frequentemente, especialmente os conhecidos por ajudar em casos assim, como suco de groselha negra (sucos de frutas ácidas não são muito bons). Pastilhas para a garganta (tipo Valda, por exemplo) também ajudam. Aparentemente, o PG é o mais suspeito de ser o causador desse problema, do que os outros produtos utilizados como base de e-liquids, a VG (Glicerina Vegetal ) e o PEG (Polietilenoglicol). Portanto, mudando a base dos e-liquids, ou aumentando a percentagem de VG, deve ajudar.

  3. Catarro leve
    Não é raro que usuários de e-cig, vários meses após deixarem de fumar cigarro, apresentem catarro, expelido ao tossir, durante ou após vaporarem. Pode ser mais pronunciado com e-liquids baseados em VG. Este efeito deve ser considerado mais um benefício do que um problema, uma vez que ele permite ao organismo expelir substâncias indesejáveis que tenham sido inaladas.

  4. Dor de cabeça, pulso acelerado, tontura, fala desarticulada
    Estes são sintomas de overdose (OD) de nicotina. Algumas vezes, superestimamos quanta nicotina consumíamos através de cigarro, ou subestimamos o quanto estamos vaporando, ou ambos, particularmente quando somos novatos. O sintoma mais comum é o pulso acelerado, o mais raro é a fala desarticulada. A dor de cabeça pode ser extremamente forte. A solução, claro, é reduzir o teor de nicotina do e-liquid ou diminuir a frequencia das vaporadas. Uma forma fácil de reduzir o teor de nicotina é acrescentar PG ou VG (ambos de grau farmacêutico – classificação USP) ao e-liquid na proporção desejada, muito embora esta técnica irá reduzir também o sabor.

  5. Intolerância a ingredientes do e-liquid
    Um pequeno número de usuários sentem uma intolerância a algum ingrediente e precisam trocar o e-liquid que utilizam.
    - A origem mais comum de problemas é o PG, base mais utilizada dos e-liquids. Uma grande variedade de reações já foi relatada, desde dor de garganta, pele seca, até sintomas mais sérios. Entretanto, uma vez que não existem estudos ou pesquisas, qualquer afirmação a respeito é especulativa. Naturalmente, ao existir a suspeita desta intolerância ou alergia, a primeira coisa a tentar é utilizar um e-liquid 100% baseado em VG, para ver se o problema desaparece.
    - Um número muito pequeno de pessoas relatou o inverso, intolerância a VG. Porém, é importante ressaltar que nem toda glicerina que se encontre pode ser usada para ser vaporada. A maior parte dos casos relatados de reação adversa à glicerina tratava-se de produtos mais baratos, sem especificação. Apenas Glicerina farmacêutica (grau USP – United States Pharmacopea), adquirida de um fornecedor de confiança, é recomendada.
    - Se ocorrer intolerância a outros ingredientes do e-lquid, como flavorizantes e corantes, a melhor resposta é mudar de e-liquid, ou mesmo de fabricante.
    - Na ocorrência de uma reação mais forte ao se provar um novo e-liquid, o uso deve ser imediatamente suspenso, e o e-liquid substituído por outro já conhecido. É de se esperar que alguns flavorizantes provoquem reações em uma percentagem das pessoas. Há casos conhecidos – canela é um exemplo – em que a existência de indivíduos sensíveis é previsível.

  6. Boca mentolada
    Há relatos de que o uso de grande quantidade de e-liquids contendo mentol pode resultar na supressão do paladar, por um período. Como resultado, todos os e-liquids ficam sem sabor por um tempo, ou até que o uso de mentol seja reduzido ou interrompido. Isto também pode ocorrer com canela.

    A implicação do mentol não é clara. Outro fator a ser considerado é a mudança de percepção no sabor (a perda do paladar durante a época em que se fumava e o choque do seu retorno, quando do abandono do cigarro), que pode provocar, temporariamente, este efeito, mesmo para aqueles que não usaram mentol.

-------------------------------------------------------
MAS HÁ, TAMBÉM, “SINTOMAS” BONS

Para não ficarmos apenas nas questões potencialmente negativas do abandono do cigarro e sua substituição pelo e-cig, lembramos que a enorme maioria dos usuários, principalmente os mais experientes, relatam efeitos positivos.

A maioria dos usuários se adapta na primeira semana. Os sintomas menores como garganta seca, etc, tendem a desaparecer logo.

Limpeza dos sinos nasais. É maravilhoso quando começa a ocorrer. O olfato retorna, a constipação se vai, etc. Começa-se a perceber o cheiro da fumaça do cigarro de outros fumantes e outros cheiros sutis que já se havia esquecido enquanto fumava. O lado ruim é que você sente os odores desagradáveis, também.

A tosse matinal de fumante vai embora. Junto com a sensação de acordar com “gosto de cinzeiro” na boca, a irritante seção de tosse matinal desaparece. Dependendo de quanto isso o incomodava, esta é uma conquista e tanto.

A respiração fica mais profunda e limpa. À medida que seu organismo vai se livrando das toxinas acumuladas durante os anos de tabagismo, a respiração vai ficando mais profunda. Alguns usuários chegam a sentir tontura, no início, hiperventilação, tanto pela maior presença de oxigênio quanto por não mais inalarem monóxido de carbono. Para os fumantes que apresentavam uma respiração apenas superficial, ainda mais os de longa data, esta mudança pode ser dramática.

Adeus ao cheiro de fumaça. Seus cabelos, sua roupa, sua casa, seu carro, sem aquele cheiro podre de fumaça. O que pode acontecer, ao seu olfato retornar, é você ter que promover uma limpeza profunda geral, principalmente se fumava em casa, por passar a achar aquele antigo cheiro muito desagradável.

Notas Finais

Relatos médicos de doenças
A absoluta falta de relatórios médicos oficiais sobre doenças vinculadas ao uso de e-cig é extraordinária. Após o uso em todo o planeta por milhões de pessoas por tantos anos, não há um único relato vinculando qualquer estado mórbido ou caso de mortalidade vinculado ao e-cig. Até mesmo medicamentos simples, como aspirina, não são capazes de atingir esta marca. Isto indica que o e-cig seria mais comparável a um produto alimentício - como café,por exemplo - uma vez que nenhum fármaco apresenta tal resultado.

Tendência a atribuir quaisquer novos sintomas ao uso de e-cig
Há uma forte tendência entre as pessoas, no início, de atribuírem ao uso de e-cig qualquer novo sintoma de saúde. Em 99,9% dos casos são sintomas normais relacionados ao abandono do tabaco, sobre os quais não estavam informadas. Tais sintomas são muito variados e podem durar por até seis meses. Em outro casos um check-up revela algum problema médico não relacionado ao e-cig.

Questões menores especificamente relacionadas ao e-liquid
Em alguns casos, há intolerância aos ingredientes de um determinado fabricante. A solução é experimentar produtos de outros fabricantes.

Não seria possível que todos os produtos ofertados por todos os fabricantes pudessem ser consumidos por todos os usuários, sem qualquer consequência adversa. Alguém, em algum lugar, vai apresentar sensibilidade a algum ingrediente.

Para identificar a razão de alguma reação adversa, pode-se tomar as seguintes providências, pela ordem:
  • Reduzir o nível de nicotina, uma vez que alguns sintomas devem-se a overdose. Afinal, reduzi-la não implica em qualquer risco;
  • Suspender o uso de sabores conhecidamente problemáticos. Canela, baunilha, capsaicina (pimenta), diacetyl (adoçante) e corantes alimentícios de cor escura são conhecidos por causar problemas para muitas pessoas. E esta não é uma lista completa;
  • Evite o uso de e-liquids com uma longa lista de ingredientes. Para indivíduos sensíveis, quanto menos ingredientes, melhor;
  • Se houver um e-liquid que não apresenta o problema, deixe todos os outros de lado. O ideal, nesta hipótese, é utilizar um e-liquid 100% baseado em VG com uma boa reputação pela pureza, Um bom exemplo é o genuíno Ecopure (Intellicigs) de 12 mg. Todos os e-liquids dessa linha são extremamente suaves e muito pouca coisa é adicionada ao líquido base;
  • Caso esteja utilizando cartuchos ou cartomizadores com enchimento, tente alterá-los para diferentes materiais, de modo a eliminar a possibilidade de estar inalando enchimento ou fibras queimadas;
  • Não volte a fumar cigarro. Se necessário utilize algum outro método alternativo ao consumo de tabaco.

Uma ou mais dessas providências deve ajudá-lo a determinar se a culpa do problema é do uso do e-cig e, nesse caso, qual o fator exato.

Reação alérgica a ingredientes do e-liquid
Há um pequeno número de casos nos quais os sintomas são parecidos aos descritos em ‘D’, acima, (overdose de nicotina), e também podem incluir dores no peito, formigamento severo da pele, sensação de formigamento no couro cabeludo e uma indisposição geral. Estes sintomas podem não ter relação com o uso de e-cig, mas pode haver alguma conexão alérgica a ingredientes do e-liquid.

Se apresentar qualquer reação alérgica a um e-liquid, suspenda imediatamente seu uso. Esta é a principal razão para se comprar pequenos frascos de amostra primeiro, antes de adquirir quantidades maiores.

--------------------------
Última edição em 28/07/11
--------------------------

© 2009 - 2012 Todos os direitos reservados.
avatar
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 3470
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 61
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por adriatol em Qui Jul 28, 2011 12:14 am

Excelente artigo Karakuta. Obrigada por disponibilizá-lo em português.
Abs

________________________________________

"O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade o é de todas as virtudes". Allan Kardec
avatar
adriatol
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Feminino Mensagens : 3011
Data de inscrição : 05/06/2011
Idade : 42
Localização : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por Zane em Qui Jul 28, 2011 8:35 am

Parabéns Karakuta!!!

Post que deveria ser fixado! Ajudará muito aos iniciantes e tb aos veteranos que porventura sejam acometidos dos sintomas!!!

Abçs
avatar
Zane
EXPERT
EXPERT

Feminino Mensagens : 1795
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 53
Localização : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por dgs.bhz em Qui Jul 28, 2011 9:06 am

Muito esclarecedor. Voto pela fixação e indicação aos iniciantes.
avatar
dgs.bhz
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 287
Data de inscrição : 03/05/2011
Idade : 35
Localização : Belo Horizonte

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por Admin em Qui Jul 28, 2011 10:52 am

Muito, muito bom karakuta! Excelente trabalho de tradução e iniciativa em disponibilizá-lo aqui em nosso fórum!

Fixei!
avatar
Admin
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 2779
Data de inscrição : 29/06/2009
Idade : 37
Localização : BRASIL

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por mamotchan em Qui Jul 28, 2011 11:44 am

parabéns Karakuta...

uma pequena nota:
pra quem tem reações ao PG, a dekang tem juices com PEG(polietileno glicol)
avatar
mamotchan
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1227
Data de inscrição : 02/06/2011
Idade : 39
Localização : São Paulo - Capital

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por Wilson Akira Koga em Qui Jul 28, 2011 1:10 pm

Karakuta, meus pelo excelente post! :aplauso:
Muito esclarecedor e com certeza vai ajudar a todos, não apenas os iniciantes.

Abs!
avatar
Wilson Akira Koga
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 213
Data de inscrição : 22/02/2011
Idade : 53
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por sergiosann em Qui Jul 28, 2011 3:28 pm

:aplauso: Excelente!!! :aplauso:
Taí um tópico que estava fazendo falta. Acho que do que já se conhece como real, não faltou nada. Se eu achar alguma coisa que possa contribuir, postarei aqui.
Valeu! Very Happy
avatar
sergiosann
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1016
Data de inscrição : 02/07/2009
Idade : 55
Localização : Juiz de Fora

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por Jean em Qui Jul 28, 2011 3:58 pm

muito bom Karakuta!
parabéns pelo trabalho!
avatar
Jean
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 183
Data de inscrição : 05/07/2009
Idade : 36
Localização : Tenente Portela - RS

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por zimmer em Qui Jul 28, 2011 4:08 pm

Parabéns Karakuta. Ótimo post.
avatar
zimmer
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 870
Data de inscrição : 03/07/2011
Idade : 36
Localização : Santa Catarina

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por HellBaxxx em Qui Jul 28, 2011 4:18 pm

Graaande Karakuta! Excelente!
Um abraço!
avatar
HellBaxxx
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 400
Data de inscrição : 02/04/2011
Idade : 38
Localização : AJU/SSA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por Karakuta em Qui Jul 28, 2011 5:43 pm

Agradeço a todos os elogios. O feedback é sempre importante.

O objetivo é tornar a informação acessível ao maior número possível de pessoas.

Lembro que seria extremamente interessante adicionar experiências e informações de usuários, permitindo que o tema evolua e se atualize sempre que possível. Quanto mais completo e correto, melhor.

Abraços.
avatar
Karakuta
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 3470
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 61
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por lisandrofio em Sex Jul 29, 2011 8:44 am

Muito bom karakuta....Mas faltou um monte de benefícios do e-cig ai hein!

Folego, amarelamento dos dentes, fumantes passivos, etc, etc
avatar
lisandrofio
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 969
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 37
Localização : Aguas de Lindoia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por openbr2 em Sex Jul 29, 2011 12:20 pm

matou a pau.... agora sei o porque das doloridas caibras que estou tendo
avatar
openbr2
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 269
Data de inscrição : 07/03/2011
Idade : 41
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por Facchini em Sex Jul 29, 2011 6:31 pm

Excelente post Karakuta!

Pode ter certeza que eu irei divulgar este post para o maior numero de pessoas.

Ele explica de forma detalhada as principais dúvidas de quem não conhece o e-cig.

Parabéns!
avatar
Facchini
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 83
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 37
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por regina em Dom Jul 31, 2011 9:18 pm

Parabéns, Karakuta, muito legal este post. Apenas tenho a acrescentar que algumas pessoas também sofrem de depressão durante a transição de cigarro para e-cig, porém isso é passageiro.
Abçs
avatar
regina
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Feminino Mensagens : 1452
Data de inscrição : 25/10/2010
Idade : 62
Localização : são paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por rlazaro em Qua Out 26, 2011 11:07 pm

Editado

RESSUSCITANDO TÓPICO

Excelente trqabalho karakuta, me ajudou e muito. consegui identifcar algumas coisas relacionadas. Valew


Última edição por zimmer em Qui Out 27, 2011 6:18 am, editado 1 vez(es) (Razão : Ler as regras.)

rlazaro
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 99
Data de inscrição : 25/08/2011
Idade : 51
Localização : Santos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por CCS em Qua Nov 02, 2011 9:12 am

Post espetacular Karakuta!!!

Lendo ele percebi que até agora só tive os sintomas bons!!!!

Parabéns mesmo e obrigado por compartilha-lo conosco.
avatar
CCS
V.I.P - COLABORADOR
V.I.P - COLABORADOR

Masculino Mensagens : 83
Data de inscrição : 16/07/2011
Idade : 36
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por BRvape em Sex Dez 02, 2011 1:45 pm

Excelente tópico, tira muitas dúvidas e ajuda quem quer largar o analogico.
avatar
BRvape
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 201
Data de inscrição : 16/11/2011
Idade : 39
Localização : Porto Alegre

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por joaomedina em Sex Dez 02, 2011 2:03 pm

Agora eu posso comentar nesse tópico Very Happy

De todos os sintomas negativos, só tive sangramento na gengiva e um pouco de flatulência, sendo q esse último, não sei se posso atribuir ao e-cig.

avatar
joaomedina
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 459
Data de inscrição : 11/07/2011
Idade : 39
Localização : Porto Alegre

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por RacerX em Sex Dez 02, 2011 2:05 pm

...e um pouco de flatulência, sendo q esse último, não sei se posso atribuir ao e-cig.

rssssss!!!! Parece que não sou o único!!!! rsssss!!!!

RacerX
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 298
Data de inscrição : 08/07/2011
Idade : 46
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por Maria Elenice em Qua Mar 14, 2012 4:39 pm

Muito bom este texto karakuta!! Têm informações muito importantes.. Destes sintomas o que mais tive só no começo foi a boca seca..Tomava muita agua... Parabéns mais uma vez!!

Grande abraço.

Maria Elenice
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagens : 399
Data de inscrição : 02/08/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por pau-lo em Ter Maio 08, 2012 10:04 pm

RESSUSCITANDO TÓPICO

Parabens pelo topico,muito legal mesmo.
To a quase 10 dias sem analogicos,mas fumo muito ecig.
Aproveitando o topico,se alguem tiver o mesmo problema que eu,me conte!
Engraçado,que após 19 anos fumando,nao tinha nenhum dos problemas abaixo:
* Pigarro (vezes branco,vezes transparente,e algumas vezes escuro)
* Irritação na garganta e tosse
* Dores musculares,e nas costas

OBS: Acredito que todos estes sintomas,certamente eu teria ao parar de fumar,independente do ECIG..
Sera que neste forum nao tem nenhum EX-fumante que teve isso,( que nao faz o uso diario do ecig) heeheh
Abraços!

7) Ressuscitar tópicos
Quando um tópico estiver sem respostas há MAIS DE UM MÊS, evite fazer postagens nele. Não traga de volta uma discussão que já terminou. Se você achar que o assunto voltou a ser relevante e que o tópico antigo pode ser reaproveitado, escreva em negrito "RESSUSCITANDO TÓPICO" antes da sua mensagem. Usuários que ressucitarem tópicos sem conteúdo adicional relevante serão advertidos.



Última edição por SHIGAS em Sex Maio 11, 2012 10:38 am, editado 1 vez(es) (Razão : RESSUSCITANDO TÓPICOS - Favor ler Regras do Fórum!)

pau-lo
USUÁRIO
USUÁRIO

Masculino Mensagens : 46
Data de inscrição : 24/04/2012
Idade : 40

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por TelmaC em Qua Maio 09, 2012 9:47 am

Ótimo tópico.

O pigarro e a tosse foram os primeiros sintomas que sentí.
Tosse seca quando me deito e ao me levantar.
Como diz no post, a primeira coisa que a gente pensa é que é efeito do e.cig. Então me lembrei de uma amiga minha, que ao parar de fumar, tinha tosses enlouquecedoras!!! Parecia que ia virar do avesso. Esses sintomas duraram em média uns 20 dias e depois sumiram por completo. Tá na cara que era um sintoma da abstinência.

Percebo também que a tosse acalma bastante (e já diminuiu) quando tomo um copo d'água.

Até o momento foi só o que senti.
Continuo bem feliz aqui com meu e.cig.

Abçs
avatar
TelmaC
USUÁRIO
USUÁRIO

Feminino Mensagens : 33
Data de inscrição : 15/03/2012
Idade : 60
Localização : Santos

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por Fervinicius em Ter Maio 29, 2012 11:10 pm

Duas semanas e apenas dois sintomas, pequenas aftas que já melhoraram mas continua uma coceira no céu da boca, nada que me atrapalhe muito mas incomoda mais durante a noite ( três dias ).

No mais, ótimo tópico, muito explicativo.

abraços
avatar
Fervinicius
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Masculino Mensagens : 70
Data de inscrição : 04/04/2012
Idade : 37
Localização : São Bernardo do Campo

http://www.meteobrasil.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Lista de Sintomas de Abstinência do Tabaco e Adoção do Cigarro Eletrônico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum