E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!

E-Cig.ForumBrasil.net

Tentativas em construir um atomizador caseiro.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tentativas em construir um atomizador caseiro.

Mensagem por lightium em Sex Jul 03, 2009 11:33 am

Olá pessoal...

Vamos reunir aqui neste tópico todas as informações que possuímos sobre tentativas de construção de um atomizador caseiro.

Um grande abraço. Very Happy
lightium
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 459

http://www.lightium.com

Re: Tentativas em construir um atomizador caseiro.

Mensagem por lightium em Sex Jul 03, 2009 1:27 pm

Respostas ao tópico:

por alexviegas em 01 Jul 2009, 22:31

Fala Erick, estou tentando construir um e-cig caseiro, mais agora que meu dse 401 tá uma m.....! (voltei aos meu s paias). Pretendo usar uma resistência, já estou fazendo experiências, vc já tentou alguma coisa a respeito?

por erickpiloto em 02 Jul 2009, 09:43

Cara.... vou construir um SD pra mim... só que vou utilizar os atty industriais.... não vou tentar fazer o meu não, pois os gringos só reportam problemas quando tentam fazer attys. Já estive olhando o níquel-cromo das resistências de chuveiro e afins, e achei a bitola muito grossa, quase o dobro, da bitola dos utilizados nos atty. Outro material díficil, pelo menos aqui pra mim, de achar é o núcleo da resistência. Vi os gringos falando que usavam kevlar entre outros.... O Wick dá pra fazer com wick de zippo. Quando queimar algum atty eu vou tentar enrolar ele.... mais por enquanto... necas...

EDIT:
Na verdade, o SD que eu quero construir é mais um MOD de bateria do que uma construção caseira.

por victorcwb em 02 Jul 2009, 10:51

niquel-cromo dá pra comprar mais fininhos...o núcleo não dá pra fazer de cerâmica? kevlar é caro demais... (Atty a prova de balas)

por erickpiloto em 02 Jul 2009, 11:25

kkk pode crer.... acho que ceramica é outro material que eles usam lá sim!
To meio sem tempo agora... depois vou dar uma pesquisada lá....
Abraços!

por alexviegas em 02 Jul 2009, 13:01

Desmontei um ferro de solda, e a resistência é finíssima, mas resistente. Desenrolada dá uns 5 m, usei uns 10 cm c/ uma beteria de 9v e esquentou. O nucleo é de cerâmica e desmonta (fica só um pedaço de 1 cm) o que é perfeito, mas não tive tempo de enrolar, pois é muito fina e instável. TÔ procurando uma um pouco mais firme, vou desmontar outra coisa (pistola de cola?), final de semana eu continuo. Se der certo eu posto aqui!

Abraços!

por erickpiloto em 02 Jul 2009, 13:12

pois é... boa discussão pro fórum novo....
O Sergiosann que entende mais de eletrônica... faz tempo que eu parei de trabalhar com isso...

Eu pensei nisso tbem... a bitola do fio é o de menos.... o que me encucou é como fazer pra não fechar curto nas espiras da resistência.. ou será que não tem problema???

Acredito, que se duas espiras estiverem em curto, ou mais espiras, pode modificar a resistência total do conjunto, o que mudaria a performance da resistência...
Será que estou falando muita besteira²???

por alexviegas em 02 Jul 2009, 13:40

Não! Realmente funciona assim, daí aminha dificuldade em enrolar o fio muito fino, mas a porcelana do ferro de solda é perfeita, parece que foi feita p/ encaixar num charuto. Mas o que me intriga é a resistencia do atomizador, poi ela é totalmente embolada, parece um bombril, de repente ela é isolada (como o fio de cobre de enrolar motor). Mas se não for, ou não acharmos este fio, é só enrolar na cerâmica, mas carai.....haja paciência! O de solda é impraticável de tão fino, por isto estou procurando outro!

por atomxy em 02 Jul 2009, 14:40

Olá amigos...

Estou adorando o assunto de construir um atomizador home made...

Galera, também já pensei no filamento utilizado na resistência de soldador, até já tentei, e com um pedaço pequeno, realmente algo em torno de 10cm, usando uma fonte de alimentação 4v 1A, o conjunto esquentou bastante mesmo, enrolado em um pedaço de papelão, que não preciso nem dizer que quase pegou fogo.

Bem, a resistência nada mais é que uma bobina enrolada sobre um determinado corpo, ou seja, um núcleo, só que a finalidade dela é produzir calor.

Sim, uma espira não deve entrar em contato com a outra, pois caso contrário você produzirá um curto, ou dependendo do contato, uma diminuição drástica na resistência do conjunto.

Olha, devo confessar que nunca cheguei a estudar o funcionamento destes fios que tem como finalidade produzir calor e como a bobina é feita, por isso, não sei se o filamento é isolado.

Alguém aqui já fez alguma experiência para saber disso?

Já mexi com transformadores e outros tipos de bobinas, mais nada tendo como aplicação a produção de calor.

Acho que uma boa idéia é postar lá no Htforum, na área de Diy, pois o pessoal é muito bom em desenvolver transformadores e outros tipos de indutores, como por exemplo, para serem utilizados em crossovers, talvez eles possam ajudar.

Para se saber a quantidade exata de fio é necessário se fazer um calculo, obtendo assim a quantidade, número de espiras que se deseja utilizar, levando em consideração a tensão da bateria, o consumo de corrente e a quantidade de calor que se deseja produzir. O mais difícil é criar uma resistência com o máximo possível de eficiência, para se transformar a energia elétrica em calor, sem perder parte da carga da bateria e também, será necessário pensar no tempo de acionamento, pois caso contrario, você precisará esperar muito tempo até a resistência aquecer para chegar à temperatura ideal.

Outro fator importante é a durabilidade do conjunto, pois caso for mal calculado, a resistência durará pouquíssimo tempo e poderá queimar com apenas alguns segundos de uso.

Pois é meus amigos, não é tão fácil assim, infelizmente.

Também devemos lembrar que a temperatura não deve passar dos 280°C, isso em contato com o e-liquid é claro, aliás, outro ponto a ser levado em consideração é que a resistência se comportará de forma muito diferente quando estiver seca e quando em contato com o liquido.

Um grande abraço e boa sorte pessoal.

por victorcwb em 02 Jul 2009, 14:42

a resistência de solda chega a mais de 600 graus

por erickpiloto em 02 Jul 2009, 15:11

perfect atomxy....

Cara.... to evitando de postar nesse forum aqui... mais tá osso.... não consigo deixar de comentar nesse tópico.

Seguinte.... eu nunca vi resistência com fio isolado, como os de bobinas, trafos, etc... Na minha humilde cabecinha, penso eu que o isolamento não aguentaria o calor por muito tempo.

Perfect tbem sobre a quantidade de espiras, bitola do fio, amperagem e voltagem da carga, entre outros....

Eh tão impreciso essas construções de atty que nem mesmo os fabricantes conseguem fazer um confiável.

Vou postar lá no outro fórum... vi uma matéria ontem, falando dos projetos de novos attomizadores que estão lançando. Parece que estão começando a aperfeiçoa-los agora.

Em tempo: Vou fazer outro tópico sobre no novo fórum, mas já adiantando... os modelos novos da health (recebi 4 kits ontem) já estão vindo com novos modelos de atty. Não dá nem pra ver a resistência direito, em relação ao modelo antigo que era super visível.

Bom... se fosse fácil, todo mundo fazia o seu!

Abraços!
lightium
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por victor em Sex Jul 03, 2009 4:44 pm

Resistência não tem isolamento... a resistência se dá por uma fórmula onde inclui a resistividade (característica do material), comprimento e área(diâmetro): R = (Resistividade X Comprimento) / Área
No caso, os fios se encostando, aumenta a área e diminui a resistência, mas não dá curto circuito não...o isolamento em resistências se dá pelo ar...ou seja, um espaço entre as espirais.

victor
INICIANTE
INICIANTE

Masculino Mensagens : 23

Mensagem por lightium em Sex Jul 03, 2009 6:18 pm

victor

Olá amigo...

Muito obrigado pela informação. Smile

Na realidade acho que me expressei mal, quando disse isolamento, estava tentando me referir a algum tipo de revestimento na superfície do filamento, como por exemplo, um esmalte, que é usado no cobre de indutores em geral, desta forma seria possível se criar uma bobina, passando uma espira, sobre a outra, ou até encostá-las, provocando contato, sem prejudicar o funcionamento do aparato em geral.

No caso de um fio com isolamento, não seria possível se construir uma bobina com a finalidade de produzir calor, encostando uma volta de fio em outra?

Pois sem isolamento, temos de tomar o cuidado de criar espiras perfeitas, sem uma encostar-se à outra, como uma mola, ou este filamento de lâmpadas incandescentes comuns.

Nunca cheguei a pesquisar sobre o funcionamento destas resistências, nem ao menos sei o porquê delas terem este nome, tão genérico, simplesmente, resistências. Na realidade não são apenas bobinas com a finalidade de produzir calor?

Também não sei que material geralmente é utilizado. Talvez algum semelhante a este usado em soldadores, pranchas de alisar cabelos e etc?

Infelizmente também não sei como fazer um calculo para se obter a quantidade exata de fio e o numero de espiras.

Vou pesquisar a respeito e quando encontrar algo, posto aqui.

Um grande abraço pessoal.
lightium
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Admin em Sex Jul 03, 2009 9:05 pm

Bom... nessa aula eu não faltei! Very Happy

lightium escreveu:victor

No caso de um fio com isolamento, não seria possível se construir uma bobina com a finalidade de produzir calor, encostando uma volta de fio em outra?

Pois sem isolamento, temos de tomar o cuidado de criar espiras perfeitas, sem uma encostar-se à outra, como uma mola, ou este filamento de lâmpadas incandescentes comuns.

Opa... o Victor já respondeu sua pergunta... Não há problema algum encostar uma espira na outra, no sentido de entrar em curto... não vai "queimar" a resistência! Vai é atrapalhar o funcionamento da mesma, pois sua resistência diminui, reduzindo o aquecimento da mesma. Wink

...temos de tomar cuidado de criar espiras perfeitas...

Não é regra... esse princípio é indispensável em bobinas, mas na resistência o maior trabalho é feito pelo material.

Nunca cheguei a pesquisar sobre o funcionamento destas resistências, nem ao menos sei o porquê delas terem este nome, tão genérico, simplesmente, resistências. Na realidade não são apenas bobinas com a finalidade de produzir calor?

Também não sei que material geralmente é utilizado. Talvez algum semelhante a este usado em soldadores, pranchas de alisar cabelos e etc?
Bom... dá pra explicar tudo numa resposta só. Very Happy
O nome é Resistência, devido ao material de construção dela ser "resistênte" à passagem da corrente elétrica. Um material amplamente usado é o Niquel-Cromo, onde a eletricidade encontra uma enorme dificuldade (resistência) em se propagar, devido ao atrito com os átomos do Niquelcromo, e este atrito gera tanto calor que chega a incandescer o material, ou filamento. O Níquelcromo é considerado um mal condutor e de lado oposto temos o cobre, que é um excelênte condutor. Por isso a maioria dos fios são feitos de cobre. A forma em espiral não está ali à toa, gerando também, de uma certa forma, resistência à passagem da corrente. Há diferentes tipos de fabricação de resistências e para diversas finalidades. Quanto à pergunta se é a mesma do ferro de soldar, etc.... Pode-se praticamente generalizar, e dizer que todo aparelho ELÉTRICO que esquenta, tem uma resistência desse tipo dento. Geralmente são blindadas, como no ferro elétrico.

Infelizmente também não sei como fazer um calculo para se obter a quantidade exata de fio e o numero de espiras.

O Victor já respondeu também! Very Happy

Vou pesquisar a respeito e quando encontrar algo, posto aqui.

Um grande abraço pessoal.

Grande Abraço!

Good Vape!
afro
Admin
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 2779

Mensagem por victor em Sab Jul 04, 2009 3:45 pm

Sempre existe o Cálculo Hipotético Universal Técnico Estimativo... (C.H.U.T.E.) Razz

Pra e-cig acredito que um fio de níquel-cromo fino, com umas...5 espiras (as espiras é só pra aumentar o tamanho da resistência) enroladas BEM PEQUENININHAS já dê...daí basta o cuidado de aplicar a tensão certa sobre ela pra não passar da temperatura ideal...no caso...começamos com 5V...e vamos medindo Very Happy

victor
INICIANTE
INICIANTE

Masculino Mensagens : 23

Mensagem por Admin em Sab Jul 04, 2009 6:05 pm

Tem o problema do pavio tbem.... (Wick)..

Tô com um atomizador aqui com o pavio estourado. O Atomizador funciona beleza, mas ele não consegue puxar o liquido do cartucho. Só funciona gotejando.

Então, temos que lembrar, que junto com o núcleo da resistência vai lá um pavio, que puxa o liquido do pavio de metal e leva pra resistência.
Ainda fico em dúvida como que não queima o pavio com o excesso de calor que a resistência gera. Será o mesmo principio da Zippo? Que enquanto ele estiver molhado ele não preteja???

Tô dando umas pesquisadas pra ver se descubro um jeito de reparar esse atomizador quebrado, e já descobri que os caras costumam usar o pavio de Zippo mesmo. Só me resta descubrir como substituir sem desenrolar a resistência. Smile

Alguém sabe???
Admin
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por Admin em Seg Jul 06, 2009 2:49 pm

Bom... pesquisando sobre o pavio de zippo, descobri um gringo que faz o atty dele sem núcleo e sem pavio.
Ele apenas faz as espiras sustentada no próprio fio.
O duro é que as bitolas que ele passa do fio é um padrão diferente que vendido aqui no Brasil, fora que lá eles tem a opção de comprar o fio pela sua impedância, ou seja, pela resistência.

Bom... aí vai o trecho em inglês do comentário do cara:
I don't think you need a wicking material, or any support for the coil. I made an open coil with a single strand of wire from Berkeley 45 lb test Steelon nylon coated leader wire, ~ 1 ohm/inch, and put a coil made from 2 inches of it into a 901 atomizer. No wick or support, just the coil, and it works fine. If you try working with this stuff it is easier to burn the insulation off with a flame, then unwind a single strand from the 7-strand bundle and heat the wire to red heat to take most of the spring out of it. It will still retain enough spring to make a good coil, and in practice it is actually not easy to make the coil turns touch each other if you wind it a bit larger, then compress it. Be sure it doesn't short to the mesh or the bridge. I didn't even solder it, just wound it around the lead wire a few turns and bent the lead wire end over onto the winds.

Acho que é um bom ponto de partida!
Admin
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Post abdusido do fórum antigo - 03/07/09

Mensagem por sergiosann em Qui Jul 09, 2009 3:42 pm

Post abdusido do fórum antigo - 03/07/09
=================================================

Olás, eu ia postar sobre esse assunto já no outro fórum, e tbm quando já tivesse feito mais experiências.
Mas
posso adiantar que a melhor liga de fio para construir essas
resistências para Atoms caseriros é o fio que já vem pronto em
Resistores de Fio. Manjam aqueles "verdes" para altas potências? Esses
mesmos. Hoje em dia está ficando um pouco difícil de encontrá-los, pois
estão sendo substituidos por outros modelos tipo Safety e cerâmicos de
alta potência. Mas ainda se deve achar. Os ideais para se testar são os
encontrados em resistores de no máximo 5W. O de 10W pode ser
experimentado tbm, mas talvez peça uma tensão maior. O ideal é
mantermos a tensão padrão dos E-cigs - 3,6V. Mas nada impede outras
experiências. Na realidade o que acho mais complicado não é a parte
elétrica da coisa, mas a parte mecânica...
Ah, quanto ao núcleo, mica seria o ideal. Material barato e fácil de conseguir, com suporte perfeito para altas calorias
sergiosann
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1016

Mensagem por sergiosann em Qui Jul 09, 2009 3:51 pm

Acrescentando a esse post que havia feito, realmente, a bobina pode ser "auto-sustentada". O núcleo normalmente é colocado principalmente para efeitos de sustentação, principlamente lembrando que quando aquecida, a resistência tende a "amolecer", no sentido de "perder a forma" e pode ocorrer o curto entre algumas espiras, o que altera seu desempenho e aumenta o consumo de energia. Outrsa função donúcleo, básica em resistores de fio é a dissipação de calor, para que a resistência não se rompa com o excesso de caloria.
Quanto ao "pavio", não achei que houvesse necessidade dele, que o importante é o líquido estar diretamente em contato com o dissipador de calor do atomizador, que é aquela "malha" de metal normalmente em forma de arco ou de triângulo. Digo isso baseado em que meu 1º E-cig possui aquele atom. com o dissipador exposto, e com uma lente de relojoeiro, fiz uma inspeção visual nele, logo que o comprei, pra sacar o funcoinamento da coisa, e nesse caso, não havia nenhum "pavio" digamos assim, havia um núcleo de um material que parecia fibra de mica, que utilizado em resistores de fio de bitola menor. Achei que fosse apenas para dar sustentação a bobina. Depois vou tentar ver isso nos outros atoms. Só que eles são do tipo "interno", acho que não dá pra reparar esse detalhe.
sergiosann
EXPERT
EXPERT

Mensagem por lightium em Qui Jul 09, 2009 4:01 pm

erickpiloto

Olá amigo... Smile

Muito obrigado por todo o esclarecimento.

Basicamente eu estava pegando todo o principio da construção de bobinas para indutores e tentando aplicá-lo na construção de resistências com a finalidade de produzir calor.
Acho que realmente me equivoquei. Smile

Basicamente em uma resistência o único valor especifico que devemos nos apegar é a resistência. Estou certo?

Caso sim, basta medir a resistência de um atomizador e criar outra resistência com a mesma resistência. Ahuiahiuahiauhaiuh

Também devemos pensar no tamanho, não é? Que deve ser pequeno o suficiente para caber dentro do atomizador e também, na quantidade de liquido que queremos transformar em vapor.

Vamos supor que já temos o material especifico, bastam apenas saber a resistência e também, um formato para o aparato funcionar corretamente e caber dentro de um atomizador.

Qual outro problema maior?

Outra coisa, devemos respeitar a tensão fornecida pela bateria, para que através dela seja possível obter o aquecimento necessário. E por fim, o consumo, já que devemos ter em mente a criação de uma resistência com baixo consumo, para se conseguir o calor necessário e nada além disso, pois caso contrário, teremos uma grande quantidade de vapor e em contrapartida, baterias que acabam rapidamente.

Ou seja, quanto maior a produção de calor, maior será o consumo, ou seja, a quantidade de corrente que será drenada da bateria.

Alguém tem idéia da capacidade de uma bateria comum de e-cig, ou seja, quantos aH ou Mah... Razz ela pode fornecer?

victor

Este formula de calculo sempre é interessante e útil em todos os casos. Razz Razz

A idéia do chute também é interessante. Very Happy Very Happy

erickpiloto

É verdade amigo, tem a questão do pavio a se pensar também.

Essa idéia de criar uma resistencia sem o pavio é interessante e pratica, só que de qualquer forma teremos de criar um local para armazenar o liquido, mesmo que for pingado diretamente no atomizador.

sergiosann

Eu tenho um monte de resistores destes perdidos aqui em casa...

Assim que eu tiver tempo, vou realizar alguns testes.

Ótimas idéias amigos... Very Happy

Edit.

Pois é, eu também sempre fiquei curioso sobre a funcionalidade desta peça de metal em formato de triangulo. Então é ela que absorve o líquido, depois a resistência aquece e dissipa o calor para esta peça? É assim que funciona neste tipo de atomizador?

Pois é, a parte fisica que realmente será complicada... Smile
lightium
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Admin em Qui Jul 09, 2009 4:21 pm

Seguinte.... no meu modelo tem um pavio mediano que é o de barbante, tanto é que em um atty meu ele queimou e o pavio de metal não puxa mais o liquido pra cima. Só funciona gotejando direto na resistência.

Esse atty que vc olhou com lente de aumento, lupa, sei lá o que Smile com certeza deve, ao invés de usar barbate que é mais frágil, deve ter usado o proprio pavio de metal direto levando o juice pra resistência e já aproveitando e servindo de suporte/núcleo também! Estou certo?

Basicamente, o funcionamento do atty não tem segredo:
Aquele triângulo (existem várias formas) de metal furadinho é um ótimo pavio para liquidos que pega o liquido do cartucho (basta a pontinha dele estar encostada no poliéster do cartucho) e leva para o meio da resistência (generalizando). Há modelos que o pavio de metal leva direto pra resistência e há modelos que tem um pavio intermediário que é parecido com pavio de zippo.

[EDIT] Hoje um atty meu desmontou sozinho (mais de 2 meses de uso). Soltou a cola e como eu tentei demais tirar ele do cartucho (ficou metade dentro do cartucho e metade rosqueado na bateria) acabei quebrando a solda do fio central. (Sem problemas).

Como estava muito sujo de juice com nicotina, coloquei o atty pra limpeza e após vou tirar fotos dele por dentro, e o possível concerto do mesmo.

Imagino que não terei problema, pois parece que é só a cola mesmo e um ponto de solda, de estanho mesmo, para fazer.
Admin
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Mensagem por sergiosann em Qui Jul 09, 2009 5:23 pm

Não pensava que tinha tantos tipos de Atoms assim. Pra mim era tudo igual, só mudando o tamanho e consequentemente a potência. Como disse, só olhei a fundo meu primeiro atom. que ainda está bombando, o bichinho é muito bom ou dei sorte. Por outro lado, o do DSE901 parece que mó-rreu muito cedo. Vou tentar mais uma vez ressucitar ele, se não der, vou fazer biópsia nele Smile rs rs. Pena que esse modelo é um dos mais difíceis de mexer. Mas, se ele estiver acabado realmente, se preciso meto a serrinha no invólucro dele e bôa...
sergiosann
EXPERT
EXPERT

Mensagem por lightium em Sex Jul 10, 2009 7:44 am

Pessoal...

Very Happy

Realmente existem muitos modelos de atomizadores.

No fórum e-cigarette-forum.com e em outras comunidades, existem diversas fotos de usuários que abriram seus atomizadores, o que acham de criarmos um tópico sobre a "Anatomia dos atomizadores" e juntar todas as imagens que encontrarmos?

Acho que assim fica mais fácil pesquisarmos a respeito do funcionamento de cada um deles.

Um grande abraço amigos. Smile
lightium
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por sergiosann em Sex Jul 10, 2009 12:50 pm

Blz, acho que é um banco de dados importante para auxiliar no processo de construção de nossos atoms. Smile
sergiosann
EXPERT
EXPERT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: