E-cig.ForumBrasil
Bem Vindo ao nosso Fórum!

E-Cig.ForumBrasil.net

Como buscar argumentos científicos sobre E-Cigarette

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como buscar argumentos científicos sobre E-Cigarette

Mensagem por newerecig em Qua Jan 19, 2011 11:46 am

Boa tarde,

Gostaria de registrar uma forma prática e bem simples de realizá-la. Assim, vocês poderão basear sua opinião em textos aceitos pela comunidade científica. Qual a vantagem disto?

Para um estudo ser publicado em uma revista indexada internacionalmente com fator de impacto relevante, este deverá passar pelo crivo de diversos árbitros (referee). São feitas diversas análises em relação à metodologia utilizada e à forma que os dados são apresentados. A discussão e conclusão devem assumir posições contemporâneas, procurando resolver questões anteriores e sugerindo propostas para novos estudos.

Constantemente, os estudos sobre um determinado assunto passam por uma revisão, sendo publicados em um único artigo (Review). Em um artigo de revisão, os artigos são comparados em tabelas, que os coloca em um contexto e facilita muito a compreensão. Normalmente, os artigos citados em uma revisão são classificados com base em escalas que qualificam seu grau de evidência.

São estes estudos que o FDA/Anvisa exigem, e que atualmente são escassos nos bancos de dados.

----

Sabendo o que foi dito acima, o resto é bem simples:

Acesse o endereço: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed

Faça a sua busca.

Comece procurando os termos:
. cigarette (veja o número de resultados)
. e-cigarette
. e-cigarettes

Use os filtros de busca para melhorar sua experiência com o site.

Provavelmente vocês não terão acesso aos textos na íntegra, mas a leitura do resumo disponível na maioria destes estudos dá uma boa ideia sobre eles. Se o texto interessar, basta ir à uma biblioteca de uma Universidade Estadual ou Federal com Wi-Fi liberado e acessá-los de lá.

Qualquer estudo que for encontrado neste banco de dados pode ser citado em dissertações, teses e até mesmo em novos artigos, como base da introdução e/ou argumentos para a metodologia e discussão.

----

[..]'s

Última edição por newerecig em Sab Abr 16, 2011 12:20 pm, editado 1 vez(es)
newerecig
EXPERT
EXPERT

Masculino Mensagens : 1720

Re: Como buscar argumentos científicos sobre E-Cigarette

Mensagem por Admin em Qua Jan 19, 2011 4:36 pm

Newer...

Desculpe a minha ignorância, mas li e re-li seu post e não entendi como estas publicações podem ajudar.

Realmente, pela pesquisa realizada com a palavra-chave "electronic cigarretes", os resultados surpreenderam pela quantidade e aceitação da comunidade científica (poxa... até que enfim pessoas inteligentes, que procuram conhecer a fundo o item analisado antes de sair falando merda).

Gostaria de citar um trecho inicial de uma das publicações que não são de domínio público (ou de acesso público, sei lá):

The issue of harm reduction has long been controversial in the public health practice of tobacco control. Health advocates have been reluctant to endorse a harm reduction approach out of fear that tobacco companies cannot be trusted to produce and market products that will reduce the risks associated with tobacco use. Recently, companies independent of the tobacco industry introduced electronic cigarettes, devices that deliver vaporized nicotine without combusting tobacco. We review the existing evidence on the safety and efficacy of electronic cigarettes. We then revisit the tobacco harm reduction debate, with a focus on these novel products. We conclude that electronic cigarettes show tremendous promise in the fight against tobacco-related morbidity and mortality. By dramatically expanding the potential for harm reduction strategies to achieve substantial health gains, they may fundamentally alter the tobacco harm reduction debate.Journal of Public Health Policy advance online publication, 9 December 2010;
Link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21150942

Bom ver pessoas, da comunidade científica, que realmente acreditam no potêncial do e-cig.

E depois, de domínio público, deixo o link pois é longo... mas é um estudo de se tirar o chapéu, imparcial e real sobre o e-cig. Tudo que eu gostaria de ter ouvido e acabo de re-afirmar minha opnião de que ainda é cedo pra liberar e tbém é cedo para proibir... é incontestavel a necessidade de novos e detalhados estudos, além de um controle de qualidade rígido (farmacêutico eu diria).

Link do Estudo:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2877672/?tool=pubmed

Ainda não entendi em que nos pode ajudar, com relação a liberação da anvisa, estes estudos... mas acredito que este tópico possa ser um dos mais construtivos do fórum se continuasse-mos a acompanhar estas publicações.

A pesquisa nos moldes acima me retornou muitos resultados, e (ainda estou pesquisando) não achei nenhum desfavoravel além da realidade.

Muito bom!
Admin
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 2779

Mensagem por newerecig em Qua Jan 19, 2011 5:22 pm

Olá,

Não sei se entendi bem sua dúvida, mas vou tentar. O Pubmed é um banco de dados que facilita a busca de artigos científicos. Se a comunidade científica produz algum conhecimento, este é publicado, e a publicação estará lá. Mesmo os estudos patrocinados por empresas privadas são publicados nestas revistas. No geral, fora do Brasil quem fomenta grande parte das pesquisas é a iniciativa privada. Aqui, o dinheiro vem praticamente todo do governo.

Supondo que em 2011 novos estudos demonstrem a segurança e eficácia do e-cig. Estas publicações serão provas incontestáveis ao FDA, e provavelmente levariam este órgão a reconsiderar a decisão de proibição. Deste modo, a Anvisa certamente irá ceder. De fato, é especulação. Mas do desconhecido, só nos resta especular. Esta é a grande vantagem do acesso livre ao conhecimento. Só através do conhecimento que podemos "prever o futuro".

Portanto, passei o link para ficarmos de olho no que a comunidade científica tem feito à respeito do assunto. Caso estes estudos sejam conduzidos de forma equivocada, com metodologia falha, e/ou com resultados ruins em relação ao e-cig, certamente a proibição irá piorar. Estamos, em grande parte, na mão destes cientistas e de seus resultados.

Se não respondi sua pergunta, da próxima garanto que não passa!

---

Vejam este estudo que interessante (meus comentários abaixo do resumo não indicam necessariamente a tradução literal):

----

Tob Control. 2010 Apr;19(2):98-103.
Effect of an electronic nicotine delivery device (e-cigarette) on desire to smoke and withdrawal, user preferences and nicotine delivery: randomised cross-over trial.

OBJECTIVES: To measure the short-term effects of an electronic nicotine delivery device ("e cigarette", ENDD) on desire to smoke, withdrawal symptoms, acceptability, pharmacokinetic properties and adverse effects.

PARTICIPANTS: 40 adult dependent smokers of 10 or more cigarettes per day.

INTERVENTIONS: Participants were randomised to use ENDDs containing 16 mg nicotine or 0 mg capsules, Nicorette nicotine inhalator or their usual cigarette on each of four study days 3 days apart, with overnight smoking abstinence before use of each product.

RESULTS: Over 60 min, participants using 16 mg ENDD recorded 0.82 units less desire to smoke than the placebo ENDD (p=0.006). No difference in desire to smoke was found between 16 mg ENDD and inhalator. ENDDs were more pleasant to use than inhalator (p=0.016) and produced less irritation of mouth and throat (p<0.001). On average, the ENDD increased serum nicotine to a peak of 1.3 ng/ml in 19.6 min, the inhalator to 2.1 ng/ml in 32 min and cigarettes to 13.4 ng/ml in 14.3 min.

CONCLUSIONS: The 16 mg Ruyan V8 ENDD alleviated desire to smoke after overnight abstinence, was well tolerated and had a pharmacokinetic profile more like the Nicorette inhalator than a tobacco cigarette. Evaluation of the ENDD for longer-term safety, potential for long-term use and efficacy as a cessation aid is needed.

Este estudo verificou os efeitos a curto prazo do e-cig no desejo de fumar, nos sintomas relacionados à abstinência, nas propriedades farmacocinéticas e efeitos adversos em 40 indivíduos adultos fumantes (10 ou mais cigarros por dia). Os indivíduos foram aleatoriamente divididos em grupos e utilizaram e-cig (16mg ou 0mg), inalador de nicotina Nicorette ou o cigarro habitual. Os indivíduos do grupo que utilizou o e-cig 16mg apresentaram menor desejo de fumar em relação ao grupo que utilizou 0mg (e-cig placebo). Em relação ao inalador Nicorette, não houve diferença. No entanto, o e-cig foi relatado como mais agradável para os participantes, e produziu menos irritação na boca e na garganta. Os valores medidos de nicotina sérica foram 1.3 ng/ml em 19.6 min., 2.1 ng/ml em 32 min. e 13.4 ng/ml in 14.3 min. para o e-cig, inalador e analógico, respectivamente.

Concluíram que o e-cig utilizado aliviou o desejo de fumar após um período de abstinência (overnight), foi bem tolerado e apresentou um perfil farmacocinético mais parecido com o inalador Nicorette do que com o cigarro analógico (veja a dosagem sérica de nicotina). A partir daqui, torna-se necessário avaliar o grau de segurança e potencial de uso do e-cig a longo prazo e sua eficácia como dispositivo auxiliar no combate ao tabagismo.

Link para o estudo: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20378585
----

[]'s

newerecig
EXPERT
EXPERT

Mensagem por Admin em Qua Jan 19, 2011 5:34 pm

Legal... então é realmente o que eu estava imaginando... Não muda nada... Continuamos nas mãos de terceiros, só nos resta aguardar.

A grande diferença, é que podemos dar uma acompanhada nas publicações. Além de que me animou muito saber que estão fazendo estudos e saindo as tais publicações. Achei que estaria mais parado...

Bom link, boa dica! Vamos acompanhando e torcendo pra que saia algo de concreto, ou que alguém banque o estudo que realmente precisa.

Vi uma publicação lá sobre os problemas dos e-cigs e da regulamentação, mas esta não tive acesso. Sad

Gostei do que li lá, mas a maioria dos estudos apenas confirma o que já sabiamos e vemos aqui na prática, e todos eles apontando o essêncial: que ainda faltam estudos específicos sobre os liquidos e falta um controle de qualidade e fiscalização.

Fico na torcida para que saia logo.

[]´s
Admin
SUPER EXPERT
SUPER EXPERT

Masculino Mensagens : 2779

Mensagem por newerecig em Qua Jan 19, 2011 5:42 pm

Admin falou: "Gostei do que li lá, mas a maioria dos estudos apenas confirma o que já sabiamos e vemos aqui na prática, e todos eles apontando o essêncial: que ainda faltam estudos específicos sobre os liquidos e falta um controle de qualidade e fiscalização".

Faltou citar que praticamente todos os estudos relatam que o e-cig tem imenso potencial no combate ao tabagismo. Sendo o tabagismo um problema Gravíssimo de saúde pública, a população perde muito quando este assunto é simplesmente ignorado, ou tratado por ignorantes da forma que tem sido.

Recomendo o link sugerido por Admin:

Um dos motivos pelo qual decidi criar este tópico foi justamente este, pedir ajuda aos usuários para encontrar estudos interessantes.

Valeu!

[]'s
newerecig
EXPERT
EXPERT

Mensagem por djalexandredds em Qua Jun 01, 2011 1:12 am

Talvez não seja pertinente a este tópico. Mas..., vamos lá.

Aproveitando o ensejo, não faço coro com qualquer teoria da conspiração. Porém, para mim, a atitude da ANVISA em proibir o uso dos e-cig no Brasil foi uma tacada mais política do que realmente voltada para a saúde dos consumidores dos produtos "vaporígenos", por assim dizer.

Visto que, o recolhimento de impostos com drogas lícitas de comercialização movimenta cifras absurdas! E se o que dizem é verdade: "QUE O E-CIG COMBATE O TABAGISMO", sendo de todas as opções a mais afortunada e de mais sucesso; por fim, logo veríamos um número muito menor de fumantes, e consecutivamente, distribuidoras e fábricas caminhando a bancarrota.

Não se iludam!

Realmente falta estudos científicos que assegurem o uso do e-cig. Mas a atitude da ANVISA não foi apenas por conta dos riscos dos desdobramentos e possibilidades que o uso do e-cig traria para os cidadãos brasileiros.

Se fosse dessa forma, como este competente órgão permite comercializar um produto que tem 5 mil substancias prejudiciais ao ser humano? Nas fábricas não há fiscalização alguma de NINGUÉM, de NENHUM ÓRGÃO!

Logo, quem fuma analógico pode muito bem já ter fumado esterco de vaca ou "bosta de tatú bola", que jamais saberia também!

Então a desculpa esfarrapada foi dizer que não era possível haver fiscalização e controle de qualidade dos produtos "vaporígenos" que fosse realmente seguro para o consumo. Mesmo sendo os componentes essenciais (VG e PG) serem usados largamente na industria em geral.

djalexandredds
INICIANTE
INICIANTE

Masculino Mensagens : 17

Mensagem por ccarolina em Qui Out 27, 2011 2:54 am

Editado

RESSUSCITANDO TÓPICO

Casaa.org mantem uma lista de estudos bem compreensiva, incluindo o estudo do FDA. http://www.casaa.org/harmreduction/casaa.asp?pageID=40

Tem muita informacao boa por la, um site bom de estar de olho pra saber o que esta acontecendo no mundo do e-cig tanto quanto a legislacao, avancos, saude, etc.
Vale a pena conferir.
djalexandredds - Na minha opiniao, voce esta certissimo - isso e uma questao politica e monetaria. Tanto aqui, quanto ai no Brasil.... Para a nossa sorte, aqui nao foi proibido...
Interessante o numero de mortes com o cigarro, tendo em vista que e o fator #1 causador de fatalidades em adultos no mundo hoje..... No entanto o Cigarro eletronico foi lancado no mercado em 2004 e nao ha nenhuma - repito - nenhum recorde de morte provado ser ligado ao e-cig - em (estimado) milhoes de pessoas que ja vaporam pelo mundo a fora.
Quantos fumantes morreran desde 2004? Pois e.

Última edição por zimmer em Qui Out 27, 2011 6:20 am, editado 1 vez(es) (Razão : Ler as regras.)

ccarolina
INICIANTE
INICIANTE

Feminino Mensagens : 19

Mensagem por Criss em Seg Nov 28, 2011 11:52 am

Ressuscitando tópico

O que mais me deixa indignada, é que, quando comecei a fazer uso dos cigarros, ou não havia nenhum estudo científico a respeito, ou eles 'escondiam' o jogo. Acredito que lançaram essa bosta sem ter a menor noção dos malefícios e agora que estou 'dependente química, psicológica e comportamental' dessa bosta, eles me vem dizer que faz mal a saúde! Tendo uma alternativa decente, porque não pesquisar? Que metam os impostos, que transformem esses plantadores de fumo em importadores, sei lá...
Estou vaporando, mas ficaria mais feliz se não estivesse começando uma nova estória sem futuro, já que não há nenhuma fiscalização sobre a química que vaporamos. Sabemos que não faz mal, mas não faz mal se vaporarmos aquilo que nos dizem, mas não nos provam, já que não há a fiscalização.
A alternativa é perfeita, só os interessados não vêem. O que fazer se o $$ fala mais alto? Mad

Desculpem o desabafo, me senti entre amigos e exagerei.

7) Ressuscitar tópicos
Quando um tópico estiver sem respostas há MAIS DE UM MÊS, evite fazer postagens nele. Não traga de volta uma discussão que já terminou. Se você achar que o assunto voltou a ser relevante e que o tópico antigo pode ser reaproveitado, escreva em negrito "RESSUSCITANDO TÓPICO" antes da sua mensagem. Usuários que ressucitarem tópicos sem conteúdo adicional relevante serão advertidos.
EXCESSÃO: Estão dispensados desta regra os posts efetuados na seção REVIEW DE LIQUIDOS e suas sub-seções.
Criss
USUÁRIO AVANÇADO
USUÁRIO AVANÇADO

Feminino Mensagens : 64

Mensagem por wilsoncelf em Qua Nov 30, 2011 1:34 pm

Caro moderador,

Este tópico não tem a menor serventia se não for eternamente utilizado, mesmo depois de um mês de postagens. Na minha modesta opinião, é tão importante que deveria ser afixado no mural.

O fórum, além de tirar dúvidas de novatos, discutir produtos e dicas, faz também um ótimo serviço analisando tecnicamente os efeitos do e-cig no nosso corpo e como a sociedade médica lida com isso. Dessa forma, é essencial um tópico que nos ajude a encontrar argumentos científicos para que a comunidade vaper seja ~~~~INFORMADA~~~~

Uma parte do estudo que o nobre colega Newer postou é particularmente impressionante: "On average, the ENDD increased serum nicotine to a peak of 1.3 ng/ml in 19.6 min, the inhalator to 2.1 ng/ml in 32 min and cigarettes to 13.4 ng/ml in 14.3 min."

Ora, me parece que a absorção de nicotina no analógico foi simplesmente DEZ VEZES maior que pelo uso de um líquido 16mg/ml do e-cig. Se isso se confirmar, estamos, em média, absorvendo 10x menos nicotina do que estávamos antes, sem sofrer os terríveis efeitos da abstinência.

Seria interessante saber como foi a metodologia da pesquisa, pois mesmo num juice de 16mg/ml, não sabemos quantas vaporadas o sujeito deu, qual era o hardware e quantos cigarros o que estava fumando analógicos usou.

Enfim, é um estudo de importância ímpar para o site e este tópico é também muito importante para nos ajudar a pesquisar em fontes cientificamente confiáveis a ação do nosso vaporizador sobre o nosso corpo.

Infelizmente, vejo que a comunidade médica ainda não se focou no que realmente deve ser estudado no mundo vaper. Os juices. É importante saber se as substâncias dos juices podem ser vaporadas sem perder suas características, sem se transformar em substâncias nocivas, se partículas da resistência não acabam sendo ingeridas, se o PG, VG, PEG 400 são realmente inertes, etc.

Abraços!
wilsoncelf
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 621

Mensagem por Nelsu em Seg Dez 12, 2011 8:30 pm

Concordo com o wilsoncelf. A qualquer momento nós poderemos encontrar bons estudos sobre os e-cigs.

Então, apesar de achar que pouca gente irá parar para pesquisar artigos (eu por exemplo só lí os posts e não cheguei a olhar a base), seria bom poder manter esse espaço aberto.
Nelsu
INICIANTE
INICIANTE

Masculino Mensagens : 18

Mensagem por Viniaragao em Qua Dez 14, 2011 12:29 pm

Pessoal,

Acabei de encomender meu EGO-T e estou bastante esperançoso que ele supra minhas necessidades de fumante e eu me torne um "vaporador"....

Deixo uma contribuição para o tópico. É parte de um artigo que li na web e me deixou bastante interessado pelos e-cigs.

Abraços a todos!

"(...) Quanto ao cigarro eletrônico, apesar de os efeitos na saúde de seu uso não serem totalmente conhecidos no campo científico, vários estudos têm demonstrado que este dispositivo apresenta enorme vantagens em relação ao cigarro de tabaco, pois, justamente por não possuir tabaco ou combustão, apresentando somente a nicotina, traz uma série de benefícios:
Não compromete o olfato e o paladar;
Não causa escurecimento dos dentes, inflamação das gengivas e mau hálito;
Não causa envelhecimento da pele (rugas);
Não deixa mau cheiro na pessoa que fuma e no ambiente em que ela está fumando;
Não compromete o fôlego;
Não causa pigarro ("catarro");
Não causa tosse crônica;
Não promove risco de incêndio;
Não polui o meio ambiente com bitucas;
Não provoca doenças relacionadas ao cigarro de tabaco como: pneumonia, câncer (pulmão, bexiga, laringe, faringe, esôfago, boca, estômago), infarto de miocárdio, bronquite crônica, enfisema pulmonar, derrame cerebral, trombose, úlcera digestiva, impotência sexual, etc.;
Não expõe outras pessoas aos riscos da fumaça do tabaco (fumantes passivos);
Vários estudos não conseguiram provar que a nicotina isolada, como em medicamentos usados na terapia de reposição de nicotina, promova significativo malefício ao sistema cardiovascular. Além disso, alguns estudos sugeriram que a nicotina parece ser benéfica de várias formas, como, por exemplo, na estimulação da recuperação de danos cerebrais na Doença de Parkinson e Alzheimer;
O propilenoglicol, principal constituinte do e-líquido usado no cigarro eletrônico, possui conhecidas propriedades bactericidas e antivirais, podendo proteger os fumantes de cigarro eletrônico de gripes e infecções respiratórias, enquanto que o cigarro de tabaco duplica o risco de morte em uma epidemia de gripe;
Por ultimo, é mais barato que o cigarro de tabaco.
Dentre os estudos que se destacaram, o pioneiro “Safety Report on the Ruyan® e-cigarette Cartridge and Inhaled Aerosol” conduzido na Nova Zelândia com ajuda do Canadá no ano de 2008 pelo Dr. Murray Laugesen evidenciou que o cigarro eletrônico, desenhado para ser uma alternativa segura ao tabagismo, “é muito seguro em relação aos cigarros de tabaco e também muito seguro em termos absolutos em todas as medidas que temos aplicado neste estudo”. Ainda, o mesmo pesquisador realizou outros estudos e debates, em que confirmou a segurança do cigarro eletrônico, provando cientificamente mais uma vez que o cigarro eletrônico não possui quaisquer níveis tóxicos de substâncias maléficas à saúde humana.
Contudo, neste mesmo contexto, em maio de 2009, a Food and Drug Administration (FDA) realizou um estudo que testou o conteúdo de 18 variedades de cartuchos do cigarro eletrônico produzidos por dois fornecedores norte-americanos (NJoy e Smoking Everywhere) e encontrou nos resultados traços da substância dietilenoglicol em um dos cartuchos fabricados pela Smoking Everywhere, além de traços de nitrosaminas específicas do tabaco (TSNAs), conhecidas agentes causadoras de câncer, em todos os cartuchos de uma das marca e em dois dos cartuchos da outra marca. O estudo, ainda, descobriu que os níveis de nicotina real nem sempre corresponderam à quantidade de nicotina que os cartuchos diziam conter. Ainda, a análise encontrou vestígios de nicotina em alguns cartuchos que diziam ser sem nicotina e outras preocupações foram levantadas sobre níveis inconsistentes de nicotina entregues quando em uso do dispositivo.

Com isso, em julho de 2009, a FDA emitiu um comunicado de imprensa desencorajando o uso de cigarros eletrônicos, repetindo as preocupações anteriormente citadas, afirmado que os cigarros eletrônicos podem ser atrativos ao público jovem e que não possuem advertências adequadas em relação ao risco para a saúde.

Porém, o estudo supracitado de 2008 do Dr. Murray Laugesen já havia concluído que os traços de TSNAs encontrados no cigarro eletrônico não chegam perto de atingirem níveis cancerígenos e que as mesmas quantidades de TSNAs são encontradas nos medicamentos para terapia de reposição de nicotina já aprovados pela própria FDA, tais como a goma de mascar com nicotina. Ainda, o estudo de 2009 do mesmo autor mostrou que o escore de emissão de tóxicos, que é baseado em 59 substâncias tóxicas, foi de 0 (zero) para o cigarro eletrônico, em contraste com 126 para a marca de cigarro Marlboro e de mais de 100 para outras marcas.

Além do Dr. Murray Laugesen, várias pessoas e organizações questionaram o estudo da FDA e entraram em defesa do cigarro eletrônico: “um grupo de proeminentes médicos e pesquisadores de tabaco, incluindo o Dr. Michael Siegel da Boston University School of Public Health, o Dr. Joel Nitzkin da The American Association of Public Health Physicians (AAPHP) Tobacco Control Task Force e o Dr. Brad Rodu, Endowed Chair da Tobacco Harm Reduction Research University of Louisville, desafiaram a FDA a fornecer os dados completos do estudo quantitativo sobre as quais a FDA baseou a sua advertência contra o cigarro eletrônico. Eles ainda afirmaram estar preocupados com a possibilidade de que a FDA falsamente teria incriminado os cigarros eletrônicos através de uma apresentação parcial dos dados científicos, provocando um impacto negativo significativo sobre a percepção pública dos cigarros eletrônicos, enquanto a melhor evidência disponível tem demonstrado que os dispositivos oferecem grande potencial para reduzir graves problemas de saúde entre os fumantes de tabaco tradicional”[35][53][54][55][56][57][58][59][60][61][62][63][64][65][66][67][68][69].

Somando a isso, segundo o Professor Carl Philips do Instituto Tobacco Harm Reduction da University of Alberta, Canada: “não há absolutamente nenhuma dúvida de que o cigarro eletrônico é uma alternativa mais segura que o cigarro de tabaco”, “ nós estimamos que provavelmente o cigarro eletrônico é 99% menos nocivo do que o cigarro de tabaco” e “os benefícios da mudança do cigarro de tabaco para o cigarro eletrônico são quase os mesmos benefícios de parar de fumar, sendo que isso se aplica também aos medicamentos usados para a terapia de reposição de nicotina, como a goma de mascar de nicotina. Se um fumante de cigarro de tabaco consegue mudar para o cigarro eletrônico, os benefícios são aproximadamente os mesmos do que parar de fumar: eles reduzem o risco de câncer, eles reduzem os riscos de doenças cardiovasculares, eles se livram dos problemas nos pulmões e nas vias aéreas e assim por diante. Neste caso a mudança é tão boa quanto parar de fumar, pois do ponto de vista da saúde não há motivos para se preocupar com a diferença entre parar de fumar e usar cigarro eletrônico”[66][70].

Ainda, sobre os achados do estudo feito pela FDA, o professor afirma que “não há nenhum significado dessas descobertas a partir de qualquer ponto de vista científico ou de saúde. Já do ponto de vista político o fato de eles terem feito isso foi bastante significativo. Assim, no primeiro ponto, o fato de existir no cigarro eletrônico quaisquer níveis detectáveis de quaisquer moléculas que podem ser encontradas na planta do tabaco não é de maneira alguma surpreendente. Considerando que a nicotina é extraída da planta do tabaco, a detecção de traços de moléculas contaminantes no cigarro eletrônico significa que, basicamente, qualquer molécula encontrada na planta do tabaco que é pequena o suficiente para ser um contaminante será também encontrada no cigarro eletrônico e, além disso, vai também ser encontrada no Nicoderm, Nicorette e em qualquer produto que contenha nicotina extraída da planta do tabaco. Então isso é completamente sem sentido, pois a quantidade de nitrosaminas encontradas no cigarro eletrônico foi tão extremamente menor do que aquela encontrada no cigarro de tabaco, que essa informação sequer importa, já que essa quantidade não causa nenhum risco importante de câncer”

Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Masculino Mensagens : 153

Mensagem por Jeanmonteiro2003 em Qua Dez 14, 2011 1:43 pm

Muito interessante Viniaragao. Agora temos mais argumentos. Esse tópico é muito importante!

Jeanmonteiro2003
USUÁRIO
USUÁRIO

Masculino Mensagens : 35

Mensagem por Viniaragao em Qua Dez 14, 2011 2:18 pm

Valeu Jean,

estamos juntos na luta contra os fedidos e afavor dos e-cigs, para isso ´pe importante termos embasamento...

Abraços
Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Zane em Qua Dez 14, 2011 4:48 pm

Esse material não é do renatobr??? daqui do forum mesmo???

acho importante mencionar sempre a fonte, viniaragão. Wink

segue o link do post original: http://e-cig.forumbrasil.net/t1362-visao-geral-dos-e-cigs

Abçs
Zane
EXPERT
EXPERT

Feminino Mensagens : 1795

Mensagem por Viniaragao em Qua Dez 14, 2011 5:20 pm

Esse artigo eu li no WIKIPEDIA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cigarro_eletr%C3%B4nico

A almgumas semanas atrás e foi um dos artigos que mais me influenciou no sentido de iniciar nos e-cigs.

Embora o WIKIPEDIA não seja uma fonte 100% confiável. Na época procurei confirmar algumas das informações em outros artigos de sites confiáveis e encontrei muitas das pesquisas citadas no artigo.

Concordo Zane, devemos sempre colocar as fontes para que cada intergrante do forum possa fazer suas pesquisas e nesse caminho agregar mais informações a todos.

Infelismente coloquei em "meus favoritos" apenas a fonte original do WIKIPEDIA.

Valeu o toque!

Abraços
Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Viniaragao em Qua Dez 14, 2011 5:24 pm

Foi MAL! O INFELI(S)MENTE!!!!

Portugues escrito na correria é foda! INFELIZMENTE..... RSRSRSR

Abraços a todos
Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Zane em Qua Dez 14, 2011 5:51 pm

Viniaragão, não te puxei as orelhas não...rsrs... é que esse post do renato ficou bem marcado em mim pela riqueza de detalhes e pesquisa. Aliás foi ele mesmo que postou na Wikipedia, ok? Mas, acredito eu, o topico anda meio esquecido mesmo! Não são todos os novatos que o leem(essa nova ortografia me mata, nunca sei direito).

Abçs
Zane
EXPERT
EXPERT

Mensagem por Viniaragao em Qua Dez 14, 2011 6:12 pm

Zine,

não entendi sua observação como "puxão de orelha"...

Concordo com você que colocar as fontes é importante para que cada intergrante do forum (e principalmente os que estão interssandos nesse tópico) possam fazer suas pesquisas e agregar mais informações a todos.

Você falou e disse irmão!!!

Abraços
Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Zane em Qui Dez 15, 2011 11:10 am

Viniaragao,

É ZAne e irmÃ! Wink

Abçs Very Happy
Zane
EXPERT
EXPERT

Mensagem por Viniaragao em Qui Dez 15, 2011 2:40 pm

Foi mal Zane!

Sou novo no forum e só agora reparei nos simbolos de (masculino e feminino) nos Nicks...

Abraços
Viniaragao
EXPERIENTE
EXPERIENTE

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: